Top

Cuca Alemã Recheada

fevereiro 16, 2010

cuca_recheadaQuando estamos distantes da nossa terra natal, bate a saudade daquelas coisas gostosas que estávamos acostumados a saborear desde criança. Para os gaúchos, a lembrança de um pedaço de cuca quentinha, recém saída do forno, sempre dá água na boca.

Fazer a cuca, apesar de os ingredientes serem bastante simples, não é para principiantes. Primeiro eu precisava de uma boa receita, depois testá-la para ver como poderia adaptá-la para ficar isenta de lactose. Minhas primeiras tentativas foram frustradas, mas finalmente, depois de ler e reler diversas receitas, cheguei a uma que ficou super gostosa e linda, com o caldo dos morangos quentes se misturando com farofa doce.

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 600 g de farinha de trigo
  • 1 sachê de fermento biológico para pão
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou creme vegetal*
  • 1 xícara de água morna

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 150 ml de leite de coco
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • 200 g de morangos picados

Como preparar o recheio:

Em uma panela pequena, coloque o leite de coco e o açúcar de confeiteiro e mexa sempre até engrossar. Deixe esfriar e reserve.

INGREDIENTES PARA A FAROFA

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga / creme vegetal*

Como preparar a farofa:

Misture bem os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

PREPARO

Coloque todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento) em um recipiente e misture bem. Acrescente a manteiga derretida e logo em seguida, acrescente, aos poucos, a água morna, misturando a massa com as mãos. Quando você tiver terminado de colocar a água morna, sove bem a massa até ela soltar das mãos. Caso ela ainda esteja grudando nas mãos, adicione um pouco mais de farinha.

Deixe a massa descansar na vasilha, coberta com um pano, até ela dobrar de volume (em torno de 30 a 40 minutos). Divida a massa em duas e abra as duas partes em um retângulo do tamanho da forma que você irá utilizar. Para esta quantidade de massa, sugiro usar uma forma 30 x 20 cm com altura de 5 cm, pois a massa cresce bastante.

Unte e enfarinhe a forma, coloque a primeira parte da massa e cubra com a calda de leite de coco e metade da quantidade de morangos. Coloque a outra parte da massa por cima, cubra com o restante dos morangos e por último, espalhe a farofa.

Aqueça o forno por 10 minutos a 180 graus  e asse a cuca por 40 minutos.

Dicas:

  • Você pode congelar a cuca em fatias. Para aquecê-la, basta colocar as fatias congeladas no forno elétrico ou no microondas.
  • * Se você tem alergia às proteínas do leite, substitua as colheres de manteiga/creme vegetal pela mesma quantidade de óleo vegetal. Unte a forma com óleo vegetal.  Para a farofa, substitua a manteiga / creme vegetal por 2 colheres de leite de coco. Lembre-se que a manteiga tem quantidades indetectáveis de lactose e o creme vegetal deve conter apenas traços de leite. Por tanto, pessoas com IL podem consumir manteiga / creme vegetal. Já pessoas com ALV devem fazer a substituição dos ingredientes acima.

Esta receita foi elaborada:

  • sem lactose
  • sem soja
  • sem ovos
  • com glúten
Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

15 respostas para “Cuca Alemã Recheada”

  1. Valéria Dotta sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 17th, 2010 11:43 am

    Posso usar o adoçante no lugar do açucar? e farinha integral ao invés da refinada?
    Além da intolerância à lactose, sou gordinha…
    grata!

  2. samara sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 17th, 2010 10:41 pm

    Gostaria de saber que manteiga é essa que não tem lactose, qual o nome pois não conheço. Gostaria de saber sobre manteiga , margarina, etc…

  3. Luciane sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 18th, 2010 4:57 am

    Valéria,

    Para substituir o açúcar pelo adoçante vc deve usar o adoçante em pó, próprio para uso culinário e seguir as orientações da embalagem do produto para fazer a substituição na medida certa.

    Sobre a farinha integral, eu sugiro que você substitua apenas 300g de farinha branca por farinha integral para que a cuca continue macia.

    Abçs,

  4. Luciane sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 18th, 2010 5:01 am

    Samara,

    Leia um parágrafo sobre o uso de manteigas e margarinas que escrevi logo abaixo da receita que está neste link http://www.semlactose.com/index.php/2009/10/05/br….

    Em relação as algumas marcas de cremes vegetais conhecidos no mercado (como são chamadas as margarinas elaboradas sem leite) são Becel sabor original, Qualy Vita e Soy.

    Abçs,

  5. Luciana sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 18th, 2010 7:20 am

    Gostaria de receber receitas sem glúten. Meu filho é celiaco,grata.

  6. Emilene sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 26th, 2010 5:37 am

    Pessoal,

    Como opção também, há o chocolate sem lactose da marca Pan, o qual sempre consumo. Ele é muito gostoso e na minha opinião é um dos melhores!

    Sei que para a Páscoa eles também fabricam ovos sem lactose.

  7. Luciane sobre Cuca Alemã Recheada em fevereiro 26th, 2010 8:35 am

    Luciana,
    Nosso foco são receitas sem lactose. Entretanto, sempre que possível sugerimos substituições em nossas receitas para ficarem isentas de glúten, proteínas do leite, soja e outros alérgenos.

  8. marilia sobre Cuca Alemã Recheada em setembro 1st, 2010 7:18 pm

    Oi, tenho intolerancia a lactose, não posso consumir nada dos derivados de leite, descobri a uns 3 anos atras, e eu sou doida por queijo, mas o queijo de soja é horrivel, parece uma esponja, não gostei e adoro fazer receitas, mas a maioria delas leva derivados do leite. Queria receber receitas de vocês. Ficarei muita grata, atenciosamente.

  9. Juliana Crucinsky sobre Cuca Alemã Recheada em setembro 2nd, 2010 6:48 pm

    Olá Marília,

    Dependendo do seu graul de Il, é possível utilizar alguns queijos e leite com baixo de teor de lactose, tanto no dia a dia, quanto em receitas. No nosso site vc vai encontrar diversas receitas isentas (ou com baixo teor) de lactose.
    Cadastra-se também, para que vc fique sabendo das novidades postadas por nós, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  10. Luciane Baldo sobre Cuca Alemã Recheada em setembro 8th, 2010 8:12 am

    Eliete,
    Os chamados cremes vegetais não possuem leite em pó ou outros derivados de leite em sua composição. As marcas mais conhecidas são Becel (sabor original) Qually Vitta e Soya. Como os fabricantes podem modificar a composição dos produtos sem aviso prévio, leia sempre os rótulos antes de comprar o produto. Uma dica. Acido lático não contém lactose.
    Abçs,

  11. Eliete sobre Cuca Alemã Recheada em setembro 8th, 2010 9:54 am

    Gostaria de saber se existe no mercado algum tipo de margarina que não possua em sua fórmula, leite, leite em pó, derivados de leite e nem ácido lático. Meu filho tem intolerância muito forte, e não pode comer nada que possua esses ingredientes. Obrigada.

  12. ktia sobre Cuca Alemã Recheada em julho 12th, 2011 9:33 am

    O leite de coco não tem lactose?

  13. juliana_nutri sobre Cuca Alemã Recheada em julho 14th, 2011 3:01 pm

    Olá Katia,

    A lactose é o açúcar dos leites de origem animal, pois é produzida nas glandulas mamárias de cada espécie. O leite de coco, assim como qualquer "leite" vegetal (soja, arroz, aveia, castanhas, etc), não verdade não são leites! São bebidas de origem vegetal que apenas "lembram" a aparencia do leite, e por isso, não possuem a lactose como fonte de carboidrato (açúcar).

    Gde abraço,

    Juliana

  14. Elaine sobre Cuca Alemã Recheada em agosto 25th, 2011 11:28 am

    Oi bom dia eu descobri que tenho intolerância a lactose a pouco meses tenho algumas dúvidas o queijo de bufala tem lactose e o de cabra também têm ?

    obrigada

  15. Luciane sobre Cuca Alemã Recheada em agosto 25th, 2011 6:08 pm

    Oi Elaine,
    O leite de qualquer animal, seja ele bufala, vaca, cabra, e outros, todos tem lactose. No processo de fabricação de ALGUNS queijos, parte da lactose ou em alguns casos, toda a lactose, pode ser eliminada do queijo. Mas isso não ocorre em função do tipo de animal, mas sim em função do processo de fermentação e maturação dos queijos. Por tanto, vc deve verificar com o fabricante dos queijos que vc procura, se eles tem ou não lactose. abs

Tem algo a dizer?