Top

Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea?

junho 29, 2010

Estudos mostram que o consumo de leite de vaca para manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose pode ser apenas um mito. Segundo os pesquisadores, as crianças e adolescentes precisam de exercício, luz solar, e uma dieta com baixo consumo de leite para terem ossos saudáveis.

O conceito não é novo. Há alguns anos, pesquisadores já alertam contra a popular ideia de que “3 copos de leite são essenciais para termos ossos fortes e saudáveis”.  Uma análise realizada em 58 estudos científicos, publicada no periódico americano Pediatrics, mostra que não há indícios que provem que os produtos lácteos promovam a saúde óssea em crianças e jovens adultos. Esta análise mostra que as evidências nas quais as recomendações de ingestão de produtos lácteos foram baseadas são insuficientes para comprovar tal teoria “, diz Dr. Lanou, autora principal do estudo. “Uma vasta maioria dos estudos examinados não encontrou relação entre laticínios ou ingestão de cálcio e  saúde óssea.” Ao contrário, acredita-se que a principal causa de osteoporose seria o consumo excessivo de proteína animal, comum na dieta ocidental. O nível de consumo de lácteos nos Estados Unidos está entre os mais altos do mundo, e ainda assim as taxas de osteoporose e fraturas também estão entre as mais elevadas. Este paradoxo do cálcio “foi um impulso para esta investigação. Nós não encontramos nenhuma evidência para apoiar a noção de que o leite é uma fonte preferencial de cálcio”, concluem os autores.

Um outro estudo realizado pela escola de medicina da Penn State University, nos Estados Unidos, também mostra resultados semelhantes. 80 mulheres, entre 12 e 22 anos, foram acompanhadas ao longo de 10 anos para avaliar o impacto da ingestão de cálcio (através do consumo de leite de vaca), o uso de contraceptivos orais e exercícios físicos na densidade óssea.  De acordo com os pesquisadores, somente a atividade física teve um impacto mais positivo na saúde óssea.

O fato mais importante sobre o exagerado consumo de laticínios é que para os pais, consumir muito leite, queijos e outros derivados é considerado saudável para seus filhos. Entretanto, junto com as proteínas e o cálcio, está também presente a gordura saturada, que se consumida em excesso pode levar ao aumento de peso e a outros problemas de saúde.  O aumento do consumo de lácteos no Brasil é substancial, e somente pessoas com intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite percebem a dificuldade de encontrar alimentos em bares, restaurantes e supermercados que sejam isentos de leite e derivados.

O que deve ser feito para manter ossos saudáveis e prevenir a osteoporose?

Para os intolerantes à lactose, que consomem uma baixa quantidade de leite e derivados e para os alérgicos às proteínas do leite, esta é uma ótima notícia. Muitas pessoas com restrições alimentares de lácteos preocupam-se com a ingestão de cálcio e acreditam que o leite é sua melhor e principal fonte. No entanto, esses e outros estudos científicos vêm provando o contrário.

Faça atividade física constantemente -  estudos concluíram que o exercício físico é a chave para a construção de ossos fortes (é mais importante do que qualquer outro fator).

Procure expor-se ao sol em horários adequados por pelo menos 15 minutos – a vitamina D, sintetizada pela pele através da exposição ao sol, tem o papel de auxiliar a retenção do cálcio pelo organismo.

Evite o consumo excessivo de proteína animal – procure aumentar a ingestão de frutas e verduras.

Não fume – o tabagismo aumenta a perda óssea. Para prevenir a osteoporose é importante eliminar o cigarro de seus hábitos.

Referências:

Lloyd T, Petit MA, Lin HM, Beck TJ. Lifestyle factors and the development of bone mass and bone strength in young women. J Pediatr. 2004 Jun;144(6):776-82.

Lanou AJ, Berkow SE, Barnard ND. Calcium, dairy products, and bone health in children and young adults: a reevaluation of the evidence. Pediatrics. 2005 Mar;115(3):736-43. Review.

http://www.pcrm.org/health/veginfo/dairy.html – Fundada em 1985, o  PCRM, Comitê de Médicos para a Medicina Responsável é uma organização de saúde sem fins lucrativos que promove a medicina preventiva, especialmente a boa nutrição.

Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

Comentários

13 respostas para “Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea?”

  1. Aline Ferroantto sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 10:32 am

    Olá.
    Tenho uma filha intolerante à lactose e lactase e intolerância à soja. Ela tem 4 anos hoje, e, desde os 2 anos não ingere nenhum derivado de leite de vaca e leite de soja. Portanto, desde lá mantemos rotinas trimestrais de testes de cálcio e anemia. Porém ela sempre está bem, e, muito bem.
    Eu me pergunto: O que ela come que está suprindo o cálcio?
    Resposta: Ela toma muito suco de fruta, come muita fruta, come muita salada com brócolis, tomate, batata inglesa e beterraba. Ela adora massa, arroz, polenta e pão com chimias de fruta e mel. Ela não gosta de carne, come muito pouco quando forçada.
    Sempre me senti culpada. Porém agora estou mais tranquila.
    Aline – Mãe da Valentina

  2. Carla sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 1:55 pm

    Eu discordo. Tenho 26 anos e há 1 descobri que estou com osteoporose. Ora, pela minha idade, o único fato que justifica a perda óssea é a minha intolerância à lactose, visto que há 8 anos não consumo nenhum lacticinio.

  3. Virgínia sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 2:07 pm

    Adorei ler essa reportagem. Essa era uma preocupação que tinha por ser intolerante a lactose. Muitas vezes pensava na minha avó, que a vida inteira tomou muito leite e mesmo assim tinha uma forte osteoporose. Isso me deixava intrigada. Acredito que a minha intolerância aconteceu em decorrência da quantidade de leite que ingeri. Realmente na minha família a dieta sempre foi com uma overdose de leite.

  4. Juliana sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 3:54 pm

    Carla,

    Mas será que ao excluir o leite, vc fez as substituições corretas? Será que vc ingeriu cálcio suficiente, a partir de outras fontes alimentares? Será que a sua ingestão de proteínas, nesses 8 anos não foi excessiva? Será que vc não tem deficiencia de vitamina D? Será que não tem nenhum disturbio hormonal que justifique essa osteoporose tão precoce?

    Inúmeros fatores precisam ser levados em consideração, antes de se fechar um diagnóstico!

    Com relação as informações contidas nessa matéria, não estamos afirmando que leite causa osteoporose, mas estamos falando de uma das teorias a respeito da deficiencia de cálcio. Uma coisa importante, é que muitas pessoas que ingerem muito leite e derivados, consomem quantidades excessivas de proteínas, que aumentam a perda de cálcio pela urina, o que por si só, já justifica os resultados encontrados na pesquisa.

    No seu caso, seria importante que o médico pesquisasse a fundo as causas da sua osteoporose.

    Gde abraço,

    Juliana

  5. Juliana sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 3:57 pm

    Olá Virgínia,

    A Ingestão de grandes quantidades de leite NÃO causa IL! O que ocorre é que com o passar dos anos, é normal a produção de lactase diminuir, causando uma diminuição da tolerância a lactose, e aí, quando a ingestão continua sendo alta, mas com menor produção da enzima, os sintomas da IL podem surgir. Em alguns casos, basta diminuir a quantidade de leite e derivados (sem excluí-los totalmente) que os sintomas melhoram.

    Gde abraço,

    Juliana

  6. Juliana sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 30th, 2010 6:50 pm

    Aline,

    Infelizmente não temos como te dizer se a ingestão de cálcio dela está adequada. Pelo que vc relata, me parece que ela ingere uma quantidade grande de carboidratos, o que também não é muito saudável, e a maioria dos alimentos que vc menciona, não contém uma quantidade significativa de cálcio. O ideal, é levá-la a um nutricionista, que através de uma anamnese (entrevista com perguntas bem específicas) detalhada, conseguirá obter os dados necessários para avaliar a ingestão, não só de cálcio, mas como de outros nutrientes também, e a partir daí poderá propor as mudanças necessárias.
    Além disso, a dosagem de cálcio não é uma medida segura para avaliar deficiencia deste mineral, já que, quando há necessidade de cálcio, para reações orgânicas, o cálcio necessário é retirado dos ossos e levado à corrente sanguinea, o que mascara o resultado do exame.

    Gde abraço,

    Juliana

  7. Jorge sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em julho 2nd, 2010 7:28 am

    Ingerir leite e derivados não previne osteoporose! O que previne osteoporose é ingerir folhas verdes e se expor a luz solar. O nosso organismo só está preparado para absorver o cálcio do leite (de origem animal) enquanto crescemos. Qual o mamífero se alimenta de leite na fase adulta? Nenhum é a resposta! De onde a vaca tira o cálcio que vai para o leite? Dos vegetais é a resposta! O leite só serve para desenvolvermos várias doenças na fase adulta e na velhice: osteoporose é uma delas e câncer também. Porque as mulheres orientais tem um baixissímo índice de Cãncer de mama? A resposta elas consomem pouquíssiimo leite ! O leite é um mito seu consumo na fase adulta é altamente prejudiciial, os produtores através da mídia induziram o ser humano a consumir o leite de forma errônea! O único leite que o ser humano deve consumir é o de sua própria mãe ! Tenho quatro filhos extremamente saudáveis e eles nunca consumiram leite de vaca!

  8. Maria sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em maio 20th, 2011 11:04 am

    Olá..
    Desde criança desenvolvi Intolerancia a lactose, mas nao tão forte o quanto está nos ultimos 5 anos, ou seja depois dos 30 anos, qualquer alimento que tenha o mínimo de leite ou derivado ja não me faz bem. A minha pergunta é; alguem sabe onde posso conseguir a lactase, com um preço pelo menos razoável. Aqui no Brasil, além de ser escarso, ninguem conhece, e quando se acha é uma fortuna!!! meu Deus…

  9. juliana_nutri sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em maio 22nd, 2011 1:25 pm

    Maria,

    A opção mais acessível é mandar fazer em farmácias de manipulação.

    Gde abraço,

    Juliana

  10. lucia oliveira sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 23rd, 2011 7:14 pm

    minha mae tem problema de calcio qual o leite indicado para ela qualquer leite que tomar aumenta o calcioo que fazer:

    lucia oliveira,

  11. juliana_nutri sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 24th, 2011 3:32 pm

    Olá Lúcia,

    A solução é evitar leite e derivados e preferir leite de soja sem adição de cálcio, como os leites caseiros a base deste grão, ou outros leites vegetais, como de arroz, de coco, etc, pois não há como retirar o cálcio dos laticinios e nem de produtos prontos para o consumo que receberam adição deste mineral.

    Gde abraço,

    Juliana

  12. Santos sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em janeiro 28th, 2013 10:22 pm

    E os animais carnivoros? nao comem folhas verdes! mas tambem amamentam, retiram o calcio dos ossos dos outros animais que comem e se pudessem beber leite tambem bebiam.
    Os seres humanos sao omniveros (capazes de ingerir vegetais e animais) o nosso sistema esta preparado para digerir ambas. Mas uma alimentaçao equilibrada para o ser humano consiste numa maior percentagem de consumo de vegetais e menor consumo de carne,
    Como o artigo diz, a melhor maneira e praticar uma alimentaçao saudavel e estilo de vida saudavel!

  13. beatriz sobre Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea? em junho 25th, 2013 12:46 pm

    Eu queria saber o calcio do leite aleguem me ajuda??????????????????

Tem algo a dizer?