Top

Muffins de maçã e nozes

setembro 7, 2008

Muffins de maçã e nozesOriginários da Inglaterra, os Muffins são bolinhos doces ou salgados muito apreciados no chá da tarde inglês. Chegado ao Brasil, ele precisou passar por uma certa “aculturação” para torná-lo mais próximo do paladar brasileiro, que prefere bolinhos mais macios e mais doces do que os originais ingleses. Os muffins são geralmente receitas simples de fazer e podem ser servidos no lanche ou café da manhã. Essa receita foi adaptada e elaborada pela minha mãe, que merece todos os créditos. Eu só provei e achei uma delícia!

INGREDIENTES

  • 1 xicara de leite de soja
  • 2 ovos
  • 1/3 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 maçãs sem casca e raladas na parte grossa do ralador
  • 2 xícaras de aveia de flocos
  • 1 xíc. de farinha integral e 1 ½ xíc. de farinha branca
  • 1 ½  colher ( chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara de nozes pecã picadas
  • ½ xícara de passas de uva preta
  • 1 colher (chá) de canela em pó

PREPARO

Misture bem o leite de soja, os ovos, o óleo, açúcar mascavo e as maçãs. Em outra vasilha coloque a aveia, a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal, passas e as nozes. Misture estes ingredientes secos e adicione esta mistura seca à mistura dos líquidos. Mexa delicadamente com uma colher de pau de forma homogênea. Coloque a massa nas forminhas untadas e asse em forno médio por 20 a 30 minutos ou até que o palito inserido saia limpo.

Deixe esfriar um pouco e desenforme com cuidado. Coloque numa travessa para colocar a cobertura. Cubra com a seguinte calda:

COBERTURA

  • 1 xíc. de açúcar de confeiteiro
  • Suco de 1 laranja
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

PREPARO
Misture bem o suco com o  açúcar de confeiteiro. Acrescente as gotas de essência de baunilha, mexa e cubra os muffins. Para enfeitar coloque uma noz inteira e passas de uva sobre os muffins

RENDIMENTO:

12 a 15 muffins

DICAS:

  • Dê preferência pelo leite de soja com adição de cálcio, pois a alimentação de pessoas com intolerância à lactose  deve contemplar uma complementação de cálcio sempre que possível.
  • Ao invés de assar diretamete nas forminhas de metal, você pode utilizar forminhas de papel. A vantagem é que se torna mais prático, pois você não precisa desenformar os muffins depois de assá-los.
  • Você pode substituir o leite de soja pelo leite de baixo teor de lactose.
  • Você pode congelar os muffins individualmente. Envolva-os em filme plástico e coloque-os no freezer. Para descongelar, coloque-os diretamente no microondas por mais ou menos 30 segundos em potência alta.
Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

6 respostas para “Muffins de maçã e nozes”

  1. Bruno sobre Muffins de maçã e nozes em abril 17th, 2009 12:27 pm

    Olá gostaria de uma informação,

    Há alguma maneira de adaptar a farinha integral e a branca para farinha de soja???

    Grato.

  2. Luciane sobre Muffins de maçã e nozes em abril 18th, 2009 7:59 am

    Bruno,

    Nunca experimentei fazer esta receita somente com farinha de soja, por isso não saberia dizer qual quantidade de farinha deveria ser usada e nem como ficaria o resultado.

    Abçs,

  3. Silvia Campos sobre Muffins de maçã e nozes em abril 24th, 2009 8:34 pm

    Eu fiz Muffins aqui em casa com Leite Zymil de Maçã, adoçante, cacau em pó e óleo de girassol. Funcionou muito bem, não foi essa a receita, mas acho que vou experimentá-la para minha próxima fornada.

    Beijocas!

  4. luciana sobre Muffins de maçã e nozes em maio 18th, 2010 11:54 am

    Os celíacos não podem comer aveia!

  5. Luciane sobre Muffins de maçã e nozes em maio 19th, 2010 7:12 am

    Luciana,

    Esta receita não menciona que é isenta de glúten! Ela é uma receita isenta de lactose e proteínas do leite. E não é só aveia que contém glúten. As farinhas de trigo mencionadas nesta receita também contém glúten.

    abçs,

  6. Juliana sobre Muffins de maçã e nozes em maio 19th, 2010 2:58 pm

    Luciana,

    Só complementando a resposta da Luciane, os celíacos não podem ingerir (e nem ter contato algum) com trigo, centeio, cevada e aveia. Não podem nem ingerir alimentos "contaminados" por estes que eu mencionei, como por exemplo, não podem sequerm, comer uma batata que tenha sido frita no mesmo óleo onde fritaram salgadinhos ou empanados. Mas o foco das receitas publicadas no Semlactose são as receitas isentas de LACTOSE e não isentas de glúten! Até podemos publicar receitas sem glúten, mas desde que sejam isentas de lactose ou de derivados do leite contendo lactose.

    Assim, caso vc queira testar nossas receitas, tenha sempre o cuidado de verficar qual a farinha utilizada, para fazer a substituição por uma farinha isenta de glúten!!!

    Gde abraço,

    Juliana

Tem algo a dizer?