Top

Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação?

julho 10, 2009

inovar_alimentacao.jpgSeu filho tem intolerância à lactose e você está na maior dúvida sobre a sua alimentação. Como oferecer alimentos adequados para as crianças em meio a tantas restrições?

Recebemos comentários diários de pais e mães em busca de sugestões para aprimorar o cardápio dos baixinhos que acabam ficando entediados com as poucas opções “saborosas” ao paladar infantil. Para as crianças com alergia às proteínas do leite a restrição é ainda maior, principalmente com produtos industrializados, pois mesmo que o produto não contenha leite ou derivados em sua composição, há a possibilidade de conter traços de leite, e com isso desencadear sérias reações alérgicas.

O Junk Food Infantil

Nos últimos anos, os supermercados foram absolutamente invadidos por incontáveis tipos de biscoitos, bolinhos, sobremesas, salgadinhos, balas, sem falar nos congelados com desenhos infantis nas embalagens. Tudo para atrair os pequenos … e os grandes também! Muitos pais vêem neste tipo de alimento uma forma rápida e prática de satisfazer as crianças sem ter que perder tempo com o preparo. No entanto, quando os pais se deparam com o problema de uma intolerância ou alergia alimentar, eles percebem que grande parte dessas guloseimas contêm leite ou traços de leite e aí começa todo o problema: como mudar os hábitos alimentares das crianças…e da família.

Como em todas as dificuldades sempre é possível encontrarmos oportunidades, vejo que a alimentação de crianças com intolerâncias e alergias alimentares pode, na verdade se tornar até mais saudável do que crianças que consomem alimentos sem restrições. Tudo dependerá da forma como os pais conduzirão a tarefa das refeições e do aprendizado de novos sabores.

Mudando Hábitos Alimentares

A mudança de hábitos alimentares é quase como pedir para você começar a andar de costas. “Impossível”, muitos dizem. Não posso viver sem o meu “feijão com arroz”. Este é um dos motivos pelo qual a maioria das pessoas que inicia uma dieta para perda de peso não consegue mantê-la, pois estamos emocionalmente conectados aos alimentos. Não é a toa que quando a expressão Comfort Food (comida de conforto em português) foi criada, muitos se identificaram rapidamente com a idéia que ela traz: a carne de panela que nossas avós faziam, a sopa que minha mãe preparava… a comida nos traz lembranças de conforto e prazer.

Entretanto, é importante lembrar que, de forma geral, o brasileiro não tem cultura de educação para o sabor. Apesar da riqueza gastronômica de norte a sul do País, o brasileiro pouco aprendeu a experimentar e apreciar novos sabores.  O seguro é sempre o mais confortável e isso é passado aos nossos filhos. Por este grande preconceito ao desconhecido, nós acreditamos que aquilo que estamos acostumados a comer é tudo o que existe neste mundo. Mas estamos muito enganados.

Alimentos sem lactose mais saudáveis?

Um biscoito recheado ou um biscoito integral com castanhas e geléia de frutas?  Macarrão com molho de tomate ou molho de nata e queijos? Você perceberá que a alimentação sem lactose, muitas vezes levará você a fazer opções mais saudáveis, de alimentos mais nutritivos com mais fibras, vitaminas e minerais ao invés de excesso de gorduras e carboidratos simples.

Saindo do círculo vicioso do feijão-com-arroz

É difícil encontrar produtos sem lactose no mercado. Sim, isso é verdade, mas em parte. Ao invés de ficarmos sentados esperando que as empresas rotulem as embalagens com “Sem Lactose” é preciso ter uma atitude pró-ativa. Sugiro uma experiência bem prática: vá ao supermercado e procure não comprar aquilo que você está acostumado. Saia do piloto automático e procure comprar produtos que você nunca experimentou. Medo? Você se dará conta de que há diversas opções que você nunca havia se dado conta bem na sua frente. Até produtos que você já conhece, mas que por preferir outros, você os ignora. Quantas vezes você passa pelo corredor dos doces e prefere pegar aquela barra de chocolate ao invés de passas de banana? passoquinha de amendoim? mariola?

Criatividade na Cozinha

A criatividade na cozinha também está ligada aos nossos hábitos alimentares. “Só sei preparar tal prato dessa forma, com os ingredientes que estou acostumado.” Sair dessa rotina é fundamental para inovar. Você já tentou fazer uma receita de bolo e adicionar suco de frutas e verduras liquidificadas ao invés de leite? Fica maravilhoso, e na mistura com os outros ingredientes, as crianças raramente percebem a diferença de sabor para os bolos tradicionais. Mousses com creme de soja? Fica uma delícia! O mais importante nesta mudança de hábitos é incluir toda a família, caso contrário, a criança não terá desejo por provar o novo. Os adultos precisam dar o exemplo.

Essa conversa poderia ir longe, mas fica aqui minha sugestão: conte pra nós como você inovou as suas refeições e de seus filhos com intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca. Quais novos alimentos você descobriu e o que mais gosta de preparar com eles? O que seus filhos mais gostam de comer? Escreva abaixo o seu comentário. As melhores idéias serão reunidas em uma matéria especial sobre o tema. Participe!

Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

90 respostas para “Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação?”

  1. Carla sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 8:35 am

    Olá,

    sou uma destas mães que ficam tentando mil e uma alternativas para variar o cardápio dos meus 4 filhos, 3 deles com galactosemia. E, sim, podemos fazer uma alimentação deliciosa e saudável. No café, por exemplo, faço bolo de chocolate com água fervendo, bolo de laranja, bolo de maçã ou bananas, bolo de fubá com leite de soja ou suco de laranja, "pão de queijo" com leite de soja e tofu, broinhas de fubá com água, biscoito de polvilho com leite de soja, sequilhos e bolachinhas, roscas, pães, panetones, etc. etc. etc. No lugar de manteiga ou margarina, uso halvarinas ou creme vegetal, no lugar de achocolatados, uso cacau em pó. Nas refeições principais, fazemos de tudo, tudo mesmo, até pizza!! Quando queremos strogonoff, creme de milho, uso creme de soja, quando fazemos lasanha, uso tofu, salgadinhos todos sem leite, sobremesas, invento tudo, tudo sem leite, uso leite condensado de soja, creme de soja, chocolate meio amargo, enfim, meus filhos só não haviam experimentado iogurte, mas agora a Batavo já possui a linha com soja, então, vida absolutamente normal e bem mais saudável.

  2. Silvia sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 8:43 am

    Minha filha tem intolerância a lactose, descobrimos o problema quando ela tinha 5 anos. Hoje a Beatrice está com 18. No começo foi duro, ela tinha vontade de comer leite condensado, chocolate, leite ninho etc. Aos poucos, foi entendendo que o leite para ela era como veneno. A Partir daí inventamos muitas receitas deliciosas com frutas, e leite de soja.

    No último final de semana, viajei com meu marido. Eu queria deixar algo bem bonito para ela, sabe daquelas receitas que enfeitam a geladeira?….Poi bem, fiz um bolo 3 de granola (3 ovos, 2 xic de açucar cristal orgânico, 2 xic de farinha de trigo integral, 1 xic de farinha de aveia, 2 colheres de semente de linhaça triturada, canela, uvas passa, 1 maça inteira cortada em quadradinhos, nozes picada, 1 xic. de leite de soja light, 1 colher de margarina becel, 1 colher de pó royal.

    Depois de assado, fatiei o bolo coloquei no fundo de 1 pirex.

    Fiz um pudim daqueles prontos light, sabor coco. Aao invés de leite faço com leite de coco e dou o ponto com maizena.

    Coloquei sobre o bolo, enfeitei com coco ralado (sem açucar) nozes inteiras e damascos. Ficou lindo, delicioso, de baixa caloria e com muita fibra.

    A Beatrice amou, serviu o bolo com chá verde e folhas frescas de hortelã, o namorado que não é alérgico, amou a novidade.

    Com alguma criatidade dá para continuar a ter uma vida cheia de prazeres da gula.

    Um abraço a toda equipe.

    Silvia

    Uberlândia MG

  3. Adriana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 10:07 am

    Olá, meu filho Daniel de 3 anos gosta muito dos bolos que faço sem leite. Geralmente uso sucos de frutas, água e leite de coco, que fica muito saboroso.

    Ele tem alergia à proteina do leite, por isso procuro fazer tudo em casa pra não ter problemas. Ele adora o pão feito com água, bolo no aniversário com recheio e confeito com leite condensado de soja. As coisas ficam um pouco mais difíceis, mas não é impossível.

    Abraço.

    Adriana, Bauru – SP

  4. Ana Alice Fernandes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 10:39 am

    Sou mãe de um filho alérgico a leite de vaca… e afirmo com todas as letras " HÁ VIDA SIM SEM O LEITE DA MUMÚ!"

    Parece engraçado mas muitas pessoas se assustam com a quantidade de coisas que se é possível preparar sem os presentes da amiga vaca… a coisa mais legal que eu aprendi e sempre passo é a seguinte: Em todas as receitas de bolo que tenho ou que "pego" em algum lugar sempre substituo o leite por água e a margarina pela mesma quantidade de óleo, sempre dá certo!!!

  5. Naiana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 12:25 pm

    Gente,prestem atenção nessa dica! Minha filha de 4 anos tem intolerãncia desde os 2 anos. Já fiz tudo o q vcs fizeram e mais um pouco…há pouco mais de um mês consegui com a Vico Farma a enzima em forma líquida, sem cor ou gosto e desde então quando a Sara quer comer algo ou ir a uma festa de aniversário por ex.,5 gotinhas na boca uns 40 min. antes e pronto!!!Qualquer dúvida estamos aí!valew

  6. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 1:16 pm

    Pessoal,

    As dicas estão maravilhosas! Esses são exemplos que servirão para vários leitores.

    Sobre a dica da Naiana, vejam a matéria que publicamos há algum tempo atrás sobre a lactase líquida – http://www.semlactose.com/index.php/2009/04/30/la
    Abçs!!

  7. JOSANE NASCIMENTO sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 4:55 pm

    Olá, tenho um filho de 2 anos com intolerância alimentar. Duas semanas atrás ele sentiu fortes dores no estômago seguidas por diarréia. Foi medicado, as dores passaram, todavia as diarréias continuam. Quando ele deixou o peito com 1 ano foi constatado que ele era alérgico ao leite. Desde então ele usou leite de soja, cabra, alfaré e ele rejeitou por motivo do gosto. Agora estou com dificuldade acerca da adequada alimentação. O que posso fazer?

    obrigada.

  8. adriana duarte sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 5:33 pm

    Olá, Tenho uma filha de 2 anos e 6 meses e descobri que ela era alérgica ao leite de vaca depois de um ano. Não é fácil mudar a alimentação da criança, principalmente nessa idade. Hoje ela só toma leite de soja com acúçar mascavo, pois a soja não tem um gosto tão agradável, nao é mesmo. Mas graças a Deus ela melhorou 100 %. E é dificil fazer a criança comer produtos que tenham soja.

  9. Sandra Maria Villela sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 10th, 2009 7:46 pm

    Olá, acho que com crianças deve ser mais complicado por um lado e mais fácil por outro, já que eles ainda não provaram tantas coisas assim. No meu caso, aos 45 anos, descobri que tenho intolerância a lactose. É mais fácil por um lado, pois entendo porquê não tomar produtos e derivados de leite, mas por outro há o costume com vários tipos de alimentos com lactose.

    Tem sido um desafio, mas é uma forma nova de lidar com mudanças, estou gostando dos novos sabores e, principalmente, de estar me sentindo bem! Obrigada pela dicas para receitas de bolo.

  10. Vanessa Moura Pedros sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 13th, 2009 5:00 am

    Bom dia Mães!!!… é complicado no início mas depois vamos engrenando não é mesmo??? O meu pequeno, além do leite e derivados não pode com carne vermelha e acreditem… cacau…. a alergia dele a cacau é maior que a do leite. Aquelas vitaminas da Ades, foi só dar a de chocolate que desandou tudo novamente. Não conhecia sobre a enzima em forma líquida, mas já está anotado para a próxima consulta a padiatra.

    Muita saúde aos nossos pequenos e grandes…

    Bjos

  11. Juliana Crucinsky sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 13th, 2009 6:57 am

    Olá Josane!

    Essas dores e diarréia podem ter sido causadas por alguma infecção no aparelho digestivo. mas é bom vc ficar atenta aos sintomas.

    Como a alergia já foi diagnosticada, é importante q ele não tome nada contendo leite, derivados, nem mesmo traços de leite, para evitar as crises de alergia. Tb é importante q ele seja acompanhado por um gastropediatra ou por um alergologista, e seria interessante q o médico pesquisasse uma possível alergia à soja e ao leite de cabra.

    Quanto à alimentação mais adequada, sugerimos vc o leve a um nutricionista, que poderá avaliar melhor a alimentação dele e os hábitos alimentares da família e certamente poderá te ajudar com sugestões e dicas para variar o cardápio dele, pois como alguns alimentos precisam ser evitados, ele precisa tirar os nutrientes necessários de outras fontes, então um cardápio bem variado, rico em alimentos naturais (frutas, legumes, verduras, etc) vai ajudar bastante.

    Gde abraço,

    Juliana

  12. simone e joão pedro sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 18th, 2009 9:41 pm

    meu filho tem intolerancia a lactose, meu pai tb e eu tb, meu pai sofreu muito mais…pois tem hoje 52 anos e fazem só 5 que descobrimos, qdo do nascimento do joão pedro…rssss.
    mais graças a deus , hoje existem varios alimentos que substituem o leite e seus derivados, não fazendo falta nenhuma
    aqui em casa a mãe e avó inventa cada delicia…tudo a base de soja, amido de milho, e muitas verduras e frutas
    por sorte nós gostamos e muito
    um bjo e boa sorte LORENA, SP.

  13. roberta sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 24th, 2009 3:53 pm

    Oi, este site e mesmo maravilhoso! Estou sempre consultando, pois ele me ajuda d+. Aqui podemos ter informações, ficar sabendo das novidades que estão no mercado. Adorei essa da lactase líquida e já anotei para comentar com o gastro. Só de pensar na possibilidade de não precisar levar meu kit festa para os niver dos colegas e outras coisinhas mais, já estou super e super feliz. Obrigada por esse serviço magnífico que vcs fazem buscando informações para todos nós que precisamos. Beijos

  14. Glaucia sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 1st, 2009 12:40 pm

    Tenho um filho de 3 anos que tem alergia alimentar. No começo achamos que era somente intolerância à lactose mas depois de exames foi detectado alergia alimentar a proteina do leite, proteina da soja, ovos, uva e tem mais alguns alimentos que estão fazendo reação nele. Ele me cobra festa de aniversário, mas como é dificil realizar o cardapio da festa.. ele fará 3 anos dia 14/12/2009.

  15. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 2nd, 2009 5:07 am

    Glaucia,

    É importante você começar a aprender a fazer substituições de ingredientes para fazer o cardápio da festa do seu filho. Utilize suco de frutas, leite de coco, amêndoas, arroz ou aveia ao invés de leite de vaca ou de soja. Procure por receitas que não levem ovos, ou se levar ovos, complemente a receita com um pouco mais de líquido. Faça recheios com geléia de frutas ao invés de leite condensado. Prepare uma calda de chocolate somente com cacau em pó, água, açúcar e maizena. Enfim, há diversas possibilidades. Você só precisa pensar em quais ingredientes você poderá usar no lugar dos ingredientes tradicionais e testar as receitas. Tenho certeza que você fará uma festa e tanto!!

    Abçs,

  16. roseli vieira de lim sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 10th, 2009 10:57 am

    As informações e dicas das mães de crianças com intolerância alimentar me ajudaram a entender melhor sobre alergias. Meu neto tem alergia a proteína do leite de vaca e a do ovo. Gostaria de receber informações sobre receitas de doces salgados que não levam leite de vaca e ovos.

    Abraços.

    Roseli

  17. Eliziane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 27th, 2010 4:44 pm

    Meu bebê tem alergia a proteína do leite, a soja, a trigo, milho, laranja, banana, ovo, etc… já tentei Nan anti-alérgico, já tentei de soja, peito de frango, agora estou tentando leite humano que consegui em banco de leite, mas ele está com sintoma de alergia. Está perdendo peso, pálido, estou muito preocupada, já foi a vários médicos, mas sem muito sucesso … hoje estou muito triste pois a pediatra disse para eu não dar mais leite algum e o bebê esta pedindo mama…não sei o que dar para ele comer… mto menos o que colocar na manadeira para ele dormir…porque parece que tudo dá alergia… até mesmo suco de maçã e pera… o remédios para alergia também estavam dando reações… meu Deus me ajudem, pois estou sem muita creatividade para dar alimentos a ele…. e também não tenho receitas sem ovo e leite e trigo…. nem sei qual necessidade para um bebê de 1 ano e 3 meses.

  18. Juliana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 28th, 2010 1:52 pm

    Olá Eliziane,

    É importante que seu bebê também seja acompanhado por um Nutricionista, para evitar que ele desenvolva alguma deficiência nutricional fique com seu crescimento e desenvolvimento prejudicados. O nutricionista te ajudará a alimentá-lo de forma saudável e que não prejudique a saúde, pois a ingestão dos alimentos aos quais ele é alérgico, pode prejudicá-lo.
    Evite dar a ele alimentos industrializados, pois os corantes e conservantes também podem causar reações alérgicas.

    Gde abraço,

    Juliana

  19. VANESSA G.DE SOUZA S sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 8th, 2010 8:41 am

    Gostaria de saber quais os tipos de bolachas que podemos comprar no mercado, e desde já agradeço pelas dicas. Muito obrigada.

  20. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 9th, 2010 7:10 am

    Vanessa,

    Se vc tem Intolerância à lactose vc deve procurar por bolachas que não contenham leite em pó ou soro de leite em pó em sua composição. Existem opções doces e salgadas, recheadas ou não.

    Abçs,

  21. vanusia guimar&atild sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 12th, 2010 9:02 am

    gostaria de receber receitas que não contenham leite de vaca e nenhum outro tipo de leite.

  22. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 12th, 2010 9:29 am

    Vanusia,

    Todas as receitas que temos, nós disponibilizamos em nosso site. Nós não enviamos receitas por email. O que nós oferecemos é um sistema de cadastro que você poderá se registrar gratuitamente para receber todas as novidades que publicamos, incluindo também receitas. Mas lembre, no entanto, que nosso foco é a INTOLERÂNCIA A LACTOSE, por tanto, muitas de nossas receitas incluem leite baixa lactose ou outros tipos de leite vegetal.

    Abçs,

  23. Renata Barbosa sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 16th, 2010 8:08 am

    Olá, tenho um filho alérgico ao leite de vaca, conheci o site e agora não paro mais de visitá-lo.

    Hoje li a matéria sobre "Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação?" , tenho uma dificuldade grande em preparar pratos para o meu filho, na verdade nunca fui muito de cozinhar, e ele ja´está enjoando das mesmas comidas. Li o comentários de várias mães e achei bem interessante o comentario da Carla , ela faz praticamente tudo sem o leite. Ela enviou algumas receitas? Como seria essa lasanha?

    Obrigada

    Renata

  24. raromir de lima sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 6th, 2010 1:38 pm

    Olá, meu nome é Raromir, tenho um lindo bebê de 4 anos. Com 9 meses descobrimos que ele tem intolerância à lactose, a proteina do milho, do ovo e a frutas ácidas. Deste então nossa vida tem sido uma batalha para conseguirmos mudar tanto alimentação dele quanto a nossa. Agora as minhas receitas estão muito repetidas, gostaria de inová-las. Por isso peço ajuda.
    obrigada….
    raromir

  25. Elisabeth Aparecida sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 21st, 2010 5:06 pm

    Adorei o site. Minha filha de um ano e três meses tem alergia ao leite de vaca e dermatite atópica. Estou sempre a procura de novidades para a alimentação dela. Tenho encontrado dificuldades em encontrar produtos sem lactose.

  26. Juliana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 22nd, 2010 11:30 am

    Olá Elisabeth!

    Ficamos felizes em saber que gostou do site!

    Entretanto, é importante vc ficar atenta, porque no caso da sua filha, não basta vc buscar produtos isentos de lactose, já que o componente do leite que faz mal a ela não é a lactose, e sim as proteínas! E muitos aliemntos isentos ou com baixo teor de lactose, como o leite sem lactose, os iogurtes e leites fermentados, contém as proteínas, que são justamente os componentes que ela precisa evitar!!!

    Assim, ao ler os rótulos fique muito atenta, não so a lactose, mas também a ingredientes como leite em pó, soro de leite, proteínas do soro do leite, etc…Também evite os alimentos que contém "traços de leite", pois significa que durante o processamento eles foram "contaminados" por outros que contém leite e podem causar reações alérgicas!

    Gde abraço,

    Juliana

  27. danieli gomes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 21st, 2010 4:27 am

    O meu filho tem alergia vários tipos de alimentos como a refrigerantes, abacaxi, balas, chicletes, chocolate, massas em geral, pão, conservas, frituras, bolos crustaceos, coco, salgadinho,s picolé, sorvete. Não sei o que fazer. Muito obrigada.

  28. Juliana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 21st, 2010 5:19 pm

    Olá Danieli,

    Se ele tem alergia a massas, pão, salgadinhos e bolos, é muito provável que ele seja celíaco, ou seja, que tenha alergia ao glúten, que é a proteína presente no trigo, na aveia, no centeio e na cevada.

    Talvez por isso ele seja "alérgico" a fritura, já que ao ingerir algo que tenha sido frito na mesma gordura onde alimentos contenbdo glúten foram fritos, estes alimentos, mesmo que isentos desta proteína (como uma batata frita, por exemplo), acabam se contaminando e desencadeando a alergia.

    Talvez ele seja alérgico aos corantes e conservantes presentes na maioria dos alimentos que menciona, então o melhor a fazer, é levá-lo a um alergologista, para que este médico solicite todos os testes necessários, a fim de descobrir a quais substâncias presentes nestes alimentos ele é de fato alérgico. Então, de posso destes resultados, procure um nutricionista, para te ajudar a elaborar um cardápio saudável e isento de tudo o que ele realmente for alérgico, pois só assim teremos a certeza de que seu filho está se alimentando adequadamente e sem riscos de desenvolver deficiencias nutricionais.

    Gde abraço,

    Juliana

  29. Adeline sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 12th, 2010 5:05 pm

    Meu filho esteve internado por 4 dias por conta de diarreia e não pode comer chocolate, leite e derivados, feijão, e frutas que soltam o intestino. Preciso de receitas para melhorar sua alimentação . AAAh, ele só tem 4 anos. Por favor me ajudem. Obrigada

  30. Juliana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 13th, 2010 9:33 am

    Olá Adeline,

    Ele não recebeu nenhuma orientação da Nutricionista do hospital???

    Em qualquer caso de internação hospitalar, no momento da alta, caso seja necessário uma orientação a respeito da alimentação (como foi o caso dele), o médico deve solicitar à Nutricionista de plantão, uma orientação de alta. Caso o médico não faça a solicitação, a própria família pode solicitar! O importante é NUNCA sair do hospital sem a devida orientação, dada, SEMPRE pelo Nutricionista!

    De qq forma, é necessário saber qual foi a causa desta diarréia. Foi de origem infecciosa? Foi causada por alguma alergia ou intolerância alimentar?

    Se foi uma diarréia infecciosa, essa dieta deve ser seguida somente até que a diarréia melhore! Não tem porque manter essa dieta por muito tempo! Aliás, mais importante até do que manter uma dieta que "prenda" o intestino, é mantê-lo adequadamente hidratado (com água, água de coco, soro caseiro, suco de frutas), para repor as perdas causadas pela diarréia! Em geral, diarréias infecciosas são auto-limitadas, ou seja, num determinado momento, elas melhoram por si mesmas, pois o agente infeccioso é eliminado do organismo.

    Só será necessário observar se seu filho, após esse episódio, consegue tolerar bem leite e derivados, pois é comum ocorrer uma IL transitória após infecções intestinais. Se houver diarréia após a ingestão de leite e derivados, diminua a oferta destes alimentos e aos poucos, volte a oferecê-los, em pequenas quantidades. Mas aí, se não houver melhora, procure um gastropediatra.

    Se a diarréia foi causada por alguma alergia ou intolerancia alimentar, será necessário excluir o alimento em questão, e buscar ajuda de um nutricionista, para que vcs tenham mais opções e seu filho não desenvolva nenhuma deficiencia nutricional.

    Gde abraço,

    Juliana

  31. josemery sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 1st, 2010 3:44 pm

    olá, meu filho tem 4 anos e há 2 meses está com diarréia. Depois de vários exames e todos negativos, percebemos que com a dieta sem lactose ele apresenta melhora, mas ainda não completamente. Foi feito o exame de gordura nas fezes e deu positivo. Só a intolêrância pode causar essa gordura nas fezes? Estava muito preocupada de como vai ser daqui p frente, visitar esse site foi muito bom pois vi q existem muitos casos de intolerância e também muitas maneiras de lidar com a situação. gostei muito de conhecer essas histórias.

  32. Graciele sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em fevereiro 17th, 2011 12:20 pm

    Glaucia….venho acompanhando sempre o site sem lactose, eu tenho IL e minha filha tambem….estou fazendo pesquisas de tudo sobre a IL. Tenho algo que acho que pode te ajudar.
    segue o link, abaixo eles tem um livro de receitas para festa de aniversario, para alergicos.
    espero que receba minha mensagem para que te ajude, pois eu sei como é dificil…
    http://www.girassolinstituto.org.br/home/default….

    abraços Graciele

  33. veronica sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 20th, 2011 1:58 pm

    descobri a 1 semana que meu filho de 2 aninhos tem intolerancia a lactose,nao to sabendo o que dar pra ele comer,ele nao come nada d soja da ancia d vomito acho q por causa do gosto,mais nao sei oque dar pela manha e a tarde.no lugar do leite estou dando leite sem lactose que comprei no mercado com nescau e a unica forma que ele aceita,socorroooooooo

  34. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 20th, 2011 9:51 pm

    Olá Verônica,

    Se a Il do sei filho não for total, vc pode dar a ele leites com baixo teor de lactose (como o Nan sem lactose, Aptamil sem lactose, Enfamil, Elegê sem lactose), iogurtes e leites fermentados. O uso de soja não é obrigatório, e se ele não aceita, melhor não forçar.

    Gde abraço,

    Juliana

  35. Irene Moraes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 22nd, 2011 8:13 pm

    Minha filha tem 6 anos e tem intolerancia a lactose e outros alimentos como feijão,coca-cola,corantes,algumas carnes etc.,há duas semanas teve diarréia direto e não sei o que ela comeu e causou isso,levei ao hospital e a medica plantonista só me mandou dar soro!ela precisará de um nutrcionista para acompanhá-la ou não.Me orientem pois ela não ganha peso!Me indiquem alimentos que possa dar á ela!Obrigada desde já.

  36. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 23rd, 2011 1:58 pm

    Olá Irene,

    Sua filha tem somente intolerância a todos esses alimentos, ou ela é alérgica a algum deles? Ela ja fez exames para confirmar as alergias/intolerancias ou o diagnóstico foi baseado somente nos sintomas?
    De toda forma, o acompanhamento nutricional é importante, para a avaliação da alimentação dela, das possiveis deficiencias e para que o profissional possa fazer as adequações necessárias.

    Gde abraço,

    Juliana

  37. Irene Moraes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 23rd, 2011 7:22 pm

    Juliana,minha filha tem alergia a esses alimentos e já fizemos exames mas perece que com o passar do tempo aparecem novos é como se a cada dia ela ficasse pior e o leque de possibilidades dela se estreitasse,isso está me deixando louca,já marrquei o nutricionista,no momento por minha conta estamos á base de integrais,fruta,legumes e algumas verduras pois ela aceita muito poucas,minha dúvida é quanto ao açúcar,quando nas crises o que utilizar já qe o açúcar deve ser retirado…Obrigada por me responder,amei o blog é de muita utilidade.Bjão!

  38. Michele Leite sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 24th, 2011 11:36 am

    Olá, descobri que tenho intolarancia ha uns 3 meses, mas mesmo evitando os leites e derivados, ainda possuo muitos gases, não senti melhora algumas nos sintomas. O pode estar acontecendo?

    Obriagada,
    Michele.

  39. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 24th, 2011 2:45 pm

    Olá Michele,

    Vc seguiu a dieta de exclusão da forma correta? Depenendo do grau de IL não basta evitar somente o leite "aparente"…é necessário dar um tempo também nos alimentos preparados com leite e derivados, para que o intestino se recupere.
    Se mesmo assim, os sintomas ainda persistem, é importante o médico pesquisar as causas, pois vc pode ter algum outro problema associado à IL. Converse com seu médico a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  40. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 24th, 2011 2:52 pm

    Olá Irene,

    Sobre qual açúcar vc está se referindo? Ao açúcar comum ou à lactose?
    Se sua filha continua apresentando crises por causa dos alimentos ingeridos, é necessário ter cuidado não só com o que ela está comendo, mas também aos riscos de contaminação, caso os alimentos aos quais ela é alérgica, continuem sendo utilizados pelo restante da família.
    Infelizmente, pessoas que já nascem com predisposição a alergia, podem se tornar alérgicas a quelquer substância, seja alimento ou não, e a partir do momento que uma determinada alergia se manifesta, o tratamento mais seguro e eficaz é afastar a substância responsável pelas crises, e no caso de alergias alimentares, a exclusão precisa mesmo ser total!
    Até que vc a leve no nutricionista, de a ela somente os alimentos que vc sabe que ela não é alérgica. E quando vcs forem à consulta, não esqueça de levar TODOS os exames que sua filha já fez, pois o nutricionista precisará deles para avaliar melhor o quadro da sua filha, ok?
    E que bom saber que o site a está ajudando! Ficamos muito felizes com isso!

    Gde abraço,

    Juliana

  41. Irene Moraes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 25th, 2011 7:00 pm

    Ok muito obrigada,o açúcar a que me refiro é o comum mesmo,a médica alergista recomendou um leite especial com proteínas hidrolisadas para suprir as deficiências alimentares dela já que ela não ganha peso e isso se torne um problema maior pois ela tem 6 anos e 16 kg apenas pode ser quadro de desnutrição!

  42. Irene Moraes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 25th, 2011 7:03 pm

    Ah ia me esquecendo,a médica disse que a alergia dela é patológica e não aparece com tanta gravidade nos exames por isso tenho que conversar bastante sobre o assunto com o nutri e que no caso não é necessário levar os exames pois não serão de grande valia.

  43. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 25th, 2011 7:43 pm

    Olá Irene,

    Não acho aconselhável dar açúcar a ela, principalmente se ela estiver com dificuldade para absorver os nutrientes da alimentação, pois pode haver também dificuldade de absorver o açúcar e o mesmo provocar dstensão abdominal e mal estar. Além disso, o açúcar, favorece o surgimento de cáries nos dentes, crescimento de fungos no intestino e não contribui com nutrientes, apenas com calorias.
    De fato, o acompanhamento com Nutricionista será fundamental na recuperação da sua filha!

    Gde abraço,

    Juliana

  44. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em maio 25th, 2011 7:48 pm

    Olá Irene,

    Independente da opinião médica, eu, como nutricionista, NÃO ABRO MÃO de exames numa consulta!
    Acredito que os demais colegas compartilhem da minha opinião, até porque já passei por diversas situações em que a falta de exames limitou e atrasou bastante meu trabalho, o que não é bom nem para o paciente, e nem para o profissional! mas ressalto, essa é minha opinião!
    De toda forma, vc pode procurar saber com a Nutricionista na qual levará sua filha, se ela faz questão dos exames ou não…

    Gde abraço,

    Juliana

  45. naide ribeiro sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 8th, 2011 3:19 pm

    A luta do meu filho começou qdo ele tinha um ano e meio,hj tem cinco anoos,em meio a tantas consultas e mudanças de médicos,já fez duas phmetrias,4 endoscopias e semppre deu esofagite leve,gastrite leve e duodenite…ano passado foi liberado da dieta ao leite,como consequencia do uso ao leite,hj continua com refluxo e uma falta de apetite extrema,retomou ao tratamento c/ remedios e c/ restrinção ao leite de vaca e soja e no mais a fé continua viva de que no tempo de Deus ele ira ser curado…bjos

  46. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 10th, 2011 7:28 pm

    Olá Naide,

    Continue com a dieta, e veja com o médico se não é necessário pesquisar mais nenhum tipo de alergia/intolerância, que possam estar relacionados aos sintomas dele.

    Gde abraço,

    Juliana

  47. Irene Moraes sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 1st, 2011 8:55 pm

    Olá Juliana,tudo bem…Levei minha filha ao nutri,levei os exames que ajudaram muito,fizemos outra série de exames e descobrimos que ela tem traços de doença celíaca também.Ela está tomando Fortini e TCM e ganhamos na justiça o direito de ela receber Peptamen Jr,espero que ela se recupere logo,já notei que ela está comendo mais e melhor pois o leque de possibilidades aumentaram um pouco,ela está mais disposta e nçao está se cansando mais com facilidade como antes.Ah,ela tolerou comer feijão de corda no lugar do feijão cariquinha que lhe causava fechamenro de glote,fiquei tão feliz!Obrigada pelas dicas que vc me deu.Continuarei postando novidades.Abraços.

  48. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 2nd, 2011 11:55 am

    Olá Irene,

    Fico feliz que tenha ajudado e que sua filha esteja melhor!

    Se no exame acusou doença celíaca, fique atenta à dieta sem glúten, pois nesse caso, não existem graus de gravidade…se o exame deu positivo, mesmo "traços" como vc falou, a dieta é de extrema importância para sua filha!

    A doença celíaca so tem a dieta como tratamento, mas se esta for seguida direitinho, é capaz de prevenir inúmeras complicações futuras e doenças mais graves!

    Entre no site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com para se informar mais a respeito da DC. Lá vc também encontra o link das Acelbras de outros estados, para que vc possa cadastrar sua filha.

    E não deixe de nos dar notícias, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  49. naide ribeiro sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 4th, 2011 11:03 pm

    Fui numa alergista em goiania,e o meu filho fez aquele teste cutaneo e não apresentou nenhum tipo de alergia,o gastro dele disse que este exame na idade dele não funciona.Tá muito dificil,porque o médico dele segue somente esta linha de tratamento,e o tempo tá passando e eu não vejo melhora,continua com falta de apetite,sendo assim tem dificuldade para ganhar peso e crescer.Sente muita falta do seu mmamar.no momento não tá tomando nenhum leite ,dai a preocupação da falta do calcio,ele tá tomando Kalyamon Kids.Hj tava lendo e descobri o leite de arroz em pó com cálcio,vou procurar onde tem e vou comprar.Me ajude já to desesperada não sei mas pra que especialidade médica recorrer,a que exames pedirbjos..

  50. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 5th, 2011 9:09 pm

    Olá Naide,

    Os exames a serem pedidos vão depender da idade do seu filho e dos sintomas dele, pois para cada tipo de alergia ou de intolerancia há um exame específico, e se os resultados forem inconclusivos, pode-se tentar a dieta de exclusão, para observar se há melhora do quadro. A única exclusão que NÃO DEVE ser feita, de forma alguma antes dos testes, é a exclusão do glúten, mas fora essa, o médico pode orientar a exclusão de leite e derivados ou de qq outro alimento suspeito de estar causando os sintomas.
    De qualquer forma, é importante descobrir qual a alergia do seu filho, mesmo que somente pela dieta de exclusão. Vc pode ouvir a opinião de outros médicos também…procure um gastropediatra ou outro alergista, e veja o que eles tem a dizer a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  51. naide ribeiro sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 7th, 2011 11:41 pm

    BOa noite Juliana. prmeiramente quero te agradecer pela atenção,que Deus te abençoe grandemente…Quero ressaltar que mor o no interior de mt e faço o tratamento do meu filho em goiania,já o levei em três gastropediatras,todo bem conceituados,ano passado em meio a mudança de médico,que foi um atraso na saude do meu bb,esta sempre afirmava que ele não tinha nada e liberou o uso do leite de vaca e o do soja,como consequencia do uso,ele ficou mal…dai voltamos para o médico anterior,fez endoscopia c/ biopsia e um outro exame para ver se tinha intolerancia a lactose,que infelizmente deu.Estamos fazendo a dieta /exclusão do leite de vaca e do soja,mas sua apetite ainda não melhorou.O que vc acha do leite de arroz com calcio?ele gostou…acho que tbem darei peptamen jr. bjos

  52. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 8th, 2011 9:55 pm

    Olá Naide!

    Fico feliz que tenha conseguido ajudar!
    Se ele gostou do leite de arroz, pode ser uma opção sim!

    Gde abraço,

    Juliana

  53. Márcia Goulart sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 20th, 2011 5:58 am

    É a primeira vez que acesso este site. Achei muito interessante saber como as pessoas passam pelas mesmas coisas que nós e não sabemos. Minha filha possui alergia a proteína do leite. Descobri assim que a desmamei aos três meses por orientação do Pediatra por ela não estar ganhando o peso ideal. De lá pra cá, várias otites e problemas gastrointestinais foram consequentes de apenas traços do leite. Hoje a Isa se adaptou bem ao Isomil (é mais doçinho), e as frutas são parceiras em potencial. Evito as ácidas por precaução, mas de vez em quando novamente tenho de me adaptar. Gostei de saber sobre a enzima em forma líquida. Gostaria de saber se ela só serve para quem possui alegia à lactose ou se também serve para quem possui alergia a proteína do leite?

  54. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 20th, 2011 8:13 am

    Olá Márcia,

    Como nós sempre alertamos, não existe a alergia a lactose! Existe sim, uma enorme confusão entre o que é intolerancia a lactose (que é causada pela deficiencia da enzima que faz a digestão da lactose, que é o açúcar do leite) e entre a alergia as proteínas do leite!
    No caso da IL (intolerancia a lactose), a utilização da lactase ameniza os sintomas, além de ser possível utilizar alimentos com menor teor de lactose. Ja na ALV (alergia as proteínas do leite), a lactase não faz efeito algum, pois ela não age sobre as proteínas presentes no leite, e nesse caso, a conduta mais segura continua sendo a exclusão completa de leite, derivados e qualquer alimento que os possa conter, mesmo em pequenas quantidades!

    De uma lida em nossas matérias, apesar do foco do nosso trabalho ser a intolerancia a lactose, nós sempre estamos falando a respeito da ALV.

    Gde abraço,

    Juliana

  55. Tharsila sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 23rd, 2011 9:42 am

    Olá, há alguns meses descobri que meu filho de 2 aninhos tem intolerância a lactose. A partir desse dia, comecei a alimenta-lo com soja (leite, sucos), cortei o iugurte, danone, todinhos, entre outros alimentos. Agora, descobri que é alérgico a corantes. Como devo tratar a alimentação dele a aprtir de agora? O que oferecer de alimento a ele? Estou sem saber

  56. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 23rd, 2011 6:07 pm

    Olá Tharsila,

    Além da lactose, será necessário evitar tudo que tiver corantes artificiais! De preferencia aos alimentos menos processados, a frutas, legumes, verduras, carnes magras, arroz, feijão, ovos, etc…
    Também seria interessante consultar um Nutricionista.

    Gde abraço,

    Juliana

  57. angélica Samudio sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 29th, 2011 1:50 pm

    olá juliana gostaria de saber pq não pode tirar o gluten sem fazer testes???

  58. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 29th, 2011 9:58 pm

    Olá Angélica,

    Ao retirar o glúten da alimentação, o nível de anticorpos circulantes na corrente sanguínea diminui e mascara o resultado, que pode dar negativo, mesmo na presença de doença celíaca. Da mesma forma, que a biópsia intestinal pode ser mascarada por uma diminuição da inflamação e recuperação das vilosidades intestinais, dependendo de quanto tempo antes a dieta foi iniciada. Assim, os resultados podem não ser conclusivos, o que forçará uma re-introdução do glúten na alimentação, por algum tempo, para que os exames sejam todos repetidos!

    É importante lembrar que o diagnóstico da DC precisa ser feito corretamente, pois a dieta é o ÚNICO tratamento existente e neste caso, a mesma precisará ser adotada para o resto da vida. Para saber mais a respeito da DC, dê uma olhada no site da Acelbra: <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com

    Gde abraço,

    Juliana

  59. Mayla sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em fevereiro 29th, 2012 2:53 pm

    Amiga, poderia me exclarecer mais a respeito das gotinhas mágicas??

  60. Cris sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 10th, 2012 9:43 pm

    Carla preciso de ajuda, e orientações para conseguir viver sem leite. Entre em contato comigo. Meu e-mail é pacientediario@gmail.com

  61. Simone Estrella sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 5th, 2012 6:08 pm

    Carla,boa tarde!Adorei suas dicas…por favor fale comigo no meu e-mail simone_estrella@hot mail.com

    Abraço

  62. joceani sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 6th, 2012 2:19 pm

    oi meu filho tem o mesmo problema hje ele esta com 2 anos , mas já sofri e passei maus bocados e ainda passo, bem o meu se adtou ao peptamen junior, e tirei tod o que for de soja…socorrobebe@gmail.com.jo

  63. valeria sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 15th, 2012 7:17 pm

    minha filha tem 4 meses e tem intolerancia a lactose e so mama peito . ok devo fazer ?
    estou tentando dar o de soja mais ela não bebe por calsa do gosto .
    as vezes meu leite não é suficiente .
    não sei ok fazer ;

  64. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em julho 16th, 2012 11:45 pm

    Olá Valéria,

    Se sua filha toma leite materno e não apresenta nenhum sintoma, é porque ela não tem IL! é mais provável q tenha alergia às proteínas do leite de vaca.
    Se ela não aceita o de soja, não insista, já q a soja também pode causar alergia. Converse com o médico dela a respeito ou procure um nutricionista, especializado em alimentação infantil. E enquanto isso, continue dando seu leite a ela.

    Gde abraço,

    Juliana

  65. rosi sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 18th, 2012 9:10 pm

    tenho um bebe de 6 meses com intolerancia , estou com muitas duvidas

  66. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 19th, 2012 12:58 pm

    Olá Rosi,

    Dê uma olhada em nossas matérias anteriores…há muita informação que pode te ajudar! Aproveite-se e faça seu cadastro, para ficar por dentro das novidades.
    O acompanhamento com um Nutricionista também os ajudará bastante nessa fase inicial.

    Gde abraço,

    Juliana

  67. Marcia sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em agosto 21st, 2012 10:47 pm

    olá, tenho uma filha de 1 ano e 8 meses, tem intolerancia a proteinas do leite, ñ aceitou nem o leite materno, descobri quando tinha 3 meses, pois apresentou sangue nas fezes, ela toma leite de soja, come todos os outros alimentos(exceto derivados de leite), ñ ofereço nem os que contém traços de leite. só estou com um problema, ela ñ está aceitando as vitaminas q o pediatra passou: protovit plus e agora kalyamon kids, ñ sei se alguma reação alergica, sei qye está muito irritada, ñ consegui dormir direito. Caso alguem conheça algum caso de reações a estas vitaminas gostaria de saber. Pois me preocupo por conta do calcio q fica carente no organismo e precisa de complementos. Obrigada pela atenção.

  68. angela sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 12th, 2012 6:16 pm

    conheço um casal de gemeos q tem uma doença muito parecida, eles nao podem comer carne, arroz, feijao, …. tudo deles tem que ser triturado ou bem amaçado porque se nao o estomago rejeita o alimento e eles começam a colocar sangue pelo nariz, boca e anus. so podem tomar um leite chamado pregomin. como eu posso ajudar? Qual o nome dessa doença? Eles so tem dois anos de idade.

  69. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em setembro 13th, 2012 8:53 pm

    Olá Angela,

    Pelo seu relato, parece tratar-se de alergia alimentar múltipla…e a ingestão dos alimentos em questão, mesmo q triturados, pode agravar o problema, se forem eles os causadores do problema. É importante q estas crianças sejam avaliadas por um bom alergologista e por uma Nutricionista Funcional.

    Gde abraço,

    Juliana

  70. Lana Borges sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 27th, 2012 1:52 pm

    Olá, tenho um filho de 03 anos e meio, ele nasceu com mielomeningocele, mas graças a Deus é normal, só estamos com dificuldades ainda no controle do xixi e coco e para piorar ele tem alergia à frutose, a gastro pediu p/ tirar todo tipo de açucar, algumas frutas e legumes e até o feijão…….
    quando era mais novo tomou por 1 ano e meio leite de soja, pois deu alergia ao leite , mas depois voltamos aos poucos introduzir o leite ninho, mas agora está no leite de vaca em caixinha mesmo, pois o Ninho tem açucar, mas não sei mais o que faço e o que dou de comer à ele, pois tento comprar iogurtes com zero açucar, mas sempre tem algumas gramas de frutose, dou refrigerante zero açucar, mas noto tbm que continua as diarréias, pelo amor de Deus, me orintem, não sei o que dar ao meu filho.
    Ele já fez tbm de glútem e não deu nada….., fico desesperada, quero viver sem preocupações, pois de uma hora pra outra está tudo bem, ele começa com diarréias e não para nunca. Me ajudem por favor!!!!!!

  71. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 28th, 2012 5:12 pm

    Olá Lana,

    Será q ele não voltou a reagir ao leite de vaca, não? É uma possibilidade.
    O ideal é q seu filho seja acompanhado de perto por um Nutricionista, para fazer todas as adequações necessárias na alimentação dele e para que vc seja orientada sobre cada produto.

    Gde abraço,

    Juliana

  72. cinthia sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em dezembro 30th, 2012 11:31 pm

    ola eu sou a cinthia moro aqui em sao paulo minha filha tem 11meses ela tem alergia a proteina do leite de vaca e soja , estava olhando os produtos da marca lacfree e verifiquei que sao feitos do leite porem sem a lactose quero saber se posso tomar porque ainda amamento e tambem faço a dieta com restriçao de lactose e se a minha filha pode tomar tambem? adorei o site muito bem elaborado

  73. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 1st, 2013 10:29 am

    Cinthia, se a sua filha tem alergia as proteínas do leite ela não pode consumir produtos à base de leite ou derivados do leite, mesmo que estes sejam isentos de lactose. Lembre-se que o leite é composto de água, gorduras, minerais, proteínas e lactose. Quando a lactose é eliminada do leite, é apenas esta substância que estará ausente do leite. As demais, incluindo as proteinas, estarão presentes no leite. Se sua filha é alérgica ela terá problemas de saúde ao ingerir esses alimentos. Abs

  74. viviane araujo sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 3rd, 2013 8:53 am

    Gostaria de receber receitas,pois tenho uma filha de 2 anos com intolerancia a lactose…..Desde ja obrigada

  75. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 5th, 2013 2:27 pm

    Olá Viviane,

    Em nosso site há diversas receitas…dê uma olhadinha. E cadastre-se em nosso site pra receber as atualizações em seu e-mail, pois infelizmente não temos como enviar receitas a cada um de nossos leitores.

    Gde abraço,

    Juliana

  76. Lana Borges sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 7th, 2013 8:26 am

    Olá Juliana, ele fez agora de novo todos os exames novamente de leite de vaca, de soja, milho, ovo, gema, clara, amendoim……… será tbm q tem como fazer de carnes? Já notei tbm que quando ele fica bastante agitado, ele faz mais coco e mais mole……. o Neurologista disse que não tem relação com o que ele nasceu……. mas então vou procurar Nutricionista mesmo!!!!!!

    Obrigada por tudo.

    Bjim,

  77. PatriciaMaria sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 18th, 2013 8:36 am

    Bom dia Juliana,
    minha filha está com quase 2 anos e desenvolveu a intolerancia a lactose, provavelmente por causa de uma infecção intestinal.
    Nao estou conseguindo substituir o leite pelo "sem lactose" ou "de soja". Voce indica o leite de arroz? É necessário que exista algum leite nesta idade?
    Ela já é uma criança muito magrinha e tenho medo dos nutrientes do leite estarem fazendo falta para ela.
    Alguma dica para introdução lenta e continua destes leites? Alguma forma que ajuda a criança a se acostumar com o sabor?
    Abraços
    Patricia Maria

  78. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 19th, 2013 6:01 pm

    Olá Patrícia,

    O leite de arroz é uma opção, porém é muito pobre em proteínas.
    Na verdade é um mito q leite é um alimento indispensável à saúde! É perfeitamente possível manter uma alimentação saudável e equilibrada sem lácteos, porém se sua filha está abaixo do peso, o mais recomendável é procurar um Nutricionista, para q ela seja avaliada e acompanhada, pois pode estar apresentando alguma deficiencia nutricional.

    Gde abraço,

    Juliana

  79. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 20th, 2013 6:46 pm

    Isso, Lana,

    Procure a Nutricionista! Depois nos dê notícias!

    Gde abraço,

    Juliana

  80. antônia cláudia sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em janeiro 23rd, 2013 7:43 pm

    depois de 6 anos vim descobrir que mnha filha.pode ter alergia ao leite de vaca;ela não ganha peso nem altura.tudo que ela come da dor de barriga. a mesma parece que fica um tambor.ela tem muitos gases;já fui na gastro pediatra e ela requisitou vários exames.e mandou fazer uns testes com uma dieta.tudo está sendo muito difícil p mim,imagina p ela que tem vontade de comer as coisas que ela gostava e não pode comer mas.não sei o que fazer.gostaria de saber se tem algúm lugar que possa fazer um curso p culinária só p este caso…aguardo respostas.

  81. Luciane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em fevereiro 17th, 2013 11:26 am

    Antonia, aqui no Semlactose vc encontra várias receitas e dicas de alimentos sem leite. Eu sei que é complicado, mas nós também estamos muito condicionados que tudo em nossa alimentação necessita ter leite, mas não é bem assim. Existem ótimos substitutos e vc também pode aproveitar para adicionar ao cardapio da sua filha ingredientes mais nutritivos como legumes, carnes, frutas. Abs

  82. Lana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em março 11th, 2013 4:21 pm

    Olá Juliana, tudo bem?
    O Iago fez o exame de alergia nas costas, então ele foi bem eficaz, deu de leite de vaca, deu de soja e clara de ovo e já tem o de frutose, meu Deus, o que ele vai comer???
    Fui a nutricionista, mas gostaria de mais informações e mais receitas de bolos, lanches pra ele levar na escolinha, pq tem sem lactose, mas sempre tem açucar……. nossa como é dificil adaptar né? Me indicaram o leite de arroz, mas parece que ele tem muito açucar!
    Me oriente, pq não sei o que dar pro meu filho comer, parece que tudo tem açucar e tudo tem leite!
    Ufa! Bem que vc havia dito que ele tinha voltado a ter alergia ao leite, agora minha dúvida é se deu alergia ou intolerancia a proteina?
    Obrigada por tudo !

  83. rose sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 1st, 2013 11:41 am

    Meu filho tem intolerancia a lactose!!! me dei umas dicas de receitas e mais ionformações sobre o assunto. obrigada!!! Rose

  84. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 1st, 2013 3:06 pm

    Olá Rose,

    De uma olhada em nossas matérias anteriores. Já publicamos muita coisa a respeito da IL.

    Gde abraço,

    Juliana

  85. Rayane sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 8th, 2013 11:18 pm

    Olá gente..preciso de ajuda ta dificil de mais..

    Meu filho tem intolerancia a Lactose, frutose e sacarose to quase doida porque
    quando acho um produto sem uma das coisas sempre acaba tendo a outra..

    Ta muito dificil, socorrrroooooooooooOOOO.
    Meu email : pikenah_ane@hotmail.com

  86. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 11th, 2013 8:30 pm

    Olá Lana,

    Sempre que há alguma proteína alimentar envolvida nas reações, é alergia!
    As intolerâncias estão mais relacionadas a falta (ou diminuição) de alguma enzima, necessária á digestão dos carboidratos, como a lactase.

    Com relação ás receitas, todas as temos, vamos postando no site. Verifique na nossa listagem, as que podem ser adaptadas, e verifique com a Nutricionista dele, todas as opções e adaptações possíveis na alimentação dele, pois é a pessoa mais indicada para te orientar.

    Gde abraço,

    Juliana

  87. Lana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em abril 15th, 2013 11:09 am

    Olá Rayane, tudo bem? Meu filho tem alergia a leite, soja, ovo e frutose, pensa|!!!!!! é muito complicado, pois quando uma receita não tem alguma coisa, como leite ou ovo, sempre tem açúcar, curuiz, é muito complicado mesmo! mas ele está tomando leite de arroz que faço em casa esmo, pq o de caixinha , de arroz ou aveia, que compro nas lojas de produtos naturais sempre tem alguma quantidade de açúcar e lembre-se: os adoçantes tem q ser mais naturais como sucralose da linea, tem tbm de confeiteiro pra fazer bolos, da STEVITA, pois os que contem sacarina sódica e ciclamato de sódio, nosso filhos não podem por causa do açúcar: sacarose, afffffff eu sei q é bastante complicado, eu que o diga, mas vai olhando nas receitas, tem tbm os substitutos, pq me filho além de não poder leite, algumas receitas tem leite de soja e ele tbm não pode……. mas vai olhando , aqui no site tem os substitutos de alimentos…… espero poder ter ajudo um pouco e vamos nos conversando. Bjos.

  88. valdiana lacerda sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 26th, 2013 2:44 pm

    gostaria de receber receitas de doces e comidas salgadas sem leite e derivados, sem ovo, sem corantes, camarão e peixe

  89. juliana_nutri sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em junho 26th, 2013 4:49 pm

    Olá Valdiana,

    O foco do nosso trabalho é a intolerância a lactose. Postamos receitas sem lactose, sem leite e eventualmente alguma sem glúten.
    Infelizmente não temos como atender a todas as solicitações dos nossos leitores, mas vc pode dar uma olhada nas receitas que publicamos e tentar fazer algumas adaptações.

    Gde abraço,

    Juliana

  90. Flaviana sobre Crianças com intolerância alimentar: como inovar na alimentação? em novembro 10th, 2013 10:31 pm

    Bom descobri essa semana q minha filhinha de apenas 1 ano e 7 meses tem intolerancia a lactose estou desesperada pois sei q vai ser dificil com tantas guloseimas por ai e uma reiducacao alimentar nao sera facil. Vamos todos nos da familia entrar na danca tambem mas acredito q vai dar tudo certo…

Tem algo a dizer?