Top

Brigadeiros Festivos

dezembro 5, 2009

brigadeiro_festivo.jpgDezembro é mês de muitas comemorações. É o ano que está se encerrando, os amigos ocultos, o Natal e as preparações para o Ano Novo. Este mês teremos diversas matérias dedicadas as festas de final de ano e iniciamos apresentando uma de nossas últimas criações: o Brigadeiro Festivo. Ele foi elaborado sem lactose e só de olhar, já dá vontade de roubar um…A idéia desta receita surgiu de um doce português com massa de castanhas e chocolate. Os ingredientes foram repensados e adaptados para que o doce ficasse semelhante ao nosso famoso e tradicional brigadeiro. Tenho certeza que fará muito sucesso nas mesas de festas de norte a sul do país. Vamos botar a mão na massa? INGREDIENTES

  • 200 g de castanha da caju sem sal
  • 150 g de açúcar
  • 80 g de chocolate em pó (sem leite)
  • 200 ml de creme de arroz
  • 120 g de creme vegetal
  • 2 gemas
  • 1 pacote pequeno de chocolate granulado (sem leite)

PREPARO Triture as castanhas de caju em um processador ou em um liquidificador. Elas devem ficar totalmente trituradas, com aspecto de uma farofa. (Você até encontra farofa de castanhas de caju no supermercado, mas verifique antes se o produto não contém leite em pó). Em uma panela de fundo grosso, adicione todos os ingredientes secos e aos poucos adicione o creme de aroz, o creme vegetal e por último as gemas. Em fogo baixo, mexa sempre da mesma forma que você prepara um brigadeiro. Quando ele começar a engrossar, desligue e deixe esfriar completamente.  Faça as bolinhas assim como você faz com o doce de brigadeiro. Unte as mãos com o creme vegetal, passe no chocolate granulado e coloque em forminhas. Rendimento: 60 a 80 brigadeiros Dicas:

  • Para o brigadeiro ficar isento de soja e de proteínas do leite, utilize 2 colheres de sopa de óleo de girassol ao invés de creme vegetal e unte as mãos com o mesmo óleo. Compre granulado isento de soja. Algumas marcas contém farinha de soja. 
  • Caso sua massa tenha ficado muito líquida, adicione uma colher de chá de maizena misturada com duas colheres de chá de água morna. Adicione ao doce mexendo sempre e leve ao fogo até engrossar.
Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

32 respostas para “Brigadeiros Festivos”

  1. mariana sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 6th, 2009 12:04 pm

    hm será…faço um com a receita normal de brigadeiro…só que usando leite condensado de soja e margarina de oléo vegetal, mas o sabor da soja na minha opnião ainda fica muito forte…

    vou tentar, hein!

  2. Bianca Maraninchi sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 7th, 2009 5:31 am

    Sugiro uma visita a http://www.suprasoy.com.br

    Eles tem uma receita de brigadeiro que não utiliza castanha, são apenas os ingredientes básicos do brigadeiro e karo. Fica uma delícia!!!

    O link direto é http://www.suprasoy.com.br/index.php?secao=receit

  3. Michelle sobre Brigadeiros Festivos em março 23rd, 2010 6:56 pm

    O site é ótimo!Ajudou muito em minha pesquisa!

  4. Ana Brício sobre Brigadeiros Festivos em junho 8th, 2010 10:02 am

    O site foi muito útil. Meu filho tem alergia grave e como gosto muito de cozinhar, também adaptei muitas receitas. Fico imaginando como é difícil para quem não é chegada ao fogão.

  5. Mônica sobre Brigadeiros Festivos em novembro 11th, 2010 10:21 am

    Parabéns pelo site. Gostei muito!

  6. Salima sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 5th, 2010 8:16 pm

    Esse site é meu ponto de apoio nessa nova fase de minha vida. gosto muito de cozinhar e está sendo ótimo adaptar as receitas no dia dia de minha família.

  7. Gabriela sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 20th, 2010 12:25 am

    isto é ótimo! minha irmã tem alergia a leite e a soja e pôde comer esse brigadeiro!!

  8. Tita sobre Brigadeiros Festivos em janeiro 18th, 2011 12:56 am

    Nossa fiquei muito feliz de encontrar essa receita de brigadeiro! Meus filho é ALV e não pode consumir soja também. Eu já até comprei os ingredientes p/ testar a receita pro Aniver dele no mês q vem.
    Obrigada gostei muito!!

  9. mariana sobre Brigadeiros Festivos em janeiro 20th, 2011 2:34 pm

    Muito bom seu site! A lista de produtos q tem ou nao lactose é uma grande ajuda!

  10. fabiola sobre Brigadeiros Festivos em março 17th, 2011 10:44 pm

    alguem já fez este doce sem a castanha? pois a minha filha é alergica a nuts, e esta em dieta para lv e soja

  11. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em março 18th, 2011 10:30 am

    Fabíola, a farofa de castanhas é a base deste doce. Seria difícil uma outra substituição que não inclua nem leite nem soja.
    abçs,

  12. Zuleika sobre Brigadeiros Festivos em agosto 27th, 2011 10:52 pm

    LUCIANE: Na receita de brigadeiro vai 200 ml de crene de arroz, esse creme de arros é liquido? onde encontrar. Tenho duvidas. ZULEIKA.

  13. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em agosto 28th, 2011 8:12 pm

    O creme de arroz é um produto importado e não sei se ele ainda está disponível no mercado. Ele é líquido e semelhante ao creme de leite, porém menos espesso. Talvez seja possível encontrá-lo em lojas de alimentos especiais (sem glúten, sem lactose). abs

  14. Simone sobre Brigadeiros Festivos em outubro 15th, 2011 11:36 am

    Por favor, alguém poderia me dizer que marca de granulado não tem leite e nem soja????
    Obrigada
    Simone

  15. rachel sobre Brigadeiros Festivos em novembro 18th, 2011 7:52 pm

    queria saber onde acho este creme vegetal e gostaria de saber se este creme de arroz e aquele normal para preparo de mingal

  16. juliana_nutri sobre Brigadeiros Festivos em novembro 18th, 2011 10:37 pm

    Olá Raquel,

    O creme de arroz utilizado nesta receita não é o mesmo que se utiliza em mamadeiras não…é um produto de consistência semelhante ao creme de leite (de uma olhada: http://www.semlactose.com/index.php/2009/06/19/cr… ). O creme vegetal usado foi esse aqui: http://www.semlactose.com/index.php/2009/02/08/cr

    Gde abraço,

    Juliana

  17. Vitória sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 12th, 2011 6:02 pm

    por favor…eu queria saber sobre receitas sem lactose e sem cacau!!!eu queria saber se este brigadeiro pode ser feito com alfarroba!!! pois eu sempre choro quando eu vejo os outros comendo chocolate…se eu não podia antes(eu tinha colesterol alto)imagina agora!!!

  18. juliana_nutri sobre Brigadeiros Festivos em dezembro 12th, 2011 6:50 pm

    Olá Vitória,

    Como nos seus posts anteriores vc comentou que tem alergia ao leite, é importante vc ficar atenta aos ingredientes, pois não basta evitar somente o que tem lactose! Vc precisa evitar leite e derivados em geral, por causa da alergia ao leite. Em muitas receitas é possível substituir o leite de vaca, por leite de soja, leite de arroz, de coco, de castanhas, etc e o chocolate, por alfarroba. o brigadeiro pode ser feito com "leite condensado" de soja e com alfarroba.
    De toda forma, seria importante vc ter o acompanhamento de um nutricionista, não só por causa das suas alergias, mas também por causa dessa história do colesterol alto.

    Gde abraço,

    Juliana

  19. Tássia Sena sobre Brigadeiros Festivos em janeiro 25th, 2012 4:22 pm

    Boa tarde, vi que você disse leite condensado de soja, ele existe? Saberia me informar a marca do produto e onde eu compraria no rio de janeiro? Tenho uma filha em tratamento a dois anos já, ela tem alergia ao leite de vaca e os derivados, só q é difícil demais achar os produtos. Desde já agradeço.

  20. juliana_nutri sobre Brigadeiros Festivos em janeiro 25th, 2012 7:48 pm

    Olá Tássia,

    Existe, e está presente em diversas receitas publicadas por nós! A marca é Soymilk e pode ser encontrado em grandes redes de supermercados, como Prezunic e Mundial, e em lojas de produtos naturais como as da rede Mundo Verde. Aliás, no Mundo Verde e na Prana (Barrashopping) vc encontra uma quantidade enorme de produtos isentos de leite e derivados.

    Gde abraço,

    Juliana

  21. Patricia sobre Brigadeiros Festivos em fevereiro 8th, 2012 11:50 am

    olá aqui no ceará também não consigo encontrar leite condensado de soja poderia me dar uma dica?

  22. Tássia Sena sobre Brigadeiros Festivos em fevereiro 8th, 2012 7:48 pm

    Muito Obrigada pela ajuda, e parabéns pelo site, é tudo ótimo por aqui, esclarece bastante, eu virei frequentadora assídua, sempre dou uma passada por aqui para me informar mais, afinal preciso curar minha BB as chances dela são muitas nessa idade. Bjs

  23. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em fevereiro 9th, 2012 2:05 pm

    Patricia,
    Você pode procurar em lojas virtuais. Acesse o Guia VivaBem e procure por lojas virtuais especializadas em produtos sem lactose <a href="http://www.guiavivabem.com.br” target=”_blank”>www.guiavivabem.com.br

  24. Iana Melo sobre Brigadeiros Festivos em março 22nd, 2012 9:34 pm

    Por favor, me ajudem preciso saber qual é a marca e onde encontro o chocolate granulado sem leite e sem soja, pois minha filha é alérgica aos dois?

    Aguardo resposta… adoro as receitas de vocês.

  25. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em março 25th, 2012 11:25 am

    Iana,
    Se sua filha é a lergica a leite não aconselho usar chocolate granulado, pois ele pode não conter leite na elaboração, mas ele pode conter traços de leite, pois pode ser produzido em maquinários compartilhados. Dê preferência por usar um outro acabamento mais seguro aos seus brigadeiros. Vc pode fazer uma mistura de cacau em pó com açúcar cristal e passar os brigadeiros nesta mistura. abs,

  26. Ylonka sobre Brigadeiros Festivos em maio 24th, 2012 12:43 pm

    Nossa adorei a receita! Da um alivio na gente qdo podemos fazer coisas gostosas p os nossos pequenos! Posso usar ao invés de castanha, coco ralado? Obrigada

  27. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em junho 5th, 2012 10:26 pm

    Ylonka,
    acho que é uma boa alternativa. Se vc experimentar fazer desta forma, nos conte como ficou! abs

  28. DIRCE MARIA sobre Brigadeiros Festivos em julho 7th, 2012 5:30 pm

    MUITO OBRIGADA PELA RECEITA

  29. sonia sobre Brigadeiros Festivos em outubro 20th, 2012 9:37 pm

    Olá Luciane,

    Adorei a receita deste brigadeiro. Voce sabe dizer por quano tempo o brigadeiro dura até ser consumido? devemos guardá-lo na geladeira ou fora?

  30. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em outubro 21st, 2012 6:30 pm

    Sônia,
    O tempo de duração acredito ser semelhante ao dos brigadeiros normais. Devem ser guardados preferencialmente na geladeira, cobertos para não ressecarem. abs

  31. Jakeline sobre Brigadeiros Festivos em fevereiro 7th, 2013 10:37 am

    Onde encontro chocolate granulado sem leite?

  32. Luciane sobre Brigadeiros Festivos em fevereiro 12th, 2013 7:50 pm

    Jakeline, veja no rótulo do produto sem há leite ou derivados do leite na composição. Em geral, muitos granulados não são feitos com leite. abs

Tem algo a dizer?