Top

Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite

março 1, 2010

sorvete_globorepNo dia 19.02 foi exibido no Globo Repórter uma matéria sobre novas pesquisas que vem sendo desenvolvidas para elaborar sorvetes sem leite de vaca. A reportagem sugerida por Ruy Nogueira, um de nossos leitores, mostra dois estudos sobre sorvetes: um à base de soja e outro à base de inhame.

A receita não é revelada, mas as pesquisadoras garantem que os sorvetes têm um ótimo sabor e são muito mais nutritivos e saudáveis. O sorvete à base de soja é 100% vegetal com 80% menos gorduras e 50% menos calorias. A segunda reportagem apresenta um sorvete desenvolvido à base de inhame com abóbora e abacate, incluindo também coalhada ou iogurte natural. Esta segunda receita não poderia ser utilizada por pessoas com IL ou ALV, mas esses ingredientes poderiam ser facilmente substituidos por um iogurte com baixo teor de lactose ou ainda um iogurte de soja. Por enquanto os sorvetes ainda estão em fase de testes. Entretanto, essas iniciativas demonstram uma preocupação em criar alternativas mais saudáveis e que também possam ser consumidas por pessoas com restrições alimentares.

Confira a reportagem:

Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos

<object width=”480″ height=”392″><param value=”http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf” name=”movie” /><param value=”high” name=”quality” /><param value=”midiaId=1214735&autoStart=false&width=480&height=392″ name=”FlashVars” /><embed width=”480″ height=”392″ flashvars=”midiaId=1214735&autoStart=false&width=480&height=392″ type=”application/x-shockwave-flash” quality=”high” src=”http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf”></embed></object>
Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

12 respostas para “Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite”

  1. Milena sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 1st, 2010 10:58 am

    Aqui na minha cidade – Campinas – tem uma rede de sorveteria que tem sorvete de massa e picolé sem lactose.
    Os sabores incluem creme, morango, chocolate e milho. São muito saborosos e o mesmo preço do comum.
    Para quem mora em Campinas, tá aí a dica. A sorveteria é a SERGEL.
    Beijos a todos

  2. lucia sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 2nd, 2010 6:28 am

    Oi. Tudo de bom esta sorveteria de Campinas! Gostaria de saber se, aqui em Curitiba, existe alguma sorveteria que também comercialize sorvetes e picolés sem lactose.

    Outra coisa, também tenho dificuldade em encontrar os produtos da Olvebra. Sei que posso adquiri-los via internet, mas eu gostaria mesmo é de encontrar em algum mercado daqui para que eu possa adquiri-los regularmente e na quantidade desejada.

    Por favor, se puderem me auxiliar nas duas questões acima, ficarei muito agradecida.

    tchau e abraços.

  3. Luciane sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 2nd, 2010 7:18 am

    Olá Lucia,

    Uma de nossas leitoras indicou a Jungle Juice ( Av. Vicente Machado, 1965 – Batel – Curitba-PR). Outra indicação que recebemos é a sorveteria da Praça do Gaúcho – segundo a leitora, tem sorvete de uva sem leite a partir de dezembro (e só durante a temporada).

    Sobre os produtos da Olvebra, acesse a página sobre os pontos de venda por região e procure os pontos de venda mais próximos de você. http://www.olvebra.com.br/pt/OndeEnc/OndeEncontra…

    Abçs,

  4. SERGIO CLOTHER GRECC sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 2nd, 2010 1:13 pm

    AQUI EM FORTALEZA, TEM UM SORVETE DE CHOCOLATE, FEITO PELA D´ILTÁLIA, NA AVENIDA DESEMBARGADOR MOREIRA… QUE É MUITO BOM, LÓGICO DE SOJA…….. PERFEITO………

    ABRAÇO

  5. selma naiara r strel sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 5th, 2010 8:15 am

    Gostaria de saber se aqui em Novo Hamburgo/RS há alguma sorveteria do gênero e esclarecer uma dúvida. Me indicaram a ricota de búfala para substituir o queijo. Há outras opções de substituição?

    Abraços

  6. Ana Claudia sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 5th, 2010 12:04 pm

    Oi pessoal!

    Se alguém conhecer algo em Salvador (e cidades próximas) me avisem por favor!

    Mudei faz 15 dias para Lauro de Freitas e ainda não encontrei nada (sorvetes, leite de baixa lactose, creme de soja…)

    Uma opção boa para matar o calor é o açaí! Só precisa tomar cuidado porque algumas pessoas batem com leite em pó!

    um abraço

    Ana Claudia

  7. Luciane sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em março 5th, 2010 4:51 pm

    Selma,

    Não sei informar sobre sorveterias em Novo Hamburgo.

    Em relação a ricota de búfala, ela é um tipo de queijo, então não ficou claro que tipo de susbtituição você procura. Você procura um tipo de queijo com baixo teor de lactose? As ricotas são possivelmente os tipos de queijo com teor mais alto de lactose. Procure por queijos maturados como o parmesão, por exemplo.

    Abçs,

  8. jacqueline sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em abril 29th, 2010 7:47 am

    Ola pessoal , estou em testes finais para producao do sorvete a base de soja para venda a principio na grande sao Paulo. quem tiver interesse favor enviar o contato para meu email para que possamos falar. Uma coisa eu ja posso adiantar: os testes que já fizemos com os sabores morango e baunilha ficaram muito positivos. A cremosidade e sabor parecem com o à base de leite.

  9. Aila sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em julho 11th, 2010 9:36 pm

    Olá!
    No início deste ano descobri que tenho intolerância a lactose, e conheci este site, que estou gostando bastante, pois me tirou bastante dúvidas e me deu boas dicas!
    Mas como eu moro no interior do estado do Mato Grosso, minha nutricionista não conhecia ainda alguem que tivesse IL, então nos duas estamos aprendendo juntas a respeito do assunto. Mas muitas dúvidas ainda vão sugindo no caminho. A minha nova dúvida é que eu minha nutricionista vimos em um material, que iogurte pode ser consumido por intolerantes. Isso é verdade?

    Desde já agradeço a atenção.

  10. Luciane sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em julho 12th, 2010 5:07 am

    Olá Aila,
    Para quem inicia uma readaptação alimentar, as dúvidas são sempre constantes. Bem, a respeito dos iogurtes: durante o processo de elaboração do iogurte, as bactérias (fermento lácteo) consomem parte da lactose contida no leite e por este motivo o iogurte contém um teor reduzido de lactose. Entretanto é importante entender que esta redução não é muito significativa. Estudos mostram que a redução chega até no máximo 30% do teor de lactose . Bem, aí dependerá do seu organismo. Alguns intolerantes à lactose conseguem consumir determinada quantidade de lactose sem ter os sintomas desagradáveis da IL, ao passo que outras pessoas não conseguem consumir nada que contenha lactose.
    abçs,

  11. Raíssa sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em setembro 1st, 2010 10:06 am

    Olá! Gostaria de saber se ja possui alguem q já esteja fabricando esses sorvetes sem leite ?

    Obrigada.

  12. Luciane Baldo sobre Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite em setembro 4th, 2010 8:49 am

    Olá Raíssa,
    Existem diversas sorveterias que fabricam sorvetes somente a base de frutas e água, os chamados sorbets.

    abçs,

Tem algo a dizer?