Top

10 mitos e verdades sobre a lactose

fevereiro 7, 2012

Para quem acredita que lactose é puramente sinônimo de leite, está na hora de entender melhor sobre o assunto, fundamental para a sua saúde e bem estar. O Semlactose reuniu algumas das dúvidas mais frequentes de seus leitores e trouxe as respostas para cada uma dessas questões.

Tanto para os novatos no assunto, quanto para aqueles já mais familiarizados, as dúvidas estão sempre presentes quando a questão é intolerância à lactose. Mas afinal, o que são mitos e o que são verdades em relação a este açúcar que causa incomodo para tantas pessoas?

1. A lactose está presente em todos os alimentos lácteos.
MITO. Nem todos os alimentos elaborados a partir do leite de origem animal possuem lactose. Este é o caso de alguns queijos, que devido ao seu processo de fabricação, a lactose é eliminada naturalmente.

2. Leite de cabra ou de ovelha não tem lactose
MITO. Todos os leites de origem animal possuem lactose em sua composição. Até mesmo o leite materno. Alguns alimentos como iogurtes e queijos elaborados com leite desses animais podem ter a lactose eliminada seja pelo processo natural de fabricação ou pelo uso da enzima lactase.

3. Leite de coco não contém lactose
VERDADE. A lactose é um carbohidrato presente somente no leite de origem animal. Os chamados leites vegetais, como o leite de coco, de soja, arroz e outros não têm lactose.

4. A lactose é a principal causadora de alergias respiratórias em crianças.
MITO. É muito comum ouvirmos falar sobre “alergia à lactose”, mas acredite: a lactose nunca será a causadora de alergias! Quando falamos em alergia alimentar, são as proteínas do leite as principais causadoras de processos alérgicos em crianças. Proteína e lactose são substâncias diferentes, e com frequência são confundidas pela população.

5. Iogurtes contêm baixo teor de lactose, por tanto podem ser consumidos por pessoas com IL.
MITO. Segundo pesquisas feitas para identificar o teor de lactose de alguns iogurtes, foi verificado que a redução da lactose de iogurtes comuns (com culturas de lactobacilos vivos) é de apenas 20 a 30%. Para que a redução seja adequada para o consumo, ela deve ser acima de 70%, sendo que a tolerância ao produto será de acordo com cada pessoa. Por isso, apenas os iogurtes à base de soja ou iogurtes cujos rótulos indiquem claramente que são baixa lactose/sem lactose podem ser considerados adequados para o consumo por pessoas com IL.

6. Pessoas que fazem dieta de restrição aos lácteos necessitam fazer uma suplementação de cálcio.
VERDADE. O leite e seus derivados são boas fontes de cálcio e quando não estão presentes na dieta é necessário readequar a sua alimentação para obter o cálcio de outras fontes .  É comum acreditar que o cálcio esteja presente apenas em alimentos lácteos, mas isso não é verdade. Há diversos alimentos de origem vegetal que são ótimas fontes de cálcio como o brócolis, o espinafre, o gergelim, o amaranto e até mesmo o suco de laranja. Para quem quer ver uma lista completa de alimentos de origem vegetal que contenham cálcio acesse nossa matéria sobre suplementação de cálcio na dieta sem lactose. Outra opção são os produtos com adição de cálcio, como é o caso dos leites e iogurtes de soja.

7. A hipolactasia primária, a intolerância à lactose que geralmente ocorre em jovens adultos, é na verdade uma condição natural do ser humano.
VERDADE. Todos os seres humanos, assim como os mamíferos, deveriam beber leite apenas durante o período de amamentação. Com isso, a enzima lactase produzida pelo nosso organismo iniciava um processo natural de redução logo após o desmame. Foi ao longo de milhares de anos que o homem acabou sofrendo uma mutação genética, adquirindo a capacidade de continuar a consumir alimentos lácteos devido à persistência da produção da enzima lactase. Isso ocorreu a partir do momento em que alguns povos começaram a domesticar animais e introduziram o leite animal e seus derivados em sua dieta.

8. Ácido lático é um derivado do leite.
MITO. Um ingrediente muito comum em alimentos industralizados, o ácido lático utilizado na indústria alimentícia é 100% de origem vegetal.

9. Pessoas com intolerância à lactose não devem consumir nenhum alimento lácteo.
MITO. A IL é uma condição bastante individualizada. Cada pessoa possui um grau maior ou menor de intolerância com sintomas que também podem variar. Mas pode-se dizer que uma grande maioria dos IL podem consumir alimentos com baixo teor de lactose sem ter sintomas de intolerância, como queijos, manteiga e leites com baixo teor de lactose. Além disso, existem as cápsulas de enzima lactase que ajudam muitas pessoas a comerem alimentos lácteos.

10. Alimentos com traços de lactose estão liberados para os IL
VERDADE. Os traços de lactose são geralmente frações de leite ou derivados que alguns alimentos recebem devido a fabricação em maquinários compartilhados. Mas essas frações mínimas não afetam os intolerantes à lactose.

Participe! Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos sem lactose, etc. Para enviar a sua mensagem acesse nossa página de Contato.
Redação Semlactose
info@semlactose.com

Comentários

135 respostas para “10 mitos e verdades sobre a lactose”

  1. CARLA sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 9:25 am

    BOM DIA, GOSTARIA MAIS DE INFORMAÇÕES SOBRE ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE.MEU FILHO DE 4 ANOS NÃO É (iL). ELE NÃO PODE TER CONTATO NENHUM A LEITE,UM SIMPLES TOQUE NA PELE DEIXA ELE TODO EMBOLOTADO. ELE SÓ TOMA LEITE DE SOJA E IOGURTES DE SOJA,ATÉ O OVO FAZ MAL A ELE.E AJUDEM POR FAVOR.MUITO OBRIGADA

  2. vania Bandeira sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:18 am

    Alimentos com traços de lactose estão liberados para os IL, e para pessoas que tem alergia a proteina do leite também estão liberados?

  3. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:56 am

    Não Vania, os alimentos com traços de leite não devem ser consumidos por quem tem alergia às proteínas do leite. Dependendo do grau de alergia, há risco de ocorrerem sintomas graves. abs

  4. Gabriele sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 1:43 pm

    O Yakult é liberado para quem tem IL ?

  5. Elvira Zarzur sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 4:33 pm

    Tenho IL e descobri á pouco tempo, depois de muito sofrimento, faço a dieta e tb tomo o lactaid quando quero comer alguma coisa que sei que vai-me fazer mal mas gostaria de saber se todos os queijos são "proibidos", adoro queijo mas não como nenhum. Já me disseramq ue queijos maturados tem menos lactose, mas quais seriam esses queijos?

  6. Maristela sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 9:32 pm

    Ótimos esclarecimentos, parabéns pelo texto!

  7. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 9:59 pm

    Obrigada, Maristela!

    Gde abraço,

    Juliana

  8. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:09 pm

    Olá Gabriele,

    Depende! O Yakult, assim como outros leites fermentados, possuem uma quantidade menor de lactose, por conta do próprio processo de fabricação. Porém como existem vários graus de intolerancia, não temos como saber se todos os intolerantes serão capazes de consumir o produto sem apresentar sintomas.

    Gde abraço,

    Juliana

  9. Helena sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:20 pm

    Insisto que meus sintomas de rinite alérgica reduziram muito após eu retirar o leite da dieta. Quando fiz o exame da curva de tolerância à Lactose, em 10 minutos, o primeiro sintoma foi o nariz escorrendo, suor, só depois de 30 min os sintomas digestivos apareceram… Qual a relação da rinite com a Intolerância à Lactose? Os médicos descartaram a alergia ao leite.

    Parabéns pelo artigo, vejo vocês como meus parceiros e amigos, sou leitora assídua! Contudo, teimo em discordar com o item 4 da matéria… abraços, Helena.

  10. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:28 pm

    Olá Carla,

    Em nosso site vc encontrará diversas informações a respeito da alergia ao leite de vaca e a respeito da intolerancia a lactose e da diferença entre ambas.
    Em resumo, na alergia ao leite de vaca, o sistema imune reage às proteínas presentes no leite como se fossem um invasor, e disparam toda uma guerra para tentar combate-las a cada contato com aliementos que as contenha (ou que estejam "contaminados"). A alergia surge de uma predisposição genética, mas so se manifesta após o contato repetido a uma determinada substancia (ou alimento) e é possível desenvolver alergia a muitas substancias diferentes (como ao leite e ao ovo). O único tratamento disponível é excluir completamente o alimento e evitar qq tipo de contato com o mesmo! Com esses cuidados, há uma chance de no futuro o sistema imune deixar de reagir a estes alimentos.
    De toda forma, é importante que a criança alérgica tenha acompanhamento médico e nutricional (para fazer as adequações necessárias na alimentação, e prevebir o surgimento de defiiciencias nutricionais, que podem comprometer o desenvolvimento dela).

    Gde abraço,

    Juliana

  11. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:38 pm

    Olá Helena,

    Tudo o que publicamos em nosso site é com base em trabalhos científicos, publicados em revistas científicas de renome! E todos estes trabalhos indicam que sintomas respiratórios (como a rinite alérgica) NÃO tem nenhuma relação com a intolerância a lactose, mas podem estar relacionados com a alergia às proteínas do leite de vaca! Pode ser que vc apresente as duas condições (alergia ás proteínas E intolerancia a lactose), o que pode, de fato, causar confusão com relação aos sintomas. O exame para um problema, não descarta o outro, e é necessário fazer todos os testes específicos (inclusive os de alergia tardia, que nem sempre estão disponíveis em todos os laboratórios), pra excluir completamente um problema ou confirmá-lo.
    A lactose utilizada no teste de tolerancia pode estar "contaminada" com pequenas partículas de proteína do leite e com isso, podem disparar os sintomas alérgicos, pois os sintomas relacionados a lactose afetam somente o aparelho digestivo.

    Ficamos felizes em saber que nosso trabalho tem ajudado a nossos leitores!

    Gde abraço,

    Juliana

  12. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 8th, 2012 10:40 pm

    Olá Elvira,

    Realmente os queijos maturados contém menos lactose que queijos frescos.
    De uma olhada em nossas matérias anteriores, que vc encontrará todas as informações necessárias, ok?

    Gde abraço,

    juliana

  13. Caio sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 9th, 2012 10:08 am

    Ótimas respostas nesse artigo! Bem esclarecedor.
    Tem um ano e meio que tenho convivido com a IL, e me adaptei mais cortando tudo da minha alimentação. Então raras vezes faço uso da suplementação de lactase para comer alguma coisa. Até porque, mesmo com a ingestão da lactase manipulada ou da Lactaid sinto os sintomas de vômito e diarreia.
    Assim, gostaria de saber qual a melhor forma de recuperação, nessas ocasiões e quando ingiro acidentalmente.

  14. Elvira Zarzur sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 9th, 2012 12:02 pm

    Vou olhar. Obrigada e parabéns pelo trabalho, para quem, como eu, descobre de repente que não pode comer um monte de coisas, é bom ter uma fonte de informações como a sua.
    Abs
    Elvira

  15. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 9th, 2012 1:07 pm

    Olá Caio,

    Se vc apresenta vômitos e diarréia após ingerir lactose, mesmo fazendo uso das cápsulas, então a meida mais segura é NÃO ingerir lactose! Vômitos e diarréia provocam desidratação (que por sua vez, altera os batimentos cardíacos, prejudica todo o funionamento do organismo e pode levar á morte, principalmente no verão), não permitem a absorção dos nutrientes, podem lesar a mucosa de todo o aparelho digestivo, além de causar uma grande perda de sódio e potássio! A ingestão de pequenas quantidades de lactose só é liberada para quem não apresenta tais sintomas. Mas caso vc ingira algo contendo lactose, sem saber, e depois venha a passar mal, a única solução é ingerir bastante líquidos, para se manter hidratado, e mesmo assim, é bom ficar de olho nos sinais da desidratação!

    Gde abraço,

    Juliana

  16. Helena sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 9th, 2012 6:35 pm

    Vou insistir no exame de alergia tardia… Realmente o funcionamento de nosso corpo é uma incógnita… Temos que nos entender para dar preferência aos alimentos que nos fazem bem! Grande abraço, continuem nos ajudando, pois vocês do Sem Lactose são o amparo e o auxílio que precisamos!!! Obrigada!

  17. Jéssica sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 11th, 2012 11:35 am

    Olá! Descobri recentemente que tenho IL…minha médica me pediu o exame como rotina e apareceu no exame.Não sei ao certo que tipo de consequencias as pessoas com IL têm quando consomem leite e derivados,mas no meu caso tenho tido muitos gases e inchaço constante…o que levou a minha médica a pedir o exame.Gostaria de saber em relação a margarina e manteiga,se também não pode ser consumido(tenho essa duvida pq a quantidade que consumo diriamente é pequena.No pão mesmo)
    E queria saber também se existe no mercado alguma marca de iogurte de soja…já procurei na internet e ainda não consegui encontrar nenhuma.
    Obrigada

  18. Débora Sátiro sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 13th, 2012 8:21 pm

    O item 1(Alimentos com traços de lactose estão liberados para os IL) não vale para mim..realmente sinto um grande desconforto comento alimentos que possuem "traços de leite". Minha intolerância é de 98%, acredito que é por isso…

  19. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 14th, 2012 5:11 pm

    Jéssica,
    Manteigas e margarinas podem ser consumidas por pessoas com IL. Há o iogurte da Batavo Naturis em diferentes sabores à base de soja. Vc deve encontrar em supermercados. abs

  20. Luiza sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 14th, 2012 10:44 pm

    É possivel sentir os sintomas da intolerancia cerca de uma semana depois de ter ingerido um alimento com lactose ?

  21. IZABEL QUEIROZ sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 15th, 2012 1:20 pm

    Gostaria de saber se os requeijões contêm grande quantidade de lactose?
    E se xiste algum que possa ser comido por quem tem intolerância à lactose? Em Fortaleza existe algum local em que possa ser feito o GENOTESTE?

    Parabéns pelo site! Tem sido de grande importância em minha vida!

  22. Dan sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 16th, 2012 1:41 am

    Meu filho de 5 anos tem pouca IL ,descobrimos a pouco tempo,(6 meses)pela curva de crescimento e imunidade relativamente baixa.Esta usando quando precisa o LACTAID FAST.Em julho de 2012 faremos exames nele novamente,e possivel ficar normal,ou melhor ,o corpo dele produzir essa enzima para combater a lactose?Ele nao teve sintomas importantes,mesmo porque pela idade ,a altura dele e acima da media,a pediatra dele e que e muito minuciosa…

  23. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 16th, 2012 2:32 pm

    Olá Dan,

    Não há como saber se o organismo do seu filho voltará aproduzir a lactase! Até porque, isso depende de questões genéticas também e muitas pessoas já nascem predispostas a não tolerar a lactose por toda a vida. Na verdade, o "padrão" é que a tolerância a lactose diminua com idade e as pessoas que conseguem digerir este açúcar até a idade adulta, é que na verdade, são as "diferentes" pois essa tolerância vem de uma adaptação, de uma mutação genética que alguns povos sofreram.
    De toda forma, converse com a médica dele a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  24. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 16th, 2012 2:33 pm

    Olá Luiza,

    O mais comum é que os sintomas apareçam entre 30 minutos a 3 horas após a ingestão da lactose. Porém o desconforto abdominal pode persistir, dependendo da quantidade de lactose ingerida, da função intestinal, etc.

    Gde abraço,

    Juliana

  25. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 16th, 2012 2:43 pm

    Olá izabel,
    Sei que algumas marcas de requeijão possuem um teor mais baixo de lactose quando comparados ao teor de lactose do leite. Para vc se certificar sobre o teor de lactose, faça um contato com o fabricante do requeijão que vc gostaria de consumir. Os fabricnates devem ter esta informação disponivel pelo atendimento ao consumidor. Sobre o Genotest, entre em contato com a empresa e solicite mais detalhes. Abs

  26. Silvia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 18th, 2012 10:24 pm

    Olá, estou sendo diagnosticada para verificar se tenho IL, hj pela segunda vez fiz o teste de intolerancia a lactose e como da primeira vez já comecei a ter diarréia no laboratório, fiquei o dia todo assim… Gostaria de saber se após ingerir leite e seus derivados os sintomas demoram a passar e se dps de ingerir lactose nada que eu coma logo dps meu organismo vai absorver… Como funciona esse mecanismo? A lactose afeta minha flora bacteriana??? Adianta tomar o floratil??? Obrigada o site auxilia muitooo!!!

  27. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 20th, 2012 8:16 pm

    Olá Silvia,

    O tempo para melhora dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra, mas enquanto a diarréia persistir, a absorção dos nutrientes pode estar prejudicada.
    A lactose em si não prejudica a flora ontestinal normal, porém, na presença de disbiose, este açúcar pode ser fermentado pelas bactérias ruins e piorar o quadro. O Floratil é composto por um tipo de fungo e na maioria dos casos não resolve o problema da disbiose! Para tratar corretamente a disbiose intestinal, é necessário suplementar com tipos variados de lactobacilos (que devem ser prescritos por um nutricionista ou medico) e corrigir a alimentação, pois de nada adianta tratar somente com as bactérias "do bem", se hábitos alimentares inadequados e que favorecem a disbiose não forem corrigidos!
    Aliás, a correção dos hábitos alimentares é importantíssima também para corrigir possíveis deficiencias nutricionais ocasionadas pela má absorção.

    Gde abraço,

    Juliana

  28. Andreia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 23rd, 2012 10:02 am

    Bom, dia Jéssica !
    Descobri a IL há um ano, hoje já existem vários produtos no mercado a base de soja. Só que infelizmente a minha IL é muito alta, por isso tomo leite de soja e faço uso de creme vegetal ( becel ).
    O meu médico me receitou uma enzima pra tomar na hora que eu for comer alguma coisa que contenha leite.Qualquer duvida vc pode me escerver.

    Andreia

  29. Amabile sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 23rd, 2012 3:26 pm

    Ola, descobri a pouco tempo que tenho IL e estou me adaptando a nova alimentaçao. Reparei que muitos alimentos industrializados contem Soro de leite, isso quer dizer que contem lactose? E antes eu consumia os alimentos com lactose e nao passava mal, mas agora que tirei totalmente da minha alimentaçao reparei que se como algo que possa conter uma minima quantidade e muitas vezes sem saber, me causa diarreia. Isso pode ser porque agora meu corpo nao esta mais acostumado? Algo assim?

    Parabens pelo site, é de grande ajuda!!

  30. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 24th, 2012 5:31 pm

    Olá Amabile,

    Não necessariamente. O soro do leite contém lactose, mas tudo depende da quantidade de soro que foi utilizado no produto e se todos os componentes do soro foram utilizados. Quando se utiliza somente as proteínas do soro (as "whey protein"), a quantidade de lactose é mínima ou nenhuma.

    Com relação aos sintomas, eles podem variar de pessoa pra pessoa e ainda podem variar de intensidade numa mesma pessoa, dependendo da ocasião.

    Gde abraço,

    Juliana

  31. Bruno sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 26th, 2012 5:33 pm

    Uma pergunta: já existe a enzima lactase em comprimidos no Brasil? Um abraço.

  32. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 26th, 2012 10:43 pm

    Olá Bruno,

    No Brasil vc só encontra a lactase em farmácias de manipulação, ou então, precisa importar.

    Gde abraço,

    Juliana

  33. sandy sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 28th, 2012 12:28 pm

    Gostaria de parabenizar pelo site. Tem sido de grande valor para mim.

    Mas ao ler sobre os mitos e verdades – Alimentos com traços de lactose estão liberados para os IL
    VERDADE. Devo dizer que ao ingerir alimentos com traços de leite tenho sintomas da intolerância, principalmente se consumidos em grande quantidade Como se explica isso?

    atenciosamente,

  34. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 28th, 2012 4:00 pm

    Olá Sandy,

    Talvez o problema esteja justamente por consumi-los em grande quantidade! Se vc somar todos os "traços" ingeridos num dia, numa semana, num mês, seguidamente, pode ser que a quantidade de lactose ingerida não seja tão pequena quanto vc imagina!
    E pode ser que vc não seja só IL…é possível que exista uma alergia às proteínas do leite associada à IL…aí realmente, a ingestão de qq traço de leite pode fazer mal, e ser até bem perigoso à saúde.

    Gde abraço,

    Juliana

  35. naide ribeiro sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 28th, 2012 8:53 pm

    Boa noite,Juliana.Eu gostaria de saber se tem exames especificos detectar a alergia a proteina do leite,pois de tantas idas e vindas de consultas,ainda tenho duvida,desconfio que além de il o meu filho tambem é alergico a proteina, embora seu gastro afirma que não,seus sintomas qdo ingere leite : falta de apetite e dores abdominais e internamente ja apresentou : esofagite leve,gastrite leve e duodenite leve e na ultima endo deu moderada.O que vc acha? grata naide ribeiro

  36. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 28th, 2012 11:02 pm

    Olá Naide,

    É importante que seu filho seja avaliado por um especialista em alergia alimentar!
    Os exames mais comuns são os testes na pele, e a dosagem das IgEs específicas para as proteínas do leite de vaca. Mas também existem alguns exames, feitos nos consultórios de alguns profissionais, que detectam alergias tardias, mediadas por IgG.
    Tudo o q seu filho vem apresentando pode ter relação com alergia às proteínas do leite, com doença celíaca e até mesmo com outras alergias alimentares. Por isso a importância dele ser avaliado por um especilista no assunto, já que a IL não causa inflamação (gastrite, esofagite, duodenite).

    Gde abraço,

    Juliana

  37. Sandy sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 12th, 2012 2:14 pm

    Obrigada Juliana pela informação. Vou verificar com o meu médico. Fiz um teste de alergia a proteína há mais de dois anos e nada foi constatado. Como já passou muito tempo desde o teste, e comecei a apresentar esses sintomas devo repetir.

  38. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 12th, 2012 6:57 pm

    Olá Sandy,

    Há alguns tipos de alergia (mediadas por IgG) que não aparecem nos exames convencionais para alergia alimentar! bConverse com ele sobre isso também, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  39. Silvia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 18th, 2012 4:33 pm

    Ola, gostaria de saber se pão francês vai leite… Obrigada.

  40. Sandro sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 20th, 2012 8:03 pm

    Minha esposa tem o mesmo problema. Não pode consumir nada que possua traços de leite. Portanto, acredito que seria muito mais prudente NÃO recomendar a ingestão de alimentos com traços de leite.

  41. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 20th, 2012 9:05 pm

    Olá Sandro,

    Essa recomendação, referente aos traços de leite, não é nossa! É uma recomendação dos órgãos de saúde dos EUA e Canadá (já q o Brasil ainda não dispõe de recomendações semelhantes)! Os documentos elaborados por embos os órgãos vão mais além e indicam que a maiorioa dos intolerantes a lactose podem ingerir o equivalente a 240 ml de leite POR DIA, sem que isso cause problemas!

    Os traços de leite são pequenas partículas contendo fragmentos proteícos que podem desencadear sintomas em pessoas com alergia às proteínas do leite, mas raramente causam qq problema em quem tem IL. O problema maior (e mais grave) é que muitas pessoas que na realidade são alérgicas ao leite, acreditam ter IL (ou foram erroneamente diagnosticadas, ou mesmo, possuem os dois problemas ao mesmo tempo).

    Se a sua esposa se sente mal ao ingerir traços de leite, convém q ela pesquise melhor qual o verdadeiro problema, e evite tudo o q possa conter tais traços.

    Gde abraço,

    juliana

  42. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 21st, 2012 2:44 pm

    Olá Silvia,

    Dê uma olhada na matéria q publicamos há um tempinho atrás, q trata justamente disso: http://www.semlactose.com/index.php/2008/03/08/pa

    Gde abraço,

    Juliana

  43. Joel Dantas sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 24th, 2012 3:50 pm

    Oi Juliana, Estou fascinado com seu site.
    Depois de 3 anos de tratamento de enterocolite, minha médica me submeteu ao teste de IL e deu positivo. Porém o medicamento receitado, Mesacol 1200, contém lactose, que fazer, tomar ou não,
    Tenho 74 anos, se for possivel, me informe o que é disbiose. Abraços e parabens. Joel

  44. Celina sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 24th, 2012 6:12 pm

    O Sem Lactose é fantástico! Parabéns e obrigada!
    Estou há 3 dias fazendo a dieta sem lactose, pois sou IL, mas continuo tendo os sintomas. Saberia me dizer quanto tempo leva para que o intestino "perceba" que não precisa mais se esforçar tanto?

  45. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 24th, 2012 7:38 pm

    Olá Celina,

    Cada organismo reage de um jeito, e nem sempre a demora em melhorar necessariamente está relacionada à IL! Pode estar relacionada à disbiose intestinal, por exemplo. é necessário seguir a dieta de exclusão da lactose, por pelo menos 1 mês, para que a digestão melhore, e os sintomas diminuam. Além disso, é importante procurar manter uma alimentação variada e equilibrada, diminuir a ingestão de açúcares, gorduras, refrigerantes e de tudo o que pode dificultar a digestão e aumentar a produção de gases.
    Se ainda assim, os sintmas não melhorarem, é importante conversar com o médico eprocurar também a ajuda de um nutricionista.

    Gde abraço,

    Juliana

  46. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em março 24th, 2012 7:42 pm

    Olá Joel,

    a informação que temos (passada por uma farmacêutica) é a de que a quantidade de lactose nos medicamentos é muito pequena e não costuma causar problemas para quem tem IL e nem comprometer a absorção do medicamento. Somente em casos mais graves, de diarréia muito intensa, mesmo com quantidades muito pequenas de lactose, o médico pode prescrever o medicamento manipulado, indicando na receita que o qsp deve ser isento de lactose.

    Com relação à disbiose, de uma olhada nessa matéria, q escrevemos há um tempo atrás: http://www.semlactose.com/index.php/2009/08/20/di

    Gde abraço,

    Juliana

  47. Carolina sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 8th, 2012 12:48 pm

    Gostaria de saber quais os exames posso pedir para meu filho fazer para confirmar se ele e intolerante a lactose ou alegico a proteiba do leite. Meu filho tem5 anos e desde de novinho sofre com isso, come queijos, manteiga, e nao tem nada, mad quando toma todinho, iogurte e ate mesmo chocolates sem lactose depois de de uma semana mais ou menos ele apresenta assaduras no bumbum, vomitos, estomatite com febre altas. Estou desesperada ja, e gostaria de saber qual medico procurar. Adorei seu site. Att. Carol

  48. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 9th, 2012 11:25 pm

    Carolina,
    Procure um gastropediatra ou um alergologista. Ambos são especialistas na área sendo que o segundo é especialista em alergias. Eles poderão solicitar os exames necessários para avaliar se o caso do seu filho é intolerância à lactose, alergia às proteínas do leite ou ainda identificar se há alguma outra causa para os sintomas. Abs,

  49. Junia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 10th, 2012 10:32 am

    Adoro as matérias do site. Aqui no Brasil este é um tema muito pouco explorado e esclarecido. Quando descobri ser IL eu nunca tinha ouvido falar e fiquei muito desesperada. Agora descobri tb que possui uma baixa intolerância ao glúten, tornando mais complicado ainda. Também sou diabética, então, é difícil ser criativa para comer, buscar prazer né! Bem, não estou encontrando aqui no rio de janeiro o diet Shake violino sem lactose. Alguém conhece um estabelecimento que venda???? Ou telefone que eu possa comprar até caixa fechada… Eu adoro o produto mas parece que vende pouco por isso a dificuldade de encontrar. Obrigada pelas informações do site e pela existência do site. As dicas me ajudam e me aninham muito.

  50. débora salgado sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 10th, 2012 1:29 pm

    Jéssica, tem um iogurte maravilhoso com morango ou sem, chamado Lacfree. Tem um queijo que descobri este final de semana, na serra do ES. Domingos Martins, que é sem Lactose: queijo minas tipo padrão sem lactose Carnielli, mas só é encontrado no ES, especialmente na rede de supermercados Perim. um abraço. Débora

  51. débora salgado sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 10th, 2012 1:32 pm

    Elvira, descobri que no ES tem uma rede de supermercedos chamada Perim que vende os queijos tipo minas padrão sem lactose CARNIELLE. Eu experimentei e comprei é muito bom. abraços.

  52. Edileuza sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 11th, 2012 8:53 am

    Gostaria de saber qual farmácia em São Paulo que manipula a lactase e se existe alguma quantidade máxima que pode ser usada por dia.

    Parabéns pela matéria e pelo site. É uma bênção!!

    Edileuza

  53. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 11th, 2012 8:22 pm

    Olá Junia,
    Quanto maior as restrições, mais dificil fica a nossa rotina de alimentação. Mas como vc mesma já disse, encontrar prazer no que comemos é fundamental. Espero que o Semlactose continue a ajudar vc. Quanto ao Shake, não sei lhe informar onde comprar, mas seu comentário ficará disponível no site, caso alguém possa lhe dar esta dica. abs

  54. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 11th, 2012 8:25 pm

    Edileuza, existem várias farmácias de manipulação que manipulam a enzima lactase. Uma sugestão é a VicoFarma. O ideal é que vc leve uma receita médica com a recomendação da quantidade fornecida pelo seu médico. abs

  55. Marinalva sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 18th, 2012 8:27 am

    Bom dia, faz 1 mês que descobri a IL e não estou mais consumindo lactose, msmo assim as vezes tenho diarréia e dores abdominais, mas as vezes está normal,por um acaso demora para o intestino voltar ao normal mesmo sem o consumo dos lacteos?

  56. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 18th, 2012 7:32 pm

    Olá Marinalva,

    Engeral, em 1 mês os sintomas tendem a melhorar. Se até o momento, não melhoraram, é importante vc verificar se não está ingerindo lactose "escondida" em determinadas preparações, e até mesmo, pesquisar outras possíveis causas para estes sintomas.
    Converse com seu médico a respeito, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  57. Lia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 25th, 2012 11:42 pm

    Ola,minha filha tem 3anos e tem problemas com a proteína do leite,e soja,acontece que adora queijo pois ja provou e chora , existe algum tipo de queijo que posso dar p ela comer? Obrigada.

  58. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 26th, 2012 4:22 pm

    Olá Lia,

    infelizmente não há nenhuma opção, a não ser os "queijos vegetais", como o desta receita de "queijo de castanha: http://papacapimveg.com/2011/02/22/eu-tambem-nao-….
    Os queijos com leite de cabra ou de ovelha, só poderão ser dados com segurança se ficar comprovado que sua filha não faz reação cruzada a eles, já que é muito comum crianças alérgicas ao leite de vaca, apresentarem este tipo de reação ao leite (e derivados) de outros mamíferos.

    Gde abraço,

    Juliana

  59. Luciana sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em maio 25th, 2012 2:51 pm

    No meu caso os alimentos com traços de leite me dá reações não tão forte como um alimento com leite, mas tenho reações.

  60. Nih sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 15th, 2012 5:26 pm

    Olá!
    Eu tenho IL desde pequena, até que comecei a fazer um tratamento e melhorei. Esse foi o período que eu consumia de tudo até mesmo o leite, mas a constipação era constante sendo essa a única reação. Por volta dos 18 anos de idade ainda consumia alimentos a base de leite, mas me sentia um pouco "estufada". De uns 2 anos pra cá, notei que a intolerância piorou. Então pesquisando sobre remédios para aliviar os sintomas encontrei a Lactase que pode ser encontrada em farmácias de manipulação.Cheguei a utilizá-lo, e realmente ele alivia o desconforto das dores abdominais ao ingerir algum alimento com lactose. Eu tomava 2 cápsulas conforme prescrito e somente quando ia em alguma ocasião que eu não poderia evitar os alimentos. Logo comecei a sentir muita dor abdominal e fraqueza, dores fortes de cabeça. Então fui ao médico ele constatou que estava com o intestino inflamado. Comentei com ele sobre a enzima Lactase que tomei, ele me explicou que a enzima ajuda a digerir, mas que a lactose se fixa na parede do intestino e impede a absorção dos outros nutrientes. Esse era o motivo da fraqueza. Me pediu exame de sangue, constatou-se que eu estava me encaminhando para uma anemia. Descobri então que a minha IL estava em um grau bem alto. Tive que tirar qualquer alimento que tivesse leite ou derivado. Encontrei um pouco de dificuldade de encontrar alimentos em lanchonetes e padarias, como tive que me cuidar mais andei pesquisando nos rótulos dos produtos alguns que poderia consumir como a maionese da marca D'ajuda.

  61. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 21st, 2012 10:22 pm

    Nih,
    Que bom saber que seu médico fez um diagnóstico do seu caso. A dieta de restrição aos lácteos nem sempre é muito simples, mas no nosso site vc deve encontrar diversas dicas de produtos sem lactose. Outra dica é procurar lojas e restaurante que trabalhem com alimentos veganos. Eles são totalmente isentos de leite ou qualquer outro tipo de ingrediente de origem animal. Faça uma visita a uma loja de produtos naturais. Muitas possuem uma grande variedade de alimentos sem leite. abs

  62. Deni sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 27th, 2012 4:33 pm

    Ola ,fazem dois dias fiz um teste de IL e deu positivo , tomei uma garrafinha de lactose no dia do teste uns 40 minutos depois vieram os efeitos . A partir do momento do teste ja não consumo mais alimentos com lactose , porém ainda sinto algum desconforto , é normal ainda sentir esse desconforto ? Em quanto tempo livre de lactose se regulariza a funcão intestinal ?

  63. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 28th, 2012 9:20 pm

    Olá Deni,

    Dois dias é um período muito pequeno para garantir uma melhora completa dos sintomas! São necessários alguns dias, para melhorar, poré, é importante fazer a dieta de exclusão por 1 mês, para que os sintomas fiquem totalmente sob controle.

    Gde abraço,

    Juliana

  64. Paula sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 24th, 2012 9:50 pm

    Olá
    Minha filha de 2 anos apresentou uma pequena IL e ao substituir os produtos a base de leite por outros a base de soja ela apresentou diarreia e assadura, é possível que ela esteja com alergia a soja ? Ela esta tomando agora o leite de cabra e deu uma melhorada não tem feito mais coco toda hora e a barriga não tem ficado tão distendida como antes, porém descobri que o leite de cabra tem lactose, o que devo fazer ?

  65. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 26th, 2012 9:21 pm

    Olá Paula,

    Primeiramente é necessário esclarecer se sua filha tem IL mesmo ou se está reagindo às proteínas do leite. O leite de cabra tem tanta lactose quanto o de vaca, mas se sua filha o está tolerando bem, é mais provável q ela seja alérgica às proteínas do leite de vaca e não, intolerante a lactose.
    Ela também pode estar fazendo alergia à soja.
    Converse com o médico dela a respeito.

    gde abraço,

    juliana

  66. Maria Eduarda sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 5th, 2012 1:44 pm

    Olá, é verdade q a lactose faz mal ao ouvido? pois meu médico me proibiu..

  67. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 5th, 2012 10:01 pm

    Olá Maria Eduarda,

    Tavez seu médico não tenha conseguido exlicar bem a questão. Diretamente a lactose não causa nenhum problema no ouvido, porém, caso vc tenha intolerância a lactose e esta intolerancia cause refluxo, o refluxo, durante o sono (qdo vc está deitada), pode causar irritação da garganta e do ouvido.
    Outra questão é q algumas pessoas com alergia a proteína do leite (muitas vezes confundida com a IL) podem apresentar problemas respiratórios e irritação no ouvido.
    Convém tentar esclarecer junto a seu médico o q vc realmente tem e a partir daí, procurar um nutricionista, para adequar sua alimentação.

    Gde abraço,

    Juliana

  68. Daniela sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 21st, 2012 10:05 am

    Tenho uma neném de10 meses e, desde os 2 meses de idade, quando percebi que ao ingerir maior quantidade de produtos lácteos ela tinha vômitos, cólicas e diarréia, suspendi da minha alimentação tais produtos e tudo se resolveu. Agora, os médicos me aconselharam (sem qualquer teste) que eu a desmame e introduza formulas infantis a base de soja (ela já come frutas e sopinhas), pois perdi muito peso e minha saúde está um pouco frágil. Só que ela não aceita! Minhas dúvidas são: há algum teste específico para determinar alergia ou intolerância ao leite de vaca para bebês? São de preço acessível? No caso de reintrodução de produtos lácteos na minha alimentação sem deixar de amamentá-la, por onde devo começar?

  69. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 27th, 2012 9:46 pm

    Daniela,
    É normal a conduta médica de exclusão de determinado alimento, mesmo sem exames, quando se trata de bebês. Pelo seu relato, é possível que seu bebê tenha Alergia às proteinas do leite ao invés de intolerância à lactose. Se ela não aceita é possivel conversar com o medico e pedir uma outra sugestao de formula infantil ou sugestao do que adicionar para tonar o sabor mais agradavel ao bebê. Se vc continuar amamentando, o ideal é só reintroduzir lacteos a sua dieta com acompanhamento médico. Abs

  70. lucas sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 1st, 2012 7:23 pm

    ola , ontem de ontem fis o exame de intolerancia a lactose , e la msm no laboratora começou a me dar diarreia , e ficou assim o dia todo , agr a diarrei paro mas meu estomago esta muito doendo , oq q sera isso , como posso tratar ?

  71. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 4th, 2012 10:46 am

    Olá Lucas,

    Infelizmente esta é uma reação normal pra quem tem IL, quando faz o teste. É mais um dado que ajuda o médico a fechar o diagnóstico. Infelsmente também não muito o que fazer, a não ser, ingerir bastante líquido, evitar leite e derivados e alimentos que possam agravar a diarréia e o mal estar, como gorduras, refrigerantes, frituras, etc.

    Gde abraço,

    Juliana

  72. Karol Caldas sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 5th, 2012 1:23 pm

    Olá, tenho IL e tomo uma cápsula de lactase que foi manipulada, o certo é eu tomar meia hora antes de ingerir produtos lácteos, o que eu quero saber é se é só esse tempo ou pode durar duas horas e eu vo poder continuar comendo?

  73. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 6th, 2012 11:42 pm

    Olá Karol,

    O ideal é não esperar mais do q 30 min, pq a lactase perde seu efeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  74. Vitorsilvaa sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 17th, 2012 6:57 pm

    quando eu era bebe eu ingeria o leite materno até os 6 meses de idade, então eu nasci sem a deficiencia de ingerir lactose, mas depois de um tempo comecei a ter os sintomas tendo assim a redução da lactase ao longo do tempo eu posso voltar ao normal consumir produtos com lactose sem problemas ?

  75. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 18th, 2012 11:51 pm

    Olá Vitorn,

    Infelizmente não temos como saber. Cada caso é um caso. Sugerimos q vc consulte um gastro, para uma nova avaliação do seu caso.

    Gde abraço,

    Juliana

  76. Silvia Martins sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 19th, 2012 6:59 pm

    Boa noite,
    Gostaria de saber se uma criança de 09 annos pode tomar o leite 90% menos Lactose sem prejuízo algum na alimentação. Essa criança foi alimentada com leite materno até os 3 anos. Grata. Silvia

  77. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 19th, 2012 9:19 pm

    Olá Silvia,

    Não entendi a sua dúvida.
    A criança costuma fazer uso de algum tipo de leite? Tem alguma história de IL ou de ALV? Ou a famíla quer adotar o leite baixa lactose para todos? Em que quantidade esse leite seria usado?

    Gde abraço,

    Juliana

  78. Aline Mendes sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 30th, 2012 5:09 am

    Olá Juliana,
    Gostaría de saber se intolerância a lactose pode interferir no crescimento da criança e do adolecente.

    Grata,

    Aline

  79. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 30th, 2012 11:42 pm

    Olá Aline,

    Prejudica se houver má absorção dos nutrientes, pela ingestão continuada de leite e derivados, em detrimento de outros alimentos, e se a diarréia persistir. Caso contrário, o crescimento é normal.

    Gde abraço,

    Juliana

  80. Elaine sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 12th, 2012 3:08 pm

    Olá me chamo Elaine e tenho um filho de 5 anos que foi diagnosticado no ano passado com IL e desde então, ssubstitui o leite dele por leite com 90% menos lactose, e rapidamente ele melhorou os sintomas que tinha que era uma éspecie de diarréia crônica, ficou 3 meses assim até descobrirmos o que era, porém, no mês passado a pediatra que procurei receitou pra ele um remédio pra verme que fez ele ter os mesmos sintomas do ano passado, o que ser que ocorreu? que especialista devo procurar pra fazer mais exames? estou muito angustiada com seu problema, ele faz "fezes" na cueca sem conseguir segurar e levo em pediatras que nem se quer pedem exames (sus) um absurdo!
    Desde já agradeço atenção!

  81. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 16th, 2012 12:56 pm

    Olá Elaine,

    Produre um gastropediatra ou um alergologista, para uma melhor avaliação do caso.

    Gde abraço,

    Juliana

  82. Mario Ribeiro sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 19th, 2012 10:34 pm

    Pra quem não toma leite é possível ter a intolerãncia a lacotose? Eu fiz os exames e acusou e já estou fazendo otratamento com lactase 200g.

  83. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 20th, 2012 1:10 pm

    Mario, vc apenas não toma leite ou vc não consome nenhum tipo de derivado do leite? A intolerância à lactose ocorre mesmo se vc não consumir nenhum lácteo.

  84. Simone sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 18th, 2012 11:15 am

    O que é o lactil lactato de cálcio?

  85. Julia Pedri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 19th, 2012 10:25 am

    Olá, tenho IL moderada, posso comer sem maiores transtornos (vômito, diarréia), mas fica com o estômago pesado e me dá uma certa náusea. Comecei a tomar Lactaid em algumas ocasiões, mas não sempre. Tomei uns 10 comprimidos e até então estava funcionando tudo bem. Nas últimas 3 vezes que ingeri o comprimido (sendo 1 por semana), passei muito mal. na primeira e segunda vez tive náusea seguida de vômito, vomitei muito mesmo. Na última vez, além do vômito, me deu cólia intestinal e diarréia. Não vejo outro motivo senão o comprimido, pois nos 3 dias eu ingeri. Alguém já ouviu falar disso? Pesquisei na internet mas não encontrei nenhum caso.

  86. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 20th, 2012 6:42 pm

    Olá Júlia,

    Algumas pessoas relatam não se sentirem bem com o uso da lactase, seja porque fazem algum tipo de reação ao produto, seja porque inadvertidamente exageram na lactose e o suplemento "não da conta". No caso de reação à lactase, infelizmente não há muito o q fazer, a não ser evitar alimentos contendo lactose na composição e "aposentar" o produto.

    Gde abraço,

    Juliana

  87. Christiane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 21st, 2012 7:55 pm

    Oi Luciana, eu não concordo com a última resposta. Eu sou afetada por alimentos com traços de leite. Meu médico proibiu o consumo. Já os compridos da enzima podem não "quebrar" toda a lactose, e para mim sinto os sintomas mesmo assim.
    Sinto sintomas moderados a grave com alimentos que tenham traços de leite.
    Ontem comi um peixe com caldo knorr em pó de legumes (só depois de comer vi que tinha traços de leite), fazia um mês que estavam sem sintomas (a minha dieta é 101% sem lactose), senti sintomas pela tarde, e hoje inclusive tive vários sintomas o dia inteiro. Aqueles leite e queijos e outros que dizem 0% de lactose me parece que não se aplicam a mim também, sempre sinto os sintomas, e agora que estou muito melhor, tenho medo de comprar essas coisas com a enzima lactase :(
    Estou ingerindo só leite de soja, mas não gosto muito.
    Achei que seria mais fácil. Vi 20 pessoas da minha família comerem bolo sorvete pudim etc na minha frente e não pude comer nada.
    Tenho dores no intestino, ainda estou em tratamento de recuperação do intestino, quem sabe daqui 1 ano volto a consumir ao menos as coisas com 0% de lactose, ou 90% menos e com traços de leite né?

  88. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 23rd, 2012 2:30 pm

    Ola Christiane,

    Pelo seu relato, pode ser que além da IL vc também tenha hipersensibilidade às proteínas do leite, o q explicaria seus sintomas com o consumo de traços de leite e com a ingestão de alimentos contendo zero lactose. Isso também acontece comigo e demorei até descobrir, pois como no meu caso, a hipersensibilidade é tardia, mediada pelas IgGs, ela não aparecia nos exames convecionais de alergia (que dosam as IgEs).
    Se for esse o caso, a solução é realmente a exclusão completa de leite, derivados e de tudo que possa conte-los, mesmo que sejam apenas "traços".

    Gde abraço,

    Juliana

  89. Roberta sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 4th, 2012 6:41 pm

    Olá, gostaria de saber qual especialista trata e diagnostica essa enfermidade. Eu acho que sofro desse mal…

  90. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 4th, 2012 8:31 pm

    Olá Roberta,

    Para diagnosticar a IL vc precisa procurar um gastroenterologista e para tratar, precisrá da ajuda de um Nutricionista.

    Gde abraço,

    Juliana

  91. Desiree Silveira sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 5th, 2012 9:50 pm

    A alergia a proteina do leite sempre vem acompanhada de sintomas respiratorios e de manchas na pele? ou pode confundir com a intolerancia a lactose e apresentar apenas a diarreia e sintomas gastrintestinais?

  92. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 7th, 2012 8:37 pm

    Olá Desiree,

    Na IL os sintomas são apenas gastrointestinais. Já na ALV, os sintomas podem ser gastrointestinais, mas tb pode afetar qq outro sistema do corpo, podendo causar urticária, manchas na pele, sintomas respiratórios, dor de cabeça, etc, etc.

    Gde abraço,

    Juliana

  93. aurelio sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 9th, 2012 10:45 am

    Bom dia, recebi em uma mensagem um trabalho em powepoint auto-explicativo sobre a relação de câncer mamário e prostático e a lactose, onde na China o índice de câncer é mínimo e o chinês não é consumidor de leite. Analisando a apresentação e diversos casos que tenho conhecimento de pessoas que morreram desta doença, vejo uma relação que o leite pode ser causador, senão vejamos: no interior do país em regiões pobres onde não chegam alimentos industrializados em sua maioria, ou mesmo o poder aquisitivo é ínfimo para o consumo, diferente das cidades, as pessoas também estão sofrendo deste mal, entretanto o leite está no consumo, porque o acesso é possível, pois sempre tem uma vaca a disposição. Entendo que devem existir pesquisas a este respeito, porem devem existir interesses em não publicá-las. Gostaria de saber a respeito se você conhece algum estudo no Brasil sobre esta relação LACTOSE X CANCER. Obrigado

  94. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em dezembro 9th, 2012 1:45 pm

    Olá Aurélio,

    No Brasil, não conheço nenhum artigo, mas existem muitos estudos internacionais relacionando a ingestão de leite e derivados ao surgimento dos mais diversos tipos de câncer, mas não por conta da lactose. Os lácteos em geral (leite, queijos diversos, iogurtes, etc), estimulam a produção de insulina e por conta disso, podem agravar um quadro de resistência insulínica, que por sua vez, favorece tanto a obesidade, quanto o crescimento de tumores. Se fizermos uma análise do nosso estilo de vida moderno, do excesso de poluentes e toxinas aos quais estamos expostos, e à nossa alimentação, pobre em frutas, legumes e verduras, e excessiva em lácteos, açúcar, gordura e farinhas refinadas, veremos que tudo contribui para o aumento das taxas de câncer!

    A IL afeta (em algum grau) cerca de 70% da população mundial, porque a diminuição da produção da lactase é algo fisiológico, ou seja, nosso corpo foi programado geneticamente para que perdessemos a capacidade de digerir o leite ao longo dos anos, porém as pessoas insistem em continuar exagerando na ingestão de lácteos, excedendo a própria capacidade orgânica de digeri-lo e alimentando problemas como o câncer.

    Hj, eu penso que a IL pode na verdade, ser uma grande proteção contra o câncer, por conta de tudo que já li a respeito e por conta de tudo que meus professores (na pós graduação de Nutrição Funcional falam a respeito). Não que seu ache q leite e derivados precisem ser banidos da alimentação (mesmo eu mesma não podendo consumi-los por ter IL e alergia tardia às proteínas do leite), mas penso que seu uso deva ser bem moderado,pois há um exagero das pessoas, de um modo geral, em seu consumo.

    Se vc tiver interesse em ler mais, no Pubmed <a href="http:// (www.pubmed.com)” target=”_blank”> <a href="http://(www.pubmed.com)” target=”_blank”>(www.pubmed.com) vc encontrá artigos científicos sérios a esse respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  95. Gabriel sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 20th, 2013 6:03 am

    Olá, pfvr alguem me tire uma duvida. Se eu exagerar um pouco na lactose somente um dia, eu posso passar a ter problemas com isso?
    Eu nao tenho nenhuma intolerancia e nenhum problema com leite, tomo todos os dias, só q ontem eu exagerei um pouquinho e deu uma leve dor de barriga e tals, hoje eu devo passar o dia com zero lactose ou posso ainda tomar um pouco de leite? a dor de barriga ja passou… grato desde ja

  96. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 20th, 2013 6:41 pm

    Olá Gabriel,

    O q determina se teremos IL ou não, são fatores genéticos. O fato de vc exagerar na lactose um dia, não fará diferença nenhuma nisso.
    A questão é q quaquer tipo de exagero não é saudável, né? A chava para a boa saúde é a moderação.

    Gde abraço,

    Juliana

  97. hendrewf sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 24th, 2013 2:33 am

    Quando era menor 4 anos por ae possuia ela, mas agora parece ter sumido com meus 18 anos tomo leite a vontade sem me fazer mal como faxia antes. Ela pode ter sumido?

  98. olin sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 29th, 2013 1:10 pm

    Formidável gostei muito destas informações, agora estou expert no assunto, depois de sofrer elaborando dietas para suprir cálcio e proteínas.

  99. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 30th, 2013 9:11 pm

    Olá Hendrewf ,

    Em alguns casos a IL pode regredir ou os sintomas podem diminuir a intensidade.
    Converse com seu médico a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  100. Luciane sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em fevereiro 17th, 2013 11:44 am

    Simone, leia uma matéria que esclarece sobre o tema. http://www.semlactose.com/index.php/2008/09/30/ac

  101. cristina sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em abril 19th, 2013 1:35 pm

    olá,
    sou intolerante a lactose e não posso consumir manteigas ou margarinas . Apenas a margarina BECEL pode ser consumida por quem tem muita intolerância como eu. Ela não faz mal algum e pode ser encontrada facilmente nos supermercados

  102. Germano Barros sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 15th, 2013 8:12 am

    Olá, tenho (IL) bem severa e sinto desconforto e ate diarréia quando consumo presunto, hambúrguer e salsichas. Pesquisando descobri que alguns produtos industrializados como carnes processadas e ate alguns medicamentos contem lactose. Que outros produtos acima de qualquer suspeita podem conter lactose sem constar em seus rótulos? (isso não devia ser lei?!)

  103. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 17th, 2013 7:41 pm

    Olá Germano,

    Infelizmente não há nenhum leite que obrigue os fabricantes a informar de modo mais claro, a presença de lactose em seus rótulos. Mas quando há algum componente do leite, isso costuma vir descrito na lista de ingredientes (por ex: soro do leite, etc), Entretanto, os seus sintomas podem ter relação também com a quantidade excessiva (e o tipo) de gordura presente em tais alimentos e com a quantidade de aditivos químicos, nada benéficos à saúde, presente nos mesmos.

    Na lista a seguir, dá para se ter uma idéia da forma como a presença de leite é descrita nas embalagens: http://www.semlactose.com/index.php/2008/07/11/li

    Gde abraço,

    Juliana

  104. Geisi sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em junho 28th, 2013 7:53 pm

    Descobrir a pouco tempo que meu filho de cinco anos tem tolerância a lactose, ele sempre reclamou uma dor na perna, então comecei a perceber que quando ele reclamava sua barriga ficava inchada, porém os médicos nunca falou nada, diziam que poderia ser o fato dele respirar pela boca então sua barriga enchia de ar, mas com 4 anos ele fez a cirurgia de adenóide e mesmo assim a sua dor na perna continuava, então tornei a procurar um médico para saber o que realmente estava acontecendo com meu filho. Depois de alguns exame um deles sendo uma ultrassonografia constatou que ele possui linfonodos mesentérico globosos e com hilo gorduroso preservado. A medica me disse que o que causa isso e tolerância a lactose, e agora o que eu dou ele durante o dia, como fazer uma alimentação saudável, o que ele realmente pode comer sem que isso o prejudique?

  105. janete sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 4th, 2013 2:27 am

    o leite e o maior alimento das celulas canserigenas o que e verdade e o que e mentira

  106. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 5th, 2013 11:03 am

    Olá Janete,

    O leite (e seus derivados) não exatamente alimentam as células cancerígenas, mas podem favorecer o crescimento de tumores por diferentes maneiras.

    Gde abraço,

    Juliana

  107. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 5th, 2013 11:07 am

    Ola Geisi,

    É mais provável que esse aumento dos linfonodos mesentéricos tenha relação com uma sensibilidade as proteínas do leite e não com a lactose. Assim, a primeira medida seria excluir leite e derivados da alimentação do seu filho. O leite não é um alimento indispensável, mas é necessário que a alimentação seja bastante variada e priorize alimentos pouco processador, como frutas, legumes, verduras, carnes magras, arroz, feijão, etc.
    Procure um Nutricionista, para ajudá-los.

    Gde abraço,

    Juliana

  108. russell sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 13th, 2013 12:33 pm

    Ola queriam que me respondessem eu tomo leite de vaca ou muita coisa que vai leite e passo muito mal.
    Um dia fui para no hospital para tomar soro porque estava vomitando muito qual é o casa se não tem assima!!!

  109. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 14th, 2013 8:47 pm

    Olá Russell,

    Procure um alergista para uma avaliação. Pode ser q vc esteja apresentando algum tipo de reação ao leite e derivados.

    Gde abraço,

    Juliana

  110. cecilia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 20th, 2013 6:11 pm

    Meu filho de 1 ano e 7 meses tem intolerância a lactose e ainda mama no peito de duas a quatro vezes ao dia. Eu tambem necessito reduzir o consumo de leite e derivados? Quanto tempo a lactose demora para ser processada pelo organismo?

  111. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 22nd, 2013 2:44 pm

    Olá Cecília,

    se seu filho toma leite materno e não apresenta problemas, é porque ele não tem IL!!!
    É mais provável que ele tenha alergia às proteínas do leite e aí sim, vc necessita fazer dieta de exclusão total de leite e derivados para evitar que ele apresente algum sintoma.
    O leite materno contém muito mais lactose que o leite de vaca e a IL em bebês é bem mais rara que a alergia ao leite de vaca.

    Gde abraço,

    Juliana

  112. Mya sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 25th, 2013 9:52 pm

    Olá! Estou na academia e faço treino pra hipertrofia, me recomendaram uma proteína isolada para tomar como forma de implementar a minha dieta, mas me advertiram que nao deveria tomar iogurte, nem consumir leite de vaca.

    Qual a divergência em consumir lactose x proteína?!

    Obrigada

  113. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em julho 26th, 2013 10:47 pm

    Olá Mya,

    Quem recomendou o uso da proteína? Foi algum Nutricionista?
    Vc tem intolerância a lactose? Tem algum histórico de alergia às proteínas do leite?
    Para cada situação, há uma recomendação diferente…assim, converse com seu Nutricionista a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  114. lilian sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 7th, 2013 6:54 pm

    Olá, tenho intolerância 100% a lactose e não consumo nenhum produto com lactose, porém continuo tendo diarreia constantemente, quase que diariamente, já fiz todos exames e não tenho nenhum outro problema, já estou no quinto gastro e um deles chegou a questionar como sei que não escapa nada com lactose, respondi que leio os rótulos… Será que são os traços de leite (pois a maioria tem)?

  115. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 7th, 2013 10:48 pm

    Olá Lílian,

    Vc já fez os exames para avaliar doença celíaca? Já pesquisou verminoses? Alergia às proteínas do leite?
    Traços de leite não costumam causar reações (principalmente diarreia) em quem tem IL, até pq nos "traços", o que existe é basicamente fragmentos de proteínas do leite…
    É importante que vc tenha um médico de confiança e que ele pesquise todas as possibilidades.

    Gde abraço,

    Juliana

  116. Micaella sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 9th, 2013 11:18 am

    Bom dia pessoal, tenho intolerância a lactose em um nível bem alto. Acabei de comprar um suplemento para que eu possa voltar a consumir alimentos com lactose, só que não sei como controlar o consumo e o uso desse medicamento, o que devo fazer ? Tem alguma quantidade que poderia consumir que não passarei mal?
    Obrigada,

  117. Letícia sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 9th, 2013 5:20 pm

    Olá, tenho intolerância a lactose.. mas, acho que não é muito, posso tomar quantos copos de leite de baixa lactose (Ninho) por dia sem passar mal?

  118. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 9th, 2013 11:02 pm

    Olá Micaella,

    Sugerimos que vc procure orientação médica, já que nós não podemos dar nenhuma orientação nesse sentido.

    Gde abraço,

    Juliana

  119. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 9th, 2013 11:21 pm

    Olá Letícia,

    Não temos como saber, já os graus de IL variam muito de uma pessoa para outra, assim como a quantidade de lactose que cada um é capaz de tolerar.
    Só mesmo vc será capaz de avaliar.

    Gde abraço,

    Juliana

  120. AnaCris sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em agosto 30th, 2013 2:35 pm

    Faz pouco tempo que descobri que tenho IL. antes de descobrir meu organismo estava todo estranho, além do inchasso abdominal, e dores abdominal, enjoos e cólicas, a diarréia era presente sempre pela manhã.Cheguei a pensar que estava grávida, a 1ª médica que passei, de cara me pediu um exame IL, e ultrassonografica Abdominal, devido burocracias do convêncio não consegui passar nela p/ levar os exames, e passei com outra, que não identificou a IL no exame e nem viu que meu intestino estava inflamado, não confiando e ainda sentindo o disconforto passei com outroo médico e logo de cara disse que eu sou IL 90%, foi um alívio saber que não era nada de grave, mas por outro lado eu ainda tenho os sintomas mesmo não comendo nd com lactose, faz 2 semanas que estou tomando rémedio que ele passou mesmo pq além a IL estou com uma gordurinha no fígado então tudo está ruim, não sinto vontade de comer nada, tenho enjoos, o abdomem deu uma diminuida, mas minha dieta tem sido radical, devido ao problema do fígado eu não posso massas, raizes, frutas cítricas, doces, pois é gente não vejo a hora do meu organismo voltar a funcionar normal, há 3 semanas atrás tomei um 1vidro de remédio celestamine p/ tosse pq estava muito gripada, li na composição que ele contém lactose, gostaria de saber se esse disconforto ainda é pq tem resquício da lactose no meu corpo? E como não tenho contato com nínguém que tenha IL, gostaria de saber se o disconforto do abdomem, do estomago(enjoo), as diarréias somem se não ingerir nd com Lactose?

  121. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 1st, 2013 10:50 pm

    Olá Ana,

    Se vc está fazendo corretamente a dieta e ainda não melhorou dos sintomas, convém conversar com seu médico, para que ele continue pesquisando outras possíveis causas do seu desconforto, já que outros problemas podem estar relacionadas à IL, como a doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, verminoses, etc.
    Seria interessante também que vc procurasse um nutricionista para que este profissional possa orientar corretamente a sua dieta.

    Grande abraço,

    Juliana

  122. ivani Ribeiro sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 12th, 2013 10:24 pm

    meu filho tem 5 anos,desde q nasceu foi contatado q tem IL,e proteína do leite,só que tem que ele adora derivados do leite,ai estou dando leite zero lactose mais não está funcionando,ele continua entupindo o nariz e tosse muito.Oque fazer se ele não gosta de leite de soja mas adora leite Piracanjuba e comer mussarela alguns médicos falam que a mussarela pode comer,mas o queijo não.Oque fazer se tudo é de origem animal.

  123. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 14th, 2013 9:17 pm

    Olá Ivani,

    Se seu filho apresenta alergia às proteínas do leite, é perigoso vc continuar permitindo que ele faça uso de leites com baixa lactose, queijos ou qualuqer derivado do leite, já que nestes produtos, apesar da menor quantidade de lactose (o açúcar do leite), as proteínas destes alimentos (as responsáveis pelas reações alérgicas e possivelmente, pelos sintomas respiratórios), estão intactas.
    O leite de soja é outro alimento bastante alergênico e não deve ser utilizado em grande quantidade.
    Existem outras opções, como leite de arroz, por exemplo.

    Gde abraço,

    Juliana

  124. Camilla sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 26th, 2013 7:29 pm

    Olá Juliana, adorei a matéria!!

    É possível a pessoa com IL não passar mal depois de ingerir a lactose?

    Pergunto porque fiz o exame de IL, que constatou um grau alto de intolerancia. Mas eu nunca passei mal logo apos tomar leite, queijos sorvete… Procurei um medico por estar com muita constipação e estufamento. Fiquei surpresa com o resultado, pois todas as matérias que li sobre o assunto mencionam que a pessoa passa mal logo após ingerir lactose, e tem diarreia (e nao intestino preso). O teste para doença celíaca deu negativo.

    Obrigada.

  125. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 26th, 2013 9:22 pm

    Olá Camila,

    Constipação e estufamento podem ser sintomas de IL. Nem todo mundo apresenta diarréia.
    Quanto à intensidade dos sintomas, depende do grau de IL, da quantidade de lactose ingerida, etc.

    Gde abraço,

    Juliana

  126. rutileia gusmao lima sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em setembro 27th, 2013 6:14 pm

    GOSTARIA DE SABER SI POSSO EM JERRI DOCES QUAUS POIS TENHO GASTRITE EMORAJICA E LACTOSE..

  127. Elisa sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 11th, 2013 11:00 am

    Bom dia, minha filha tem alergia a lactose. Já é a segunda vez que dá feridas na boca dela que ela chora porque não consegui comer. Eu quero saber se isso pode ser consequência da alergia a lactose.

  128. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 11th, 2013 9:58 pm

    Olá Elisa,

    Normalmente os sintomas da intolerancia a lactose, são todos digestivos. porém na alergia às proteínas do leite, podem afetar a pele, as mucosas, a parte respiratória, etc. Converse com o médico dela a respeito.

    Gde abraço,

    juliana

  129. Michelle sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 17th, 2013 3:26 pm

    Boa tarde. Fiz o teste hoje para saber se tenho IL, e até agora estou com aquela sensação horrível (muito mesmo) de barriga inchada e dor abdominal. Será que isso comprova realmente que tenho a IL? Esses sintomas demoram muito pra passar? Já faz alguns dias desde que a médica solicitou que não como nenhum derivado de leite.

  130. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 18th, 2013 5:49 pm

    Olá Michelle,

    Esse desconforto deve ser relatado à sua médica, para que ela tenha mais um dado na hora de fazer sua avaliação e fechar seu diagnóstico corretamente.
    Normalmente não costumam demorar muito não, mas não temos como prever o tempo exato de duração.

    Gde abraço,

    Juliana

  131. Francisca Dantas sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 30th, 2013 1:36 pm

    Sou diabética posso usar o leite composto lactose com fibra? O diabético pode usar o leite com lactose?

  132. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em outubro 31st, 2013 11:18 pm

    Olá Francisca,

    A lactose não é uma contra-indicação ao consumo de leite por diabéticos.
    Entretanto, em alguns casos, o consumo de leite e derivados (pelo seu perfil de proteínas) não deve ser excessivo, por estimular uma liberação excessiva de insulina pelo pâncreas, o que pode piorar o quadro de resistência à ação da insulina, em diabéticos tipo 2. Sugerimos que vc converse com seu nutricionista a respeito.

    Gde abraço,

    Juliana

  133. Meies sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 3rd, 2013 9:09 am

    Meu filho tb teve o mesmo processo q o seu BB.. E o pediatra falava q era refluxo tomou domperidona até os nove meses e eu insistindo comentei q eu e meu marido tínhamos probleminhas quando ingerimos o leite… E então ele caminhou o BB p o gastropediatra e ele pediu p nós fazermos o teste com ele o qual bebia o líquido contendo a lactose e de trinta em trinta minutos retirava o sangue dele por três vezes ,e para nossa surpresa os exames constam q ele é intolerante e alérgico a leite de vaca e então a nossa luta é manter distância de vários produtos e até mesmo de alguns pirulitos , balas, bolachas d diversos tipos e outros… Hoje lemos todos os rótulos e se torna difícil cada dia pá eles vão crescendo e querem algumas coisas q não podem.. E nós mesmos temos q mudar nossos hábitos alimentares pá eles vão querer o q vc está comendo…

  134. juliana_nutri sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em novembro 14th, 2013 6:48 pm

    Olá Rutileia,

    Sugerimos que vc consulte um Nutricionista, para que o profissional possa avaliar sua condição e indicar os alimentos mais aconselháveis no seu caso.

    Gde abraço,

    Juliana

  135. jeanny sobre 10 mitos e verdades sobre a lactose em janeiro 16th, 2014 10:47 am

    Ola Juliana,

    Primeiro parabenizar pelo blog, por ser bem esclarecedor em nossas duvidas. Quando consumo pequenas quantidades de trigo e leite e derivados, tenho dores aabdominais, dores de cabeça, falta de ar e rosto e garganta ficam inchaços, fui na emergência e tomei hidrocortizona e me mandaram procurar alergista e gastro. Fui ao alergista fez o prick test e disse que não tenho nem alergia e nem intolerância, já o gastro disse que tem certeza que tenho alergia a proteína do leite, que mandou suspender leite de vaca e procurar a nutricionista que me indicou leite de cabra e soja, o qual ultimamente estou apresentando o mesmo sintoma. Afinal esses leites sao semelhante ao leite de vaca? Como moro em Brasília e gostaria de saber se tem algum especialista em alergia alimentar e se o que tenho e alergia mesmo?

Tem algo a dizer?