Top

“Não Contém Lactose”

janeiro 31, 2008

reading-label.jpgÀs vezes, quando vou ao supermercado, tenho a sensação de estar sendo observada por parecer uma “assídua leitora de rótulos de embalagens”. Com tanta coisa interessante para ler, confesso que rótulos de embalagens não estão na minha lista de “literatura favorita”. Mas infelizmente ainda temos que ler atentamente os rótulos e verificar se entre aquelas minúsculas palavras constam expressões que guardamos em uma listinha como “leite em pó”, “soro de leite”, “gordura anidra de leite”, entre outras, e ainda ficar se perguntando “hmmm, será que este ingrediente contém lactose???”

Para não ficarmos na dúvida, gostaria de fazer um apelo aos fabricantes de produtos alimentícios e solicitar que fizessem o mesmo que já fazem com produtos que contém glúten, escrevendo em seus rótulos “NÃO CONTÉM LACTOSE” ou “CONTÉM LACTOSE”.

Tenho certeza de que muitas pessoas iriam agradecer a iniciativa e comprar os produtos com mais segurança, pois apesar de falarmos muito sobre a Intolerância à Lactose, devemos lembrar que existem muitas pessoas com alergia ao leite de vaca, o que é uma situação mais delicada.

Deixo aqui minha sugestão. Aprovam a iniciativa??

Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

59 respostas para ““Não Contém Lactose””

  1. Olivia sobre “Não Contém Lactose” em março 4th, 2008 4:23 pm

    Luciane, ótimo blog :)
    Assinei o feed e vou acompanhar!

    Descobri há pouco tempo que a lactose me faz mal e ainda estou tentando me acostumar a isso. Pelo menos não me dói mais a barriga :D Essa do rótulo não era má idéia… :)

  2. Adilene Adratt sobre “Não Contém Lactose” em março 4th, 2008 5:29 pm

    Também adorei o site, sou de Floripa e coloquei um link no meu blog pessoal e na minha comu do orkut.
    Para visualizar a página da comunidade ‘Intoler. a Lactose de Floripa’, acesse: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=18634427
    Essa coisa do “não contém lactose” seria ótimo, mas dependeria da aprovação de uma lei, assim como os celíacos conseguiram com o glúten. Para eles foi uma batalha, para nós intolerantes acho que seria uma batalha tão grande ou maior, até porque ainda não somos tão organizados quanto eles. Mas seria realmente bom se isso acontecesse.

  3. Thais sobre “Não Contém Lactose” em março 4th, 2008 5:41 pm

    Nossa… como a vida seria mais fácil… ainda ontem eu discuti com um fabricante de bolo que não coloca leite como ingrediente na embalagem pq “leite so vai na cobertura e cobertura não entra na etiqueta”, veja se merecemos esse tratamento…
    Adorei o site, luciane. No meu blog culinário há uma tag especial de receitas sem lactose. Aproveita. Esse ano eu volto a postar com força total pra falar as descobertas!
    Abraços

  4. Klaus Paiva sobre “Não Contém Lactose” em julho 27th, 2008 11:13 am

    Total apoio à presença da informação sobre lactose no rótulo. É realmente complicado ter que olhar rótulo a rótulo dos produtos, dentre as letras miúdas, o que tem lactose e o que não tem.

    []'s

  5. Regina sobre “Não Contém Lactose” em novembro 10th, 2008 9:00 pm

    Com certeza seria perfeito não parecer compulsiva por rótulos em supermercado, e poderia haver mais produtos sem lactose, principalmente os iogurtes, que são ótimos e irresistíveis.

    É a primeira vez que visito esse site e realmente gostei muito.

  6. Marcelo Santana sobre “Não Contém Lactose” em agosto 24th, 2009 7:32 am

    A Nestlé lançou um produto novo no mercado, chocolate Classic Zero, onde na embalagem tem a inscrição de "Lactose 0%" … meu filho é alérgico a proteína do leite de vaca … mandei email e liguei para o 0800 da Nestlé, pq na parte onde tem os ingredientes, tem um produto dizendo "Gordura Anidra de Leite"… nem mesmo a Nestlé me soube responder se esse ítem contem a proteina do leite de vaca … gostaria de alguma informação sobre isso … quero saber se a "Gordura Anidra do Leite" contem a proteína do leite de vaca … Abraços !!!

  7. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em agosto 24th, 2009 8:35 am

    Olá Marcelo,

    Já procuramos informações sobre este componente, mas sem sucesso. O que é importante ressaltar é que crianças com alergia às proteínas do leite podem ter reações alérgicas apenas com traços de leite. Eu acredito ser muito provável que essa gordura contenha traços de leite e por tanto, pequenas quantidades de proteína. Além disso, é importante lembrar que a Nestlé é uma grande fabricante de chocolates ao leite, e é muito provável que este novo chocolate passe pelo mesmo maquinário de chocolates ao leite, causando assim uma contaminação cruzada.

    Abçs,

  8. maria de almeida riz sobre “Não Contém Lactose” em agosto 24th, 2009 2:59 pm

    EU gostaria de saber se o soro do leite feito em casa , conforme receita que saiu no globo reporter, contem lactose. abracos maria

  9. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em agosto 25th, 2009 6:16 am

    Olá Maria,

    Não assisti esta receita do Globo Reporter, mas é bem provável que mesmo sendo esta uma receita caseira, este soro de leite deva conter uma grande quantidade de lactose, assim como no processo industrial.

    Abçs,

  10. cleusa sobre “Não Contém Lactose” em outubro 21st, 2009 7:48 am

    Maravilhosa iniciativa de colocar esta frase "nao contem lactose "

    existemm mtaas pessoas com este problema , inclusive Eu.

  11. cris sobre “Não Contém Lactose” em novembro 9th, 2009 10:49 am

    Se algum produto diz que contém acidulante ácido láctico, o que isso quer dizer????

  12. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em novembro 9th, 2009 11:06 am

    Cris,

    Para saber mais sobre este assunto acesse nossa matéria em http://www.semlactose.com/index.php/2008/09/30/ac....

    Abçs,

  13. flaviana sobre “Não Contém Lactose” em novembro 26th, 2009 10:48 am

    Seria realmente maravilhoso se os produtos destacassem, " nao contém lactose" nas embalagens. Nos pouparia boa parte do nosso tempo. Meu filho de seis anos tem intolerância à lactose. Gostaria de receber receitas práticas.

  14. OSNI POFFO sobre “Não Contém Lactose” em dezembro 30th, 2009 7:39 am

    Também descobri há pouco que sou intolerante à lactose. Ainda estou tentando me adaptar. Tentei derivados de soja, mas é muito ruim. Também acho que deveria ser obrigatório constar se contém lactose nas embalagens dos alimentos.

  15. Barbara sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 4th, 2010 7:46 am

    Oi gente,

    A inscrição "NÃO CONTÉM GLÚTEN" ou "CONTÉM GLÚTEN" é obrigatória por lei por isto ela aparece tanto, até em produtos nada a ver, onde a gente fica pensando "óbvio que não contém glúten, nem nenhuma outra coisa", isto talvez pq a doença celíaca seja muito mais grave do que a maioria dos problemas relacionados a intolerância a lactose (sei que tem alguns casos bem graves).

    Podemos nos unir, atraves deste maravilhoso site, e criar um movimento que convença um político a criar uma lei semelhante para a lactose.

    Para voces se sentirem melhor, meu caso é mais chato: tenho intolerancia à lactose e meu marido tem alergia severa a soja. Que tal, hein? Já viram que a unica alternativa abundante ao leite é a soja? E o caso dele é bem sério e hoje em dia TUDO tem soja, até pão de sanduiche.

    Adorei este esquema da batata, tomara que chegue por aqui.

    obrigada

  16. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 5th, 2010 6:56 am

    Olá Barbara,

    Já há dois projetos de lei que obrigarão fabricantes a informar se alimentos e medicamentos contém lactose em sua composição. Esperamos que em breve eles entrem em vigor e que as empresas se ajustem o mais breve possível.

    Abçs,

  17. Bruna sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 28th, 2010 10:07 am

    Eu concordo plenamente e comecei a pensar nisso desde que descobri a IL.
    Por exemplo, dia desses estava eu olhando em um rótulo de biscoitos e nos ingredientes não constava nada que tivesse a ver com leite, mas na frente dizia “biscoitos amanteigados”, ou seja, tem manteiga ou não tem poxa?
    Deveria ser como é com o glúten sim, nem precisava ser em letras tão grandes, apenas constando nos ingredientes já estaria ótimo!

  18. lauriane sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 30th, 2010 11:47 am

    Confirmei a pouco tempo minha intolerância a lactose e me adaptei rápido a dieta já que me ví livre das terríveis dores abdominais, por incrível que pareça voltei a sorrir e ser feliz! Concordo que os rótulos dos alimentos deixam muito a desejar,deveriamos lutar por esse direito!

  19. thais sobre “Não Contém Lactose” em março 2nd, 2010 1:04 pm

    Concordo plenamente, assim como ocorreu para quem tem doença celíaca, até garrafinha de água contém a informação de que não contém glúten. O.o. Um pouco de exagero ao meu ver, já que se trata de água mineral.

    Mas se eles conseguiram, por que nós tb nãoo>>

    E muitas vezes os ingredientes por si só não esclarecem se contém ou não lactose.

  20. Cristiane sobre “Não Contém Lactose” em março 5th, 2010 8:28 am

    Também descobri recentemente minha IL, porém tolero um pouco sem ter sintomas, digo isso, pois uma fatia de bolo, tipo torta alemã, não me faz mal…

    Mas há produtos no mercado que afirmam ter traços de leite, mas vc olha para o produto e parace ter muiita lactose…

    O caso da bolacha Trakinas chocolate parece ter muito leite/lactose e diz que só tem traços. E o recheio dela? Os fabricantes não são obrigados a por os ingredientes do recheio?

    Abraço pessoal.

    Parabéns ao site!

  21. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em março 5th, 2010 5:03 pm

    Marta,

    Todas as empresas são obrigadas a descrever TODOS os ingredientes dos produtos, inclusive o recheio de biscoitos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre os recheios dos biscoitos são elaborados à base de leite. Eles utilizam outros ingredientes para dar textura e sabor ao recheio. Se você tem dúvidas sobre o que eles usam para fazer o recheio do biscoito (pode ter certeza que não é nenhum ingrediente muito saudável) entre em contato com o SAC do fabricante e peça mais detalhes. Eles devem ter todas essas informações para lhe passar e lhe dar segurança sobre aquilo que vc está consumindo.

    Abçs,

  22. Ana Glaucia sobre “Não Contém Lactose” em abril 6th, 2010 2:47 pm

    Luciane essa idéia é simplesmente maravilhosa, adorei, vc está de parabéns. Com certeza facilitaria e muito a vida das pessoas que não podem ingerir lactose.

  23. julia tosta sobre “Não Contém Lactose” em abril 6th, 2010 5:07 pm

    Aqui onde moro não consigo encontrar produtos sem lactose, pois minha filha tem intolerância desde quando nasceu. Gostaria de receber email sobre o assunto.

  24. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em abril 7th, 2010 6:59 am

    Julia,

    Registre seu email no espaço disponível na barra lateral direita de nosso site para receber as novidades que publicamos.

    Abçs,

  25. Ana Claudia sobre “Não Contém Lactose” em abril 9th, 2010 6:40 pm

    Oi Julia,

    Como a Lu disse ai em cima, com o email registrado você receberá sempre as novidades.

    Em algumas cidades realmente estes produtos são difíceis de encontrar. A minha sugestão é sempre deixar no mercado uma "lista" dos produtos que não encontrou.

    Grandes redes como Extra e Carrefour costumam atender aos pedidos e comprar.

    Nem sempre é fácil, mas com persistência a gente consegue!!

    Boa sorte

    um abraço

    Ana Claudia

  26. Ana Claudia sobre “Não Contém Lactose” em abril 9th, 2010 6:43 pm

    Só para registrar…

    Uma das padarias aqui de Lauro de Freitas não coloca nem os ingredientes nos produtos próprios. Essa semana fui perguntar o que tinha e ficaram olhando pra mim com aquela cara "e pra que você quer saber isso?".

    Será que acharam que eu queria saber a receita?? rs

  27. Luci sobre “Não Contém Lactose” em abril 29th, 2010 9:51 am

    Descobri há pouco tempo que tenho IL, e desde então abri mão de muitas coisas que gosto de comer por conter lactose. Acho que a informação se contém ou não lactose é valiosa, poderia também constar na lista nutricional além do teor de colesterol, gordura, ferro, etc a quantidade de lactose, assim poderíamos controlar a quantidade de lactose que ingerimos.

  28. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em abril 30th, 2010 7:37 am

    Luci,

    Acho que você tocou em um ponto muito importante dessa questão! A quantidade de lactose poderia ser uma informação valiosíssima para nós, IL, pois de acordo com o grau de intolerância, as pessoas podem consumir até uma pequena quantidade de lactose sem ter sintomas indesejáveis. Se o teor de lactose fosse informado no produto, poderíamos fazer escolhas mais conscientes e não nos privarmos completamente do alimento por uma simples falta de informação!

    Abçs

  29. Flavia dos Santos Fe sobre “Não Contém Lactose” em maio 11th, 2010 12:55 pm

    Olá
    Boa Tarde

    Gostaria de saber mais sobre produtos salgados que não contêm leite, pois meu filho tem 2 anos e já esta enjoado de comer sempre um só produto.

    Flavia,

  30. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em maio 13th, 2010 5:55 am

    Olá Flavia,
    Qual produto seu filho consome? Há diversos alimentos salgados que não contém leite. Além disso, você pode preparar para ele alimentos substituindo o leite por outro ingrediente. Por exemplo, você pode preparar purê de batatas com leite de coco ou leite de soja. Use molhos a base de tomates e legumes ao invés de creme de leite e queijos. São saudáveis e ele poderá ter um cardápio mais variado.

  31. Elaine santos sobre “Não Contém Lactose” em agosto 12th, 2010 3:36 pm

    Valeu a idéia do rótulo. Me irrita muito ter que ficar procurando informações que são necessárias para nossa saúde, e eles, (produtores), escrevem tão pequeno. Vai aí também uma ótima dica que iria ajudar bastante: porque também não colocar a porcentagem de lactose contida no produto? Existem pessoas que mesmo com IL, o grau é baixo, e dependendo da quantidade contida no produto, pode ser consumido. Seria muito bom.

  32. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em agosto 14th, 2010 6:48 am

    Olá Elaine,
    Com certeza seria excelente! Isso ajudaria a muitas pessoas a fazerem as opções corretas na hora de escolher seus alimentos.

    abçs,

  33. Hanne sobre “Não Contém Lactose” em novembro 2nd, 2010 11:00 am

    hehehehhe
    eu tenho uma amiga nutricionista que diz que leio mais rótulos que ela…. huahuahahua Costumava olhar a tabela nutricional antes, mas agora, leio boa parte da embalagem, afinal, temos que estar sempre atentos… Seria MARAVILHOSO, se já tivessem posto em prática, a lei que diz que é necessário haver informações em LETRAS LEGÍVEIS, nos alimentos… Enquanto isso não acontece, a gente continua virando leitores assíduos de ingredientes nas embalagens… :) até mais, adoro seus textos!!!

  34. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em novembro 2nd, 2010 7:33 pm

    Olá Hanne,
    Concordo com você. Precisamos de rótulos mais legiveis, pois alguns, somente com lupa para podermos entender o que está escrito!!
    abçs,

  35. Raquel sobre “Não Contém Lactose” em dezembro 10th, 2010 7:19 pm

    Aprovadissimo…
    essa idéia irá beneficiar muitas pessoas, inclusive eu q tenho um filho alergico e tudo que vamos comprar temos q analisar muito bem, com a identificação legível na embalagem seria ótimo!

  36. Leori sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 8th, 2011 12:08 pm

    Quero deixar registrado meu total apoio para esta campanha pois também tenho intolerância à lactose.

  37. Andressa sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 12th, 2011 2:31 pm

    Preciso de sos!!!!!!!!!!!
    A pouco tempo descobri q meu filho de 6 meses tem intolerância à lactose, e estou totalmente perdida sem saber o q fazer.
    Fico desesperada em pensar q meu bb nunca vai poder tomar um danoninho!!!
    Me ajude, preciso saber mais sobre essa deficiência!!!!!!!!
    Mil bjus

  38. juliana_nutri sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 12th, 2011 2:54 pm

    Olá Andressa.

    Em nosso site você poderá encontrar diversas informações a respeito. Comece lendo o texto do link a seguir <a href="http:// :http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/” target=”_blank”> <a href="http://:http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/” target=”_blank”>:http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/ e depois, vá lendo as outras matéias publicadas por nós. Aproveite a faça seu cadastro, para receber as novidades por e-mail.

    Apesar do susto inicial, fique tranquila! A IL é uma condição benigna, que não acarreta grandes prejuízos à saúde, desde que a dieta (com restrição total ou parcial de lactose, dependendo de cada caso) seja levada a sério. Se seu bebê já nasceu com a IL, é provável que realmente necessite de uma dieta de exclusão total de lactose, para evitar a diarréia, o desconforto absominal e todas as deficiências nutricionais causadas pela diarréia e pela má absorção.
    Mas sobre a questão do danoninho (e de outros alimentos), veja bem: ele ainda nem sabe o que é danoninho! E quem nos garante que ele terá vontade de comer e mesmo que tenha, quem garante que ela iria gostar desse alimento? É muito comum as mães pautarem os gostos e a própria alimentação dos filhos, por seus hábitos alimentares e gostos, quando na verdade, a medida que novos alimentos vão sendo oferecidos a criança, a mãe (ou quem estiver encarregado disso), deve buscar uma atitude neutra.

    Nenhum bebê nasce gostando de iogurtes, balas, doces, ou qq outra coisa! Eles aprendem com as pessoas ao seu redor a gostar ou não dos alimentos! Se por um lado esse diagnóstico te deixou assustada e perdida, procure ver o lado bom das coisas:

    1) agora vc já sabe o que de fato faz mal ao seu bebê! Não há nada pior do que ficar buscando as causas e não encontrá-la, e pior, sem saber qual a causa, não conseguir tratar o problema da maneira correta!
    2) Seu filho ainda não tem idade para se alimentar de produtos industrializados (com exceção das fórmulas infantis isentas de lactose, próprias à idade dele) e até que outros alimentos sejam apresentados a ele, vc já terá tido tempo de aprender mais sobre a IL e sobre como deverá ser a alimentação dele;
    3) Existem INÚMERAS alteranativas e não é porque ele tem IL que a alimentação será restrita (a exceção da lactose) ou deficiente.

    Sugerimos que vc procure um Nutricionista, para te orientar a respeito da introdução de novos alimentos e sobre as substituições necessárias, de modo a prevenir deficiencias nutricionais e garantir que seu bebê se desenvolverá bem e de forma saudável.

    Gde abraço,

    Juliana

  39. Tatiane Zimmer sobre “Não Contém Lactose” em fevereiro 2nd, 2011 11:59 am

    Marcelo,meu nome é Tatiane e meu filho tbm tem intolerancia a proteina de leite,e a na pascoa ele ganhou um ovo classic zero,então tirei a dúvida com a pediatra e ela me falou q este produto não tem lactose mas contém proteina de leite..isso é uma confusão né???!!!abraços

  40. dsds sobre “Não Contém Lactose” em fevereiro 17th, 2011 4:01 pm

    Com certeza seria bem melhor!

  41. Livia sobre “Não Contém Lactose” em março 26th, 2011 12:16 pm

    Imaginem minha situaçao. Eu com 22 anos, mas todos juram que tenho 16. Lendo os rótulos de todas as marcas de biscoito e alimentos expostos na prateleira para meu filho de 1 ano e 9 meses q tem alergia a leite e ovo, todos me olham com aquela cara feia se perguntando: – O que essa pirralha tah fazendo? – KD a mãe dela? ta fazendo bagunça no supermercado. Será que guarda o produto no lugar certo?

    Logo chega minha filha de 4 anos e eles passam a me olhar com cara de que viram um E.T.

    Sorte que nem ligo!

  42. Giovana sobre “Não Contém Lactose” em abril 11th, 2011 9:49 pm

    Essa idéia de colocar no rótulo "não contém lactose" já me passou pela cabeça diversas vezes. Mas é fato, enquanto não houver obrigatoriedade, prevista em lei, nenhuma indústria vai se dar ao trabalho. A partir do momento em que isso for obrigatório, além de facilitar nossa vida, muitos produtos terão sua quantidade de derivados de leite reduzida ou mesmo a lactose será eliminada de alguns. As indústrias passarão a pensar em soluções para atingir esse nicho do mercado.

    Gostaria de saber mais informações sobre os projetos de lei que estão tramitando a esse respeito, se possível.

    Além disso, podemos nos unir e entrar com a iniciativa popular de um projeto de lei no Congresso. Se o povo conseguiu a aprovação da Lei da Ficha Limpa, nós também temos chance!!

    Adorei o site, está no "Favoritos"!!

  43. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em abril 15th, 2011 11:18 am

    Oi Giovana,
    Os projetos de lei estão ainda em tramitação. Essa semana publicamos uma atualização sobre um desses projetos no Twitter. "Projeto de lei que obriga indústria de alimentos a indicar a presença de #lactose na embalagem tem novo parecer. http://bit.ly/dIfSop&quot; abçs,

  44. amanda sobre “Não Contém Lactose” em abril 20th, 2011 7:58 pm

    meu filho é il desde 4 meses de idade.comprei o ovo da nestlé e tem um ingrediente chamado gordura anidra de leite.será que eu posso dar a ele?a alergia dele é tão forte que ele não pode encostar em nada e ninguém que esteja comendo produtos com leite.hoje ele está com 4 anos .tbm gostaria que nos produtos viessem escritos sem lactose.

  45. juliana_nutri sobre “Não Contém Lactose” em abril 20th, 2011 9:48 pm

    Olá Amanda,

    Pelo que vc relata (que ele não pode encostar em nada), seu filho não é IL! Ele deve ter é alergia às proteínas do leite e no caso dele, não basta so excluir a lactose! É importantíssimo excluir TUDO que seja derivado do leite e nesse caso, a gordura anidra de leite também deve ser evitada.
    Se ele so fosse intolerante a lactose (ao açúcar do leite), não haveria esse problema de não poder encontar em nada que tenha leite e nem em quem esteja comendo alguma coisa com leite, já que os sintomas da IL são apenas gastrointestinais e nada tem a ver com alergia, já que a IL é uma incapacidade de digerir o açucar do leite.

    Em nosso site vc encontrará mais informações sobre as diferenças entre IL e alergia ao leite de vaca!

    Gde abraço,

    Juliana

  46. cassia sobre “Não Contém Lactose” em abril 22nd, 2011 6:58 pm

    Nao entendi!!!!!!heloooo

  47. Caroini sobre “Não Contém Lactose” em junho 1st, 2011 10:32 pm

    Olá! descobri recentemente q tenho IL, e assim… to me adaptando ainda… li todos os comentários e me identifiquei com alguns, como as famosas dores abdominais e diarreias frequentes. Eu fiquei tendo diarreia em torno de 2 anos sem descobrir a causa. Tomei remédio para verme, remédio para controlar intestino e tal… descobri com um gastro meu problema indicada por uma nutricionista, após perder 8 kg e nao aguentar mais o desconforto de estar bem hj e amanhã com diarreia.

    Enfim… tô sofrendo com a falta de alguns produtos, e o maior deles é a manteiga, pois ainda nao consegui largar. E como ainda sou novata na comunidade dos IL, alguém poderia me dizer se existe manteiga ou margarina sem lactose?

    Adorei a ideia de colocar contem ou não lactose, além de facilitar a vida, entra na parte da segurança do que vc está comendo,pois de vez enquando eu duvido dos ingredientes.

    Abraço!

  48. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em junho 2nd, 2011 9:33 am

    Caroini,
    Essa fase inicial de não saber como fazer as adaptações na dieta, ou que pode ou não comer, é muito comum. Sobre manteigas e margarinas, leia a nossa matéria: http://www.semlactose.com/index.php/2010/09/16/ma...
    abçs,

  49. João Vítor sobre “Não Contém Lactose” em julho 6th, 2011 12:44 am

    Olá,
    Trabalho no Senado Federal e já fiz pesquisa quanto a esses projetos de lei, que, desde a última vez que vi, estão paradíssimos, assim como milhares de outros projetos. Duvido que seja o caso de esperar. O importante seria conseguir o apoio de algum senador que atue preferencialmente nas Comissões permanentes de Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Gostaria de entrar em contato com você, Luciane, para conversarmos sobre a possibilidade de articular algo nesse sentido e ver se minha proximidade no Legislativo Federal pode contribuir de alguma forma. Tenho IL e suspeito possuir outras alergias e intolerâncias alimentares ainda por confirmar. Já tenho 5 anos com esses problemas alimentares e tem sido uma verdadeira epopeia a compreensão e a formação de conduta diante de tal situação que afeta minha saúde. Por sinal, o site SemLactose é um dos espaços que mais tem colaborado para o meu bem-estar desde a descoberta do problema. Portanto, aqui fica o meu elogio à iniciativa, e acredito que é preciso mais, e como seria bem-vinda uma lei para entender essa nossa legítima reivindicação.

  50. Thaís sobre “Não Contém Lactose” em julho 6th, 2011 7:20 pm

    Com certeza aprovo esta iniciativa.
    Alguns alimentos já vem fazendo isso, mas são muito poucos.
    Acredito que a ANVISA tomará providências.
    Abraços.

  51. Luciane sobre “Não Contém Lactose” em julho 7th, 2011 9:49 am

    Oi João, também acompanho os projetos de lei e não há nenhuma atualização há meses! Vamos conversar mais. Com certeza acho essa reivindicação muito importante para todos nós. Entro em contato com vc por email para pensarmos em como poderíamos fazer algo nesse sentido. abs

  52. marinalda sobre “Não Contém Lactose” em agosto 22nd, 2011 12:28 pm

    tenho uma filha de 9 mêses e ela tem itolerâcia a lactose gostaria de saber qual especialista devo procurar porque ela tem muita darreia dependendo o que come ela ja toma o leite de soja ela tem uma assadura incontrolavel ela ganha peso mas perde facio quedevo fazer ?

  53. juliana_nutri sobre “Não Contém Lactose” em agosto 22nd, 2011 2:48 pm

    Olá Marinalda,

    Mesmo sem ingerir lactose ela continua apresentando os sintomas?
    Pode ser intolerancia ou alergia a soja, ou a algum outro alimento. Leve-a a um gastropediatra para uma pesquisa de todas as possíveis causas dos sintomas, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  54. Lucimara sobre “Não Contém Lactose” em outubro 5th, 2011 9:43 am

    Já vinha pensando nisso algum tempo, pois sinto muita dificuldade com minha alimentação

  55. alexsandra sobre “Não Contém Lactose” em outubro 23rd, 2011 9:14 pm

    Ola tenho um filho de 2 anos e ele é elergico a lactose descobri quando ele tinha 3 meses e desde então tenho muita dficudade com sua alimentação, porque não consigo encontrar produtos que não contenha lactose, gostaria de saber como fazer para encontrar esses produtos, porque toda ves que vou ao super mercado tenho que ficar lendo os rótulos de tudo o que vou comprar, e as veses isso causa um grande constrangimento,já procurei um nutricionista ,e ele disse que eu tenho que cuidar da alimentação do meu filho inventando algumas coisas que não precisa de leite, mas o pior é que eu trabalho o dia inteiro, minha sorte é que minha mãe me ajuda a cuidar dele, preciso de uma orientação.

  56. juliana_nutri sobre “Não Contém Lactose” em outubro 24th, 2011 1:42 pm

    Olá Alexsandra,

    Primeiramente é importantíssimo esclarecer que não existe alergia a lactose! Existem 2 condições diferentes envolvendo o leite: 1) intolerancia a lactose, que é uma incapacidade de digerir a lactose, açúcar presente no leite e 2) alergia às proteínas do leite.
    Se o problema do seu filho é a intolerancia a lactose, ele não verá ingerir nada que contenha este açúcar, mas se for alergia `s proteínas do leite, não basta excluir somente a lactose! será necessário excluir completamente leite, derivados e qq produto que os contenha, e até mesmo os "traços de leite" precisarão ser evitados.
    Infelizmente a leitura atenta dos rótulos ainda é a maneira mais segura para vc comprar os alimentos industrializados, pois muitas vezes os fabricantes alteram a composição de seus produtos e algo que não continha lactose, pode ter sua formulação alterada e passar a ter!
    Siga as orientação da nutricionista e procure aumentar a oferta de alimentos que não contém leite! Existem muitas opções como as frutas, sucos de fruta natural, legumes, verduras, ovos, carnes magras, arroz, feijão, etc. Tb existem os biscoitos e pães sem leite, leite de soja, leites vegetais diversos, etc.
    caso vc ainda continua com duvidas, fale novamente com a nutricionista, peça a ela para te ajudar a elaborar um cardápio para seu filho, para facilitar o seu dia-a-dia, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  57. paula sobre “Não Contém Lactose” em outubro 24th, 2011 11:24 pm

    Se todo mundo se manifesta-se junto..Não teriamos que ler mais rotulos.
    eu diria q isso é um problema de saude publica!!!!!!!!!!!!!
    Devemos dar um força para os governantes perceberem isso…
    pessoal quem gosto da ideia se manifeste tb ak …para acharmos uma solução!!

  58. Ilda sobre “Não Contém Lactose” em novembro 27th, 2011 6:44 pm

    Existe um suplemento alimentar chamado Lactaid Fast Act, que é uma enzima que ajuda muito quem tem intolerância à lactose. Só q. é importado. É encontrado nos Estados Unidos ou nos sites q. trabalham com produtos importados.

  59. Haudrey sobre “Não Contém Lactose” em janeiro 2nd, 2012 1:42 pm

    Este site foi um achado para mim, ha pouco tive a confirmação de que tenho intolerância à lactose e aprovo esta iniciativa do rótulo. Antes de ter certeza foi uma tortura pois não sabia se era celíaca ou meu problema era com a lactose e adquiri o habito de ler todos os rótulos, mas para isso não dá para ir ao supermercado com pressa e muitas vezes ainda fico em dúvida quanto ao produto.
    Um abraço e obrigada pelas muitas dicas e orientações.

Tem algo a dizer?