Top
Anncio 2

As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL

April 15, 2008

perguntas sobre intolerância à lactoseO Dr. Richard Magalhães, gastroenterologista e médico do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) de Porto Alegre, gentilmente respondeu às perguntas mais freqüentes que recebemos de nossos leitores. Leia a entrevista e tire suas dúvidas.

1. É possível saber se temos Intolerância à Lactose somente pelos sintomas (diarréia, flatulência, distensão abdominal)? Qual o melhor exame para diagnosticar a IL?

Os sintomas apenas sugerem a possibilidade de o paciente ter uma intolerância à lactose. O teste padrão utilizado pela maioria dos laboratórios é o teste de tolerância à lactose, um exame que analisa o nível de glicose do paciente. O exame consiste em uma medição da glicose em jejum e, logo após, a ingestão de uma dose padrão de lactose. A partir desse momento, a taxa de glicose é medida novamente, em intervalos de 30 minutos. Caso haja um aumento da glicose de pelo menos 20mg/dl em relação à taxa em jejum, o paciente não apresenta problemas na produção de lactase. No entanto, quando há apenas uma pequena diferença entre a concentração de glicose em jejum e nos demais intervalos testados, essa é uma indicação clara de que o paciente não está produzindo lactase o suficiente e, portanto, evidencia-se a intolerância à lactose.

Um exemplo do resultado de um teste de tolerância à lactose com uma curva plana pode ser visto abaixo:
Glicose (em jejum) ………………………………. 76 mg/dl
Glicose (após 30 min) …………………………… 79 mg/dl
Glicose (após 60 min) …………………………… 80 mg/dl
Glicose (após 90 min) …………………………… 84 mg/dl
Glicose (após 120 min) …………………………. 83 mg/dl

Nesse caso, o nível de glicose apresentou um aumento mínimo, indicando uma deficiência na produção de lactase e conseqüente intolerância à lactose.

2. É possível precisar o grau de intolerância à lactose que o paciente possui?

Não há como determinar, através de exames, o grau de intolerância do paciente. É comum, no entanto, que o nutricionista ou gastroenterologista, após diagnosticar a IL, faça um acompanhamento dos sintomas do paciente ao ingerir alimentos com lactose e, dessa forma, encontre a dose limite de lactose que esse paciente conseguirá ingerir sem ter os sintomas da IL.

3. Muitas pessoas confundem a Alergia ao Leite com a Intolerância à Lactose. Quais são as principais diferenças e os sintomas?

Os pacientes com alergia ao leite geralmente apresentam lesões cutâneas, coceiras, sintomas respiratórios, além de distúrbios gastrointestinais, pois eles possuem anticorpos que reagem às proteínas do leite, identificando-as como invasores estranhos ao organismo. Já os pacientes que tem Intolerância à Lactose apresentam somente distúrbios gastrointestinais, como distensão abdominal, gases, diarréia e cólicas, causados pela deficiência na produção da enzima lactase, que tem a função de digerir o açúcar do leite, a lactose.

4. Há cura para a Intolerância à Lactose? Existem casos em que a produção de lactase possa voltar ao normal?

A deficiência na produção de lactase pelo organismo apresenta-se ao longo da vida, pois é normal que o ser humano passe a produzir menos lactase ao passo em que vai envelhecendo. Não há como reverter este processo. No entanto, existem casos onde a intolerância à lactose está associada a alguma outra doença, como é o caso da Doença Celíaca. Nesse caso, ao tratarmos a doença celíaca, a intolerância à lactose desaparece e o paciente volta a poder ingerir produtos lácteos normalmente.

5. Existem medicamentos que contém lactose na sua formulação. Esses medicamentos devem ser evitados por pessoas com IL? Como saber se um medicamento possui lactose em sua composição?

As quantidades de lactose nos medicamentos são mínimas, portanto, dificilmente um paciente com intolerância à lactose terá sintomas ao fazer uso da medicação. Para certificar-se de que o medicamento contém lactose, leia as informações sobre “excipientes” na bula.

6. Em relação à baixa ingestão de cálcio por pessoas com alergia ao leite ou IL, o que é geralmente recomendado? Quais pacientes devem ter maior cuidado em relação falta de cálcio?

Uma vez que o paciente está seguindo uma dieta com teor de cálcio reduzido, e principalmente no caso de mulheres no período da menopausa, é recomendável a suplementação de cálcio exógeno (em comprimidos). Nesse caso, é aconselhável consultar um especialista que oriente a dosagem correta e faça um acompanhamento nutricional, pois as necessidades de cálcio variam nas diferentes fases da vida.

7. Algumas entidades reguladoras de outros países, como Canadá e Estados Unidos, possuem uma postura mais aberta em relação ao consumo de laticínios pela população com IL, afirmando que pessoas com IL não necessitam ter uma dieta totalmente sem leite ou derivados. Como os médicos no Brasil vêem esta questão?

Acredito que aqui no Brasil vemos essa questão de forma semelhante. Eu sempre explico aos meus pacientes que ter intolerância à lactose não significa retirar produtos lácteos por completo da sua dieta. Além disso, muitos pacientes fazem uso das cápsulas de lactase, que auxiliam na ingestão de produtos lácteos. É importante entender que o intolerante à lactose não corre riscos sérios de saúde, como é o caso de um paciente com doença celíaca, por exemplo, que pode desenvolver câncer. No caso do celíaco, é necessário retirar totalmente o glúten de sua dieta.

Sobre o Instituto do Aparelho Digestivo (IAD)

O IAD é uma clínica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças digestivas. O IAD está estruturado em unidades, grupos e serviços, que trabalham assistindo os pacientes de forma interdisciplinar. Nosso quadro clínico é composto de 20 médicos, sendo 8 doutores, 5 mestres e os demais são especialistas em suas áreas de atuação.

Serviços

O IAD está dividido em diferentes unidades clínicas, que têm como objetivo proporcionar um trabalho integrado em busca dos melhores resultados aos nossos pacientes. Os nossos serviços estão divididos em:

Cirurgia digestiva e Coloproctologia
Gastroenterologia e Gastropediatria
Endoscopia Digestiva
Obesidade
Motilidade Digestiva

Instituto do Aparelho Digestivo
www.iad.com.br

Commentários

32 respostas para “As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL”

  1. Maria Aparecida de Souza de Resende sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 16th, 2008 9:27 am

    Prezados Senhores, desde que fui informada que era intolerante à lactose, venho acompanhando o assunto pela internet. Em nenhum momento li que um dos testes para se detectar a doença também é feito por via cutânea, como foi o meu caso - através de um ínfimo corte na pele, foi introduzida uma substância que atestou a intolerância. Pergunto: até que ponto este resultado é confiável? É o suficiente para se confirmar a doença?
    Há anos sofro com sintomas tais como: inchaços na região abdominal, pernas, pés e lombar; flatulência; cólicas estomacais e ao consumir o leite de caixinha, diarréia. Fiz inúmeros exames, inclusive de rins que nada detectaram, a não ser este “teste alérgico”.
    Por favor me orientem!
    Antecipadamente grata,
    Aparecida Resende

  2. Viviane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 16th, 2008 12:14 pm

    As perguntas realmente foram pontuais, e as respostas, esclarecedoras. Parabéns!

  3. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 16th, 2008 1:20 pm

    Maria Aparecida, o teste cutâneo é utilizado para detectar alergia e não intolerância. Se o resultado deste teste deu positivo, é muito mais provável que vc seja alérgica às proteínas do leite de vaca e não intolerante à lactose. E neste caso, a dieta para os alérgicos necessita de mais restrições que na IL, pois qualquer fração de proteína do leite, presente na alimentação pode desencadear os sintomas.
    Converse com seu médico sobre os testes q vc fez, para esclarecer as dúvidas quanto ao seu diagnóstico.

    Gde abraço,

    Juliana

  4. Maria Aparecida de Souza de Resende sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 16th, 2008 3:43 pm

    Prezada Juliana, agradeço a atenção e a agilidade na resposta. Nota-se que, de fato, vocês são sérios no que se propõem a fazer. Só lamento a resposta, pois se já estava difícil conviver com a IL, tanto mais com a alergia à proteína do leite.
    Seguirei seu conselho e procurarei um especialista.

    Abraços,

    Cida Resende

  5. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 16th, 2008 7:21 pm

    Olá Maria Aparecida!
    Nós é que temos de agradecer a todas as mensagens de incentivo e agradecimento que recebemos…são muito importantes para nós!
    Procure um especialista…pode ser um alergista…mas fique tranquila, que independente do resultado, o tratamento existe, e só requer certa dose de paciência e disciplina. Tb te aconselho, depois de feito o diagnóstico, a procurar um nutricionista, para te orientar quanto às melhores opções de alimentos, às substituições, e adequar a sua alimentação às suas necessidades nutricionais, evitando que vc desenvolva algum tipo de deficiência nutricional, principalmente de proteínas e cálcio.

    Gde abraço!

  6. Karlla Monteiro sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em April 23rd, 2008 5:20 pm

    Descobri este site na página de pesquisas quando estava à procura de receitas sem lactose. Minha filha de 03 anos, somente agora, descobrimos que tem alergia alimentar ao leite, soja, ovo e carne vermelha. De fato estou quase desesperada pois ela está 07 quilos abaixo do peso e com muita restrição alimentar. Estou vendo que este site se preocupa com a informação, onde muitas pessoas sofrem de intolerância/alergia e desconhecem. Caso alguém possa me ajudar, com dicas de receitas e alimentos, eu agradecerei e muito! Tenham um ótimo dia!

  7. silmara sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em May 1st, 2008 4:37 pm

    Fiz recentemente um teste de tolerância à lactose. O medico não me explicou e só disse que eu tenho intolerancia a lactose; e os resultados foram os seguintes. jejum —– 81 mg/dl 30 min.—-109 mg/dl 60 min. —90 mg/dl. Ele disse também que tenho intolerância à carne vermelha. Em qual tipo de exame vejo estes valores? Obrigado Boa tarde.

  8. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em May 2nd, 2008 8:11 pm

    Olá Silmara! Vc fez mais algum teste, pra detectar alergias alimentares? Vc sente alguma coisa quando ingere carne vermelha?
    O diagnóstico de alergias alimentares deve ser feito por alergista. Procure se informar melhor com o médico q te atendeu ou então procure um especialista, para esclarecer a dúvida e saber se vc não precisa fazer mais nenhum exame.

    Gde abraço.

  9. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em May 2nd, 2008 8:19 pm

    Karlla, se sua filha tem alergia ao leite de vaca, algumas receitas sem lactose não servirão para ela…vc deve ficar atenta não é à lactose e sim às proteínas do leite, que estão presentes no próprio leite, nos queijos, requeijão, iogurte, e preparações que levem leite ou estes alimentos na composição. Como também deve ficar atenta à presença de “traços de leite” em qualquer produto industrializado…nem sempre há esta informação no rótulo, mas vc pode entrar em contato com o sac dos fabricantes.

    Como sua filha tem alergia a vários alimentos o melhor a fazer, é procurar ajuda de um nutricionista, especializado em alimentação infantil, para que este profissional trace um plano alimentar capaz de melhorar o estado nutricional dela, recuperar o peso e te dar todas as opções possíveis em termos de substituições de alimentos. É muito arriscado, tentar fazer por conta própria.

    O que pudermos fazer para ajudar e esclarecer dúvidas, certamente faremos, mas não deixe de levá-la ao nutri…é tão importante quanto às consultas com o pediatra!!!

    Vc pode procurar nos hospitais universitários, onde sempre há serviços de pediatria ou em hospitais pediátricos de referência, como o Hospital Jesus, no RJ.

    Gde abraço!

  10. Michele sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 22nd, 2008 6:29 am

    Olá! Obrigada pelas informações que vocês prestam aqui neste site! Se possível, gostaria de entender como interpretar um exame de intolerância a Lactose que realizei recentemente: Glicemia em Jejum:112mg/dl - 30 minutos após: 106mg/dl - 60 minutos após: 79mg/dl. Uma colonoscopia conclui: Hiperplasia Linfóide de ceco. Curso com diarréia crônica há 7 meses, com melhora ante à retirada total de leite e derivados da alimentação. Estou sendo tratada como intolerante à lactose. Após estudar bastante sobre o tema, estou com dúvidas:poderia se tratar de alergia ao leite de vaca ou até mesmo alguma outra patologia? Será que seriam válidos alguns outros exames?
    Obrigada pela orientação.

  11. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 22nd, 2008 4:01 pm

    Olá Michelle!

    Não podemos fazer nenhum diagnóstico pela internet, ainda mais sem conhecê-la. É imprescindível que vc leve seus exames ao médico que os solicitou, para que o mesmo possa avaliá-los e fechar seu diagnóstico, para então, direcionar o tratamento. Se for o caso, o próprio médico fará a solicitação de outros exames, caso julgue necessário.

    Gde abraço,

    Juliana

  12. Silveira sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 27th, 2008 12:30 am

    Descobri há 9 meses que tenho intolerância à lactose e também a chamada SII (síndrome do intestino irritável). Minha vida está bem alterada, pois tenho com frequência diarréia mesmo estando na dieta. Faço uso do digedrat e mesmo assim as diarréias tem uma certa frequência. Gostaria de saber o que fazer para controlar melhor? Por favor me ajudem pois sou jovem e deixo de sair de casa com medo de passar vergonha nos cantos. Help!!!!!
    Desde de já agradeço pela criação desta página que vem esclarecer muito sobre esta doença.

  13. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 28th, 2008 5:39 pm

    Olá Silveira!

    O tratamento da SII deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, composta pelo menos por médico (gastroenterologista), nutricionista (pois a dieta deve ser sempre individualizada), psicólogo e/ou psiquiatra. Enquanto o lado psicológico não estiver sendo tratado, os efeitos da medicação e da dieta serão insatisfatórios. Além disso, no início, pode ser necessário trocar a medicação ou ajustar sua dosagem. A dieta, muitas vezes também pode necessitar de alguns ajustes, exatamente pela necessidade de ser individualizada.
    Converse com seu médico a respeito da medicação e procure ajuda de um nutricionista e de um psicólogo também. Procure manter a calma tb!!!

    Gde abraço,

    Juliana

  14. Silveira sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 29th, 2008 12:33 am

    Juliana obrigado pelos esclarecimentos, é dificil para mim manter-se em estado de equilibrio total pois sou professora, mas desde de já agradeço pela atenção que tem prestado não só a mim, mas as muitas outras pessoas! ah também queria pedir a indicação de um leite de soja que consiga tomar junto com o café, pois já experimentei vários mas só consegui tomar nas vitaminas, inclusive uns que tem gosto de baunilha. Se conhecerem algum tolerável para acompanhar o café agradecerei pela indicação! E mais uma vez obrigado de verdade pela resposta e também pela criação da página que vem nos mostrar que a intolerância a lactose não é o fim de muitas delícias e sim só o começo de muitas criações e de uma vida mais saudável mesmo com restrições!

  15. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 29th, 2008 10:28 am

    Olá Silveira!

    Nós é que agradecemos o carinho. É muito gratificante saber que estamos conseguindo atingir nossos objetivos e que estamos ajudando nosso leitores.

    Com relação ao leite de soja, para tomar com café, as marcas que já experimentei foram: Naturis (da Batavo) e Soy Milk (Olvebra).

    Gde abraço,

    Juliana

  16. Ana Paula Muller sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em July 31st, 2008 9:05 am

    Meu filho tem 4 anos e descobrimos há algum tempo que ele tem IL. Seguimos rigorosamente a dieta e os sintomas (dor e inchaço abdominal, diarréias, etc …) desapareceram. No entanto, ele adora chocolate e começamos a usar os chocolates meio amargo (pois esses não levam leite) mas é só ingerir que com uma hora ele começa a reclamar de dor de barriga e na maioria das vezes seguidas de diarréia. Existe alguma diferença do chocolate de soja para os amargos? Será que é a gordura do chocolate que faz ele passar mal? Infelizmente tive que incluí-lo na lista “dos proibidos” até fazer o teste com o chocolate de soja.
    Aguardo resposta,
    Obrigada,

    Ana Paula

  17. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 3rd, 2008 6:22 pm

    Ana Paula,

    O chocolate amargo não contém lactose, mas pode conter “traços de leite”, sendo contra-indicado para quem é alérgico ao leite. O chocolate de soja, não contém leite, podendo ser consumido por alérgicos ao leite e por intolerantes, mas deve ser evitado por quem é alérgico à soja.
    Independente de ser de soja ou não, o chocolate contém açúcar e gordura, que podem causar desconforto abdominal e aumento da produção de gases, além de diarréia em pessoas mais sensíveis a estes ingredientes. Como seu filho está apresentando estes sintomas, é aconselhável a diminuir a quantidade oferecida a ele.

    Gde abraço,

    Juliana

  18. Lidiane Ramalho sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 7th, 2008 5:40 pm

    Olá!!! Primeiramente quero elogiar a seriedade com que é tratado o tema no site. Descobri recentemente que sou intolerante à lactose, tenho absorção quase ausente à lactose. Entretanto, já pesquisei em vários sites e não encontro respostas, estou intrigada quanto há um dos sintomas: ao invés de diarréia (extremamente comum), sinto constipação, fico vários dias sem evacuar. Além disso, tenho todos os desconfortos, asias e cólicas. Vocês conhecem casos assim? Existe relação da constipação com intolerância à lactose?

  19. Luciane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 8th, 2008 12:26 pm

    Lidiane,
    Já recebemos relatos de pessoas com intolerância à lactose com sintomas de constipação, má digestão, entre outros. Mas, na realidade, a maioria dos estudos que relatam os principais sintomas, indicam diarréia e não constipação como um dos sintomas mais comuns.
    Abçs

  20. Fernanda sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 21st, 2008 10:04 pm

    Tenho IL e através da internet fiquei sabendo da existência de comprimidos com lactase que poderiam ser tomados antes das refeições com lactose. Mas me disseram que estes comprimidos não estão à venda no Brasil. Vocês sabem como importar? Existe alguma farmácia que importe e venda este medicamento?

  21. Luciane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 22nd, 2008 1:25 pm

    Olá Fernanda,
    Para saber mais informações sobre a enzima lactase leia nossa matéria em http://www.semlactose.com/index.php/2008/03/27/lactase-o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-essa-enzima/
    Logo abaixo da matéria, você irá encontrar diversos comentários e respostas com informações sobre farmácias que manipulam a lactase e importadores da enzima.

    Abçs

  22. FRANCISCO BORGES sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 22nd, 2008 10:08 pm

    Vocês estão de parabéns sobre o Site. Dá prá ver que são profissionais responsáveis que podem e querem ajudar. Gostaria de fazer apenas uma pergunta: O kefir de água http://www.kefir.com.br/ pode trazer resultados benéficos para os IL?

  23. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em August 23rd, 2008 10:06 am

    Olá Francisco!
    Obrigada! Ficamos felizes em saber que estamos conseguindo ajudar.
    Quanto aos benefícios do kefir seriam os mesmos dos leites fermentados, já que nos “grãos” existem bactérias probióticas que fermentam a lactose. Assim que possível, postaremos novidades sobre o assunto.

    Gde abraço,

    Juliana

  24. carlos sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 15th, 2008 11:02 am

    olá, o que sugerem no café da manhã para passar em paes e torradas para intoleraentes a lactose. Obrigada. carlos

  25. Luciane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 16th, 2008 10:19 am

    Carlos, dependendo do nível de intolerância à lactose é possível usar margarinas (pois elas são consideradas alimentos com baixo teor de lactose). Para quem quer alimentos isentos de lactose sugiro geléias de frutas, tahine (pasta de gergelim), pasta de amendoim e maionese caseira.

    Abçs

  26. carlos sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 20th, 2008 8:51 am

    olá, o creme vegetal tem lactose? obrigado, carlos

  27. Luciane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 20th, 2008 11:44 am

    O creme vegetal a que você se refere são as margarinas, certo?
    Sim, uma maioria das margarinas fabricadas aqui no Brasil são elaboradas com leite em pó e/ou soro de leite, por tanto contêm lactose em sua composição.

    Abçs

  28. carlos sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 20th, 2008 3:24 pm

    Luciane. refiro-me ao creme vegetal mesmo e não margarinas. Tive a informação de que os cremes vegetais, por exemplo Becel, não contem leite, pois são fabricados com óleos adicionados à água. De fato, olhei no rótulo da Becel e não encontrei leite, contudo não costumo confiar cegamente em rótulos. O que você acha? obrigado Carlos

  29. Luciane sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 25th, 2008 9:22 am

    Carlos,
    As informações que temos conferem com as suas. Realmente a Becel não contém leite em sua composição. Em relação aos rótulos, os fabricantes são obrigados a descrever todos os ingredientes que foram usados na elaboração do produto. O que ainda não é uma obrigação das empresas, é mencionar uma possível contaminação cruzada com a fabricação de produtos que sejam à base de leite. Algumas empresas já o fazem, mas por decisão própria.
    Ainda em relação à Becel, gostaria de alertar que a empresa acaba de lançar a “Becel sabor manteiga”, e esta sim é fabricada com leite.

    Abçs

  30. Rosa sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em September 25th, 2008 8:49 pm

    Tenho usado pates de frango, de presunto e de bacon para passar no pão. Me parece que ficamos ansiosos ao saber que não podemos usar margarinas ou manteiga.

    abrs

  31. carlos sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em December 6th, 2008 12:24 pm

    boa tarde, uma criança que esteja amamentando pode desenvolver alergia ao leite de vaca em decorrência da alimentação da mãe? Obrigado, Carlos

  32. Juliana Crucinsky sobre As 7 perguntas mais freqüentes sobre a IL em December 9th, 2008 11:02 am

    Olá Carlos!

    No caso de aleitamento materno exclusivo (ou seja, nenhum outro alimento ou bebida é oferecido à criança) essa é uma situação pouco comum, mas pode ocorrer, principalmente se os pais, ou irmãos da criança tiverem algum histórico de alergia alimentar. Mas na dúvida, é importante consultar um especialista para que o diagnóstico correto seja feito.

    Gde abraço,

    Juliana

Tem algo a dizer?





Bottom