Top

Cupcakes Natalinos

dezembro 23, 2009

cupcakes natalinosEsses bolinhos têm origem antiga, mas só recentemente receberam toques gourmets e criaram uma legião de fãs mundo afora. O grande charme dos famosos cupcakes está na simplicidade da receita e na versatilidade dos acabamentos. Aprenda a fazer os seus e use sua criatividade na decoração de Natal.

Os cupcakes podem ser servidos nas mais diversas ocasiões. Você encontra receitas de cupcakes com decorações variadas, que vão desde as forminhas de papel decoradas até os mais diferentes estilos de decoração para a cobertura.

Esta receita foi adaptada para ficar isenta de lactose. Para quem tem alergia as proteínas do leite, ao glúten e aos ovos, nós apresentamos as substituições nas nossas dicas logo abaixo da receita.

INGREDIENTES

Para a massa:

  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de óleo de girassol
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Para a cobertura:

  • 200 ml de chantilly vegetal
  • corante líquido para alimentos nas cores vermelho e verde
  • balas e outros enfeites de Natal para decorar

Você também vai precisar de:

  • formas de papel para mini bolos (5 x 3 x 8 cm)
  • forma de metal para mini bolos
  • bico e saco para confeitar

PREPARO

Junte os ingredientes secos peneirados em um recipiente. Bata os ovos ligeiramente e reúna todos os ingredientes molhados em outro recipiente. Misture aos poucos os ingredientes molhados aos secos até formar uma massa homogênea. Preencha 3/4 das forminhas de papel com a massa de cupcakes. Em forno pré-aquecido a 180 graus, asse os cupcakes por 20 minutos. Retire-os do forno e deixe esfriar.

Bata o chantilly vegetal na batedeira em velocidade baixa até aumentar de volume e ficar com textura firme. Divida o chantilly em duas partes e adicione a cada parte uma cor de corante. Misture bem para incorporar o corante ao chantilly de forma homogênea. Coloque uma porção de chantily no saco para confeitar e aplique por cima dos cupcakes. Repita o mesmo processo com a segunda cor. Enfeite seus cupcakes com balas, confeitos coloridos e outros enfeites de Natal.

Rendimento: 10 cupcakes

Dicas de substituição de alimentos:
Alergia ao glúten: substitua a farinha de trigo por 1 xícara de farinha de arroz + 1/3 de xícara de fécula de batata + 3 colheres de sopa de polvilho doce.

Alergia ao ovo: substitua os ovos por 3 colheres de sopa de água + 3 colheres de chá de óleo + 2 colheres de chá de fermento em pó.

Alergia às proteínas do leite: susbtitua o chantily vegetal por uma merengada feita com 2 claras + calda em ponto de bala mole (125gr de açúcar +50 ml de água)

Comentários

3 respostas para “Cupcakes Natalinos”

  1. Liz sobre Cupcakes Natalinos em dezembro 25th, 2009 11:16 am

    Simplesmente adorei a receita de cupcakes. Especialmente as alternativas que se encontram ao final da receita, para as diferentes intolerâncias / alergias a glúten, ovo e proteína do leite.
    Adoro esses bolinhos, e desde que desenvolvi intolerância à lactose, nunca mais comi, porque os industrializados me fazem mal.
    Mas como adoro cozinhar (especialmente doces), vou fazer com o maior prazer esta receita muito gostosa!
    Obrigada!

  2. Sindhy sobre Cupcakes Natalinos em dezembro 27th, 2009 7:48 pm

    Olá! Fiz essa receita e todo mundo adorou!! Ficaram lindos!
    Acabei usando o Chantilly normal pois não encontrei o outro no mercado e estava com muita pressa… (Como só eu tenho intolerância à lactose e não é muito severa, tirei um pouco do chantilly na hora de comer e deu tudo certo…)
    Ah, tive que deixar um pouco mais do que 20 minutos no meu forno…

    A receita é ótima, uma delícia!! Da próxima vez vou usar a merengada pra ver como fica!

    Parabéns e obrigada!

  3. Sindhy sobre Cupcakes Natalinos em dezembro 27th, 2009 8:31 pm

    Lendo outros posts do blog descobri que o chantilly que eu usei (da Fleishman) é vegetal mesmo! Que maravilha!
    A consistência é ótima, adorei, vou fazer outras receitas com ele também!

Tem algo a dizer?