Top

Quem Somos


Sobre o Semlactose

O Semlactose nasceu no final de 2007 com o objetivo de levar informações de qualidade e constantemente atualizadas a pessoas que sofrem com os sintomas da intolerância à lactose. Atualmente com mais de 200 mil páginas visitadas e 70 mil visitantes ao mês, o Semlactose tornou-se referência nacional neste tema, sendo citado em diversos trabalhos acadêmicos e reportagens. Por sugestão de diversos leitores, nosso escopo temático foi expandido com o objetivo de tratar não somente da intolerância à lactose, mas também de outras intolerâncias e alergias alimentares, assim como de patologias que requerem uma dieta de restrição alimentar.

Colaboradores

Contamos com a colaboração especial da nossa consultora técnica, a nutricionista Dra. Juliana Crucinsky, que responde diariamente aos diversos comentários que recebemos de nossos leitores. A partir de junho de 2011, firmamos uma parceria com a VP Consultoria em Nutrição, uma empresa de referência nacional na área de cursos de extensão e pós-graduação em nutrição no Brasil.

Contamos também com a preciosa colaboração dos nossos leitores, que enriquecem ainda mais o nosso trabalho trazendo informações, receitas, depoimentos, sugestões de produtos e muito mais.

Nossa missão

Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas por meio da democratização da informação. Acreditamos que somente assim teremos uma sociedade mais preparada para atender pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e entender suas necessidades.

Para todos que precisam readaptar seus hábitos alimentares, nosso objetivo é facilitar este processo através das informações publicadas em nossas matérias e também através das dezenas de comentários que são respondidos pela nossa equipe diariamente.

Para facilitar a busca de informações, o Semlactose está dividido em 4 áreas principais:
•    Alimentos – traz informações sobre produtos industrializados sem lactose e produtos sem alérgenos como o glúten, a soja, ovos e outros;
•    Sua Saúde – onde você encontrará informações sobre a intolerância à lactose e outras intolerâncias e alergias alimentares;
•    Receitas – seção dividida em diferentes tipos de refeições, com receitas adaptadas para ficarem isentas de leite, glúten, soja, ovo, ou com baixo teor de lactose;
•    Novidades – nesta seção publicamos assuntos diversos, como lançamento de livros, informações sobre legislação, entre outros tópicos.

Redes Sociais

Através de nossas comunidades nas redes sociais mais populares no Brasil, publicamos todas as atualizações do Semlactose e ainda oferecemos dicas para outras matérias interessantes que são publicadas diariamente na web. Além disso, nossos leitores têm a oportunidade de interagir e opinar sobre os temas discutidos com outros participantes.

Luciane Baldo

Fundadora e Editora

Falar sobre o Semlactose é falar sobre o limão que virou uma limonada e adicionar a essa história algumas das minhas paixões. Houve um momento, em meados de 2003, em que percebi claramente que havia algo de errado com a minha digestão. Após algumas consultas médicas frustradas e a permanência dos meus sintomas, consultei um gastroenterologista que solicitou o exame de tolerância à lactose. Na época, achei a ideia quase absurda. Como um alimento que eu havia consumido a minha vida inteira, agora, do nada, poderia ser considerado o vilão que causava esses sintomas?, pensei.

Após fazer os exames e uma nova consulta, recebi do médico a notícia de que deveria excluir todos os alimentos que continham leite da minha dieta. Meu mundo virou de cabeça para baixo. No início, tentei seguir a dieta, ainda muito descrente e relutante em aceitar que era simplesmente assim: 0% de leite e seus derivados. Pouco convencida, resolvi iniciar uma pesquisa sobre o tema. Para a minha surpresa, não havia quase nada publicado sobre intolerância à lactose em sites brasileiros naquela época. Recorri então a sites estrangeiros para entender melhor o assunto. Foram meses de pesquisa. Aos poucos, descobri que havia um novo mundo lá fora. Eram artigos científicos, sites de receitas sem lactose, instituições e diversos fabricantes de produtos dairy free (livres de laticínios) e lactose free (livres de lactose).

Minha paixão pela culinária me levou direto à cozinha para experimentar substituições de ingredientes e testar novos sabores. Percorri lojas de produtos naturais em busca de alimentos aos quais eu nunca havia sido apresentada antes, comprei diversos livros de culinária sem laticínios e investi muitas horas de forno e fogão. Logo começaram as sair meus primeiros experimentos sem lactose. Alguns dos pratos eram simples adaptações. Outros eram invenções que aconteciam a partir de algum produto sem lactose que chegava às minhas mãos.

Aprendi a ler rótulos de embalagens e a decifrar nomes de ingredientes, conversei com inúmeros fabricantes e especialistas de diversas áreas para entender melhor sobre a fabricação de produtos e insumos que são comumente usados na produção de alimentos.

Chegou o momento em que achei que poderia dividir o que eu já havia aprendido com outras pessoas. Com meus conhecimentos na área de comunicação digital, resolvi lançar o Semlactose, na época um pequeno e despretensioso blog no WordPress. O resto da história vocês já conhecem.